Eucaristia

Junto com o Batismo e a Crisma, a Eucaristia faz parte dos Sacramentos da iniciação Cristã: O Batismo é o Sacramento da Filiação Divina e do ingresso no povo de Deus. A Crisma é o Sacramento do Espirito Santo. A Eucaristia é o alimento do povo que caminha sob as luzes do Espírito.

Ao falarmos desse Sacramento, queremos olhá-lo sempre dentro da celebração eucarística (Missa) e pretendemos apresentá-lo sempre como memoria (anamnese) da Paixão, Morte, Ressurreição e Glorificação de Jesus até que ele venha.

A Eucaristia é, pois, Deus alimentando seu Povo que caminha para a ressurreição final. Este Sacramento é para alimentar a vida de Amor ao Pai e aos irmãos que recebemos no Batismo.

Eucaristia é a celebração fraterna da libertação. Nela se renova e se atualiza o sacrifício libertador de Cristo. A participação deve renovar o compromisso com o serviço na Comunidade, pois é memória do compromisso de Cristo que o levou á Cruz. Memória do sofrimento acumulado no decorrer da história, relembra, pois aos homens, os caminhos da verdadeira libertação: assumir a dor de Cristo no dor do outro.

A Eucaristia proclama a Boa Nova da liberdade cristã, por isso mesmo é o Sacramento da Vida. A Eucaristia faz a Igreja, pois leva os seus membros a comunhão e participação.

Catequese da Primeira Eucaristia

A catequese eucarística deve ser oferecida às crianças em idade específica e é dever dos pais e padrinhos procurar esse serviço da comunidade para os seus filhos e afilhados. A catequese eucarística, a primeira comunhão e a posterior participação semanal na mesa do Senhor são direitos da criança batizada.

Existem também catequeses destinadas aos adultos que desejam completar a sua iniciação ou ser iniciados na fé cristã. Neste caso, prevê-se o processo catecumenal, pelo qual aquele que será iniciado participa de todos os sacramentos da Iniciação Cristã, na Vigília Pascal.

Como participar da Catequese em nossa Paróquia?

As inscrições para turmas de catequese com crianças, para a 1ª Eucaristia, acontecem nas comunidades sempre no mês que antecede a abertura do ano catequético na Paróquia. Para isso, os pais devem levar o documento de identificação da criança, para que ela seja inscrita. Cada comunidade tem um horário estabelecido para a Catequese para a 1ª Eucaristia. É preciso verificar com os catequistas responsáveis. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s