Matrimônio

 
O casamento é considerado “o pacto matrimonial, com o objetivo pela qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundado e dotado de suas leis próprias pelo Criador. Por sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1660).

Confira a documentação e os procedimentos necessários para a abertura do Processo Matrimonial. 

Para casamentos nas igrejas da Paróquia Santíssima Trindade é necessário que os noivos sigam os procedimentos relacionados abaixo:

  • Procurar a Secretaria Paroquial para dar início ao processo matrimonial. O processo será aberto somente na presença do casal.
  • Providenciar a cópia dos documentos de Identidade (RG), comprovante de residência, Certidão de batismo com data atualizada (até 6 meses antes do casamento religioso), Recibo de confirmação de Entrada no Cartório, Certidão de Casamento no Cartório Civil (que deve ocorrer antes do casamento religioso).
  • Taxa do Casamento equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais).
  • Taxa do Curso de Noivos (de acordo com a paróquia que realizada a atividade).

Para os casamentos que serão realizados em outras paróquias:

  • É necessário que seja apresentada mesma documentação descrita acima, com exceção da Certidão de Casamento no Cartório Civil.
  • Taxa de Transferência equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais).

Depois de aberto o processo matrimonial, os noivos terão uma entrevista agendada com o padre, além de ter que participar do Curso de Noivos, conforme orientação da Secretaria Paroquial e calendário da Forania de Santa Luzia.

Conheça as normas para a celebração do Sacramento do Matrimônio na Paróquia Santíssima Trindade. 

O espírito cristão pede simplicidade e é importante tomar consciência de que o Sacramento da Igreja é primeiramente um “acontecimento de salvação”, e que a Igreja se alegra por acolher a vocês que assumem neste momento, este amor conjugal que é Benção e Dom de Deus.

Para que a celebração matrimonial seja revertida de cuidado e dignidade sacramental, pedimos aos Noivos que LEIAM COM ATENÇÃO, para que cientes das normas da Arquidiocese de Belo Horizonte façam cumprir os seguintes itens:

  • ORNAMENTAÇÃO: A ornamentação é expressão de alegria e da festa que se celebra. Haja nobreza, bom gosto e simplicidade na decoração da igreja. É permitido a ornamentação do presbitério, com quatro pilares de flores no altar, dois na saída e a passarela no centro do corredor. Os arranjos não podem dificultar a visão e movimentação dos ministros.
  • PADRINHOS: No máximo, quatro (4) casais para cada lado, ou seja, quatro casais para o noivo e quatro casais para a noiva. (sem exceções)
  • CRIANÇAS: Floristas entram com o noivo e padrinhos. A porta-aliança e noivinhos entram com a noiva. Não há entrada separada para crianças.
  • FILMAGEM E FOTOGRAFIA: Aos profissionais de filmagem e fotografia é pedido o bom senso, para que tenham o cuidado de não atrapalhar com excesso de luz, não ocupar o lugar dos noivos e do padre e que não se façam de cerimoniários.
  • MÚSICAS: O ideal é que para a celebração do matrimônio, a música seja Sacra ou Pastoral, sendo aceitável algumas músicas clássicas. No caso de contratação de equipes de casamento, a  sequência musical deve ser apresentada ao pároco, com antecedência de 15 dias, para conhecimento e autorização. É vedada a execução de  músicas tema de novela ou filme, dentre outras de cunho popular. A Secretaria Paroquial dispõe de CDs com músicas instrumentais para a cerimônia do matrimônio. Os noivos poderão solicitar o empréstimo dos discos na abertura do Processo Matrimonial.
  • ENTRADAS: As entradas seguem a seguinte estrutura: 1º – Entrada do noivo e dos casais de padrinhos; 2º – Entrada da Noiva, porta-aliança e noivinhos; 3º – Assinatura dos recém-casados e dos padrinhos e 4º – Saída dos recém-casados.
  • PONTUALIDADE: Por favor, não atrasem! A pontualidade é fundamental para uma celebração tranquila e bem participada.

O agendamento se dá exclusivamente na Secretaria Paroquial, de 3ª a 6ª feira, das 14 às 19 horas e aos sábados, das 9h as 12h e das 14h as 18h.

1 comentário Adicione o seu

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s