Liturgia Diária

Terça-feira | 13 de agosto de 2018
19ª Semana (Verde) Tempo Comum


Leitura (Deuteronômio 31,1-8)

Leitura do livro do Deuteronômio. 31 1 Moisés dirigiu ainda a todo o Israel o discurso seguinte: 2 “Eis-me hoje com a idade de cento e vinte anos; não posso mais ir e vir, e o Senhor disse-me que eu não passaria o Jordão. 3 O Senhor, teu Deus, passará diante de ti; ele mesmo exterminará essas nações para que possuas a sua terra. E Josué vos conduzirá, como o declarou o Senhor. 4 O Senhor fará a esses povos como fez a Seon e a Og, reis dos amorreus, e à sua terra, aniquilando-os. 5 O Senhor vo-los entregará, e vós os tratareis exatamente como vos ordenei. 6 Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor vosso Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará”. 7 Moisés chamou em seguida Josué e disse-lhe em presença de todo o Israel: “Mostra-te varonil e corajoso, porque entrarás com esse povo na terra que o Senhor jurou a seus pais dar-lhes, e a repartirás entre eles. 8 O Senhor mesmo marchará diante de ti, e estará contigo, e não te . deixará nem te abandonará. Nada temas, e não te amedrontes”. Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial Dt 32

A porção do Senhor é o seu povo.

O nome do Senhor vou invocar;
vinde todos e dai glória ao nosso Deus!
Ele é a rocha: suas obras são perfeitas.

Recorda-te dos dias do passado
e relembra as antigas gerações;
pergunta, e teu pai te contará,
interroga, e teus avós te ensinarão.

Quando o Altíssimo os povos dividiu
e pela terra espalhou os filhos de Adão,
as fronteiras das nações ele marcou
de acordo com o número de seus filhos.

Mas a parte do Senhor foi o seu povo,
e Jacó foi a porção de sua herança.
O Senhor, somente ele, foi seu guia,
e jamais um outro deus com ele estava.

Evangelho (Mateus 18,1-5.10.12-14)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. 18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? 13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”. Palavra da Salvação.

FAZER-SE PEQUENO

A mania de grandeza dos discípulos foi fortemente censurada por Jesus. Cada qual se preocupava em saber quem dentre eles seria o maior no Reino dos Céus. Esse interesse nada tinha nada de espiritual. Era preocupação com promoção pessoal, com ocupar cargos importantes no Reino a ser inaugurado por Jesus.

O Mestre, porém, propôs-lhes uma condição para ser maior no Reino dos Céus: fazer-se pequeno como as criancinhas. Era a exigência de renunciar a toda ambição pessoal e a todo desejo de colocar-se acima dos demais para oprimi-los. Era preciso que se tornassem “pobre em espírito”, confiados totalmente em Deus, e não nos bens deste mundo. Era uma forma de “renegar-se a si mesmo”, colocando a vontade de Deus acima de tudo.

Os discípulos deviam dar-se conta de que os valores do Reino são opostos aos do mundo. Seria inútil ansiar pelas grandezas terrenas. A grandeza do Reino consiste no serviço humilde e gratuito ao semelhante, na solidariedade para com os pobres e marginalizados, na partilha com os desprovidos dos bens deste mundo, no esforço para construir um mundo fraterno e reconciliado.

Engana-se quem, pretendendo fazer-se grande para Deus, envereda por um caminho diferente daquele trilhado por Jesus ao implantar o Reino dos Céus na História.

Oração

Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.


(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE)


Fonte: http://www.domtotal.com.br/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php

13 comentários Adicione o seu

  1. Divina Lúcia de Souza Medeiros Neder disse:

    Obrigada por iluminar nosso dia com as palavras de fé e de amor que tanto nos fortalece.

    1. MBCriarte disse:

      Oh! Vamos com alegria e fé continuar iluminando a vida das pessoas.

    2. MBCriarte disse:

      Que alegria, Divina! Continuemos juntos partilhando a palavra de Deus.

  2. eguinaldo francisco dos santos disse:

    o meu comentário de hoje é dessa linda oração, ela faz refletir tudo que o evangelista nos fala hoje, olha que linda, senhor JESUS, que eu siva com amor gratuito e generoso a quem precisa de mim.

    1. MBCriarte disse:

      Que lindeza seu eguinaldo! Contamos com sua participação e compartilhamento dessa beleza de oração.

    2. MBCriarte disse:

      Vamos juntos! 🙂

  3. eguinaldo francisco dos santos disse:

    o me comentário hoje é da homilia sobre o evangelho, esta com titulo, o que pode contamina, o ultima extrofie ou parágrafos, lá nos fala tudo o evangelista marcos nos que transmite, vale apena ler.

  4. eguinaldo francisco dos santos disse:

    galera olha como essa oração nos ensina a entra comunhão com DEUS: SENHOR JESUS, COLOCA SEMPRE NOS MEUS LÁBIOS ORAÇÕES QUE ME ABRAM PARA O PAI E, TAMBÉM, PARA O MUNDO QUE ME RODEIA.

  5. eguinaldo francisco dos santos disse:

    olá galera, toma muito cuidado com a sua arrogância.

  6. olá galera, vamos presta atenção no que JESUS nos fala, hoje e sempre.

  7. olá galera, hoje a liturgia nos fala do perdão,perdoar, faz muito bem pra alma, e nos liberta da depressão!

  8. Eguinaldo francisco dos santos disse:

    Bom dia Galera, hoje JESUS nos dar uma grande responsabilidade, pensa, olha, o tamanho da sua paróquia, quem põe a mão no arado, olha pra atras , não serve para ser discípulo de JESUS.

  9. eguinaldo francisco dos santos disse:

    bom dia galera hoje o evangelho nos fala o reino do céu é para todos.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s