Reconciliação

O Papa Francisco, na Bula que instituiu o Ano da Misericórdia, assim se expressou a respeito do Sacramento da Reconciliação, chamado também de Confissão: “Há muitas pessoas – e, em grande número, jovens – que estão se aproximando do Sacramento da Reconciliação e que frequentemente, nesta experiência, reencontram o melhor caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido de sua vida. Com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior” (MV 17).

De fato, o Papa frequentemente propõe este sacramento como uma das melhores maneiras de viver a misericórdia divina. Este sacramento recebe diversos nomes: Reconciliação, Confissão, Sacramento do Perdão e da Misericórdia Divina, Sacramento da Penitência, a partir dos diversos aspectos nele contidos. É administrado sob diversas formas. Geralmente, num encontro da pessoa com o padre; outras vezes, em casos especiais, numa forma comunitária.

Para uma boa confissão, são indispensáveis cinco atitudes:

  • Exame da consciência, para perceber em que ponto errou e pecou;
  • Arrependimento sincero pelo mal que causamos;
  • Bom propósito de não pecar mais;
  • Acusação ao padre dos pecados;
  • Ação de graças pela infinita bondade do Senhor para com a gente.

Entre os efeitos espirituais do Sacramento da Penitência, o Catecismo da Igreja Católica, no número 1496, destaca a 1) A reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça perdida; 2) A reconciliação coma Igreja; 3) A remissão da pena eterna devida pelos pecados mortais; 4) A remissão, pelo menos em parte, das penas temporais, sequelas do pecados; 5) A paz e a serenidade da consciência; 6) O acréscimo de forças espirituais para o combate cristão.

Sacramento da Reconciliação na Paróquia

A quem desejar o sacramento da Reconciliação será possível agendar o atendimento com o padre na Secretaria Paroquial, com agendamento pelo telefone ou presencialmente, ou nas comunidades em momentos antes ou depois da Celebração Eucarística.

Nos dias que precedem a Semana Santa, a Paróquia Santíssima Trindade irá oferecer em todas as comunidades as celebrações da Misericórdia. Antes celebradas como uma semana da reconciliação, agora serão administradas em uma noite em cada uma das nove igrejas. Informe-se em breve!

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s