Batismo

batismoO batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã, no qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica aos seus irmãos e irmãs, tornando-os, em primeiro lugar, filhas e filhos de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

A Paróquia Santíssima Trindade está aberta para que famílias busquem este sacramento tão belo para seus filhos e filhas, para isso, é preciso seguir algumas recomendações que irão garantir o envolvimento das pessoas responsáveis na busca deste bem precioso para as crianças que a partir da celebração do batismo irão fazer parte da comunidade de fé. Confira.

  • O pedido do Batismo deve ser feito somente pelos pais da criança. Os padrinhos, tios, irmãos, poderão acompanhar, mas o pedido do sacramento é de responsabilidade dos pais.
  • Nos primeiros meses do ano, até o período quaresmal,  não haverá marcação do batismo nas comunidades.
  • As celebrações voltam a acontecer no Tempo Pascal, que tem início nos meses de abril ou maio.

As inscrições para o sacramento do batismo seguem o processo descrito abaixo. Confira. 

  • 1º PASSO

Os pais da criança devem pegar a ficha de inscrição na igreja com os catequistas da Pastoral do Batismo. Você pode ir à missa em cada uma das nossas comunidades, participe da celebração e ao final dela, procure pelos agentes dessa pastoral. O ideal é que você preencha a ficha junto ao catequista que encontrar.

  • 2º PASSO

Depois de ter preenchido a ficha, você deverá levá-la, com a cópia da Certidão de Nascimento da criança, à Secretaria Paroquial, localizada à Rua Geraldo Coelho de Freitas, 166, no bairro Palmital. Ao entregar a ficha na secretaria, você será orientado quanto às datas da celebração do Batismo e à igreja em que será celebrado o Sacramento.

A responsabilidade de padrinhos e madrinhas no processo de iniciação cristã da criança exige alguns requisitos, confira o que a Paróquia Santíssima Trindade recomenda para essa escolha.

  • É preciso ter idade acima de 16 anos, ser batizado e crismado;
  • Se casado, deverá ter celebrado a união civil e na Igreja;
  • Se solteiro, sem ligação conjugal;
  • Ser participante ativo na comunidade, indo à missa com frequência (o ideal é que seja membro de algum grupo, movimento ou pastoral da Igreja);
  • Ser uma pessoa de vida cristã comprovada, na vivência do Evangelho e da Doutrina Católica.

Para mais informações, sugerimos entrar em contato com a Secretaria Paroquial, seja pessoalmente ou pelo telefone (31)3636.5425, de 3ª e 6ª feira, das 14 às 19 horas, e sábado de 9h às 12h e de 14h às 18h. 

1 comentário Adicione o seu

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s