Crisma

A catequese aos jovens será mais proveitosa se procurar colocar em prática uma educação da fé orientada ao conjunto de problemas que afetam suas vidas. Para isso, a catequese integra a análise da situação atual, ligando-se às ciências humanas, à educação, à colaboração dos leigos e dos mesmos jovens.

É urgente propor aos jovens uma catequese com itinerários novos, abertos à sensibilidade e aos problemas desta idade que são de ordem teológica, ética, histórica ou social. Em particular, é preciso uma catequese que aprofunde a experiência da participação litúrgica na comunidade, que dê importância à educação para a verdade e a liberdade segundo o Evangelho, à formação da consciência, à educação ao amor, à descoberta, à oração alegre e juvenil e ao compromisso cristão na sociedade

As informações acima descritas constam no Diretório Nacional de Catequese nº 181 e recordam que o objetivo da catequese da Crisma é promover uma caminhada de fé que ajude o jovem a crescer como pessoa, a descobrir sentido de vida e a assumir sua missão na comunidade e no mundo.

A catequese da crisma comunica e apresenta a mensagem cristã de Salvação anunciada por Jesus Cristo através de um conteúdo que não é para ser aprendido, como acúmulo de informações e conhecimentos, mas é para ser vivido. Os temas que “comunicam” e aprofundam a mensagem cristã estão a serviço da Vivência. Eles são os assuntos que propomos à medida que caminhamos e crescemos na vivência de comunhão, no seguimento de Jesus Cristo, tornando possível a realização do objetivo da Catequese da Crisma. Precisamos desenvolver uma caminhada de preparação à Crisma a partir da realidade dos crismandos. 

A mensagem cristã é apresentada de maneira gradual, pois também Deus se revelou e se revela de maneira progressiva e gradual. A mensagem cristã também precisa ser traduzida numa linguagem que todos entendam. É preciso saber falar a linguagem do Jovem, saber traduzir a mensagem cristã, nas linguagens das “juventudes”. Esse é um grande desafio. 

A catequese é sempre um processo, ou seja, uma caminhada em que vamos aprofundando e fortalecendo a fé e a vida. Não se resolve com um curso rápido, pois ela exige mudança de vida. Educar para o amor leva tempo. 

Catequese de Crisma na Paróquia

As inscrições estão abertas em todas as comunidades da Paróquia Santíssima Trindade para o período de catequese 2018/2019. Para tanto, o jovem deve levar documento de identidade e também o comprovante de batismo. As atividades terão início no dia 18 de fevereiro de 2018, às 10h, com um encontro paroquial na igreja Nossa Senhora da Paz.

2 comentários Adicione o seu

  1. Deborah disse:

    Boa noite.
    A respeito das fotos da crisma 2017, como faço para ter acesso as fotos.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    1. MBCriarte disse:

      Olá Deborah. Acesse o link que segue https://www.flickr.com/photos/parsantri/albums e veja os albuns de fotos da Paróquia Santíssima Trindade. As do crisma estão dividida em três desses albuns.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s