Ordem

O Ministério sacerdotal – é uma vocação para ser o sinal de Cristo que serve. Existe em função dos serviços da Comunidade dos fiéis. O Padre existe em função do serviço da Comunidade. Ele é ordenado para o serviço dos irmãos, na Fé. Também a Comunidade necessita de Ministérios (servidores): animar, catequizar, cantar, cuidar dos doentes.

O Ministério é um poder, um serviço. Não pertence a um determinado individuo: é da Comunidade. Ninguém tem o poder de monopolizar o poder que lhe foi concedido e utilizá-lo para si mesmo. A finalidade dos ministérios é tornar Deus presente no meio do seu povo.

A Ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua sendo exercido na Igreja até o fim dos tempos; é por tanto o Sacramento do Ministério Apostólico.

Comporta três graus: O Diaconato, o Presbiterado e o Episcopado. (CIC 1536).

Nesse Sacramento, os que já foram Consagrados pelo Batismo e pela Confirmação “para o sacerdócio comum de todos os fiéis, podem receber consagrações especificas. Os que recebem o Sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela Palavra e pela graça de Deus, os Pastores da Igreja” (LG 10-11).

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s