Liturgia Diária

Segunda-feira | 24 de junho de 2018
11ª Semana (Branco) Tempo Comum

Natividade de São João Batista


Leitura (Isaías 49,1-6)

Leitura do livro do profeta Isaías. 49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome. 2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava. 3 E disse-me: “Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei”. 4 E eu dizia a mim mesmo: “Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa”. 5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força). 6 Disse-me: “Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo”. Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 138/139

Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!

Senhor, vós me sondais e conheceis,
sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos;
percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Fostes vós que me formastes as entranhas
e, no seio de minha mãe, vós me tecestes.
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!

Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis;
nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis
quando eu era modelado ocultamente,
era formado nas entranhas subterrâneas.

Leitura (Atos 13,22-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos. Naqueles dias, Paulo disse: 13 22 “Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades’. 23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus. 24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel. 25 Terminando a sua carreira, dizia: ‘Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado’. 26 Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação”. Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 1,57-66.80)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Jo 1,7; Lc 1,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 1 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. 57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: “Não”, disse ela, “ele se chamará João”. 61 Replicaram-lhe: “Não há ninguém na tua família que se chame por este nome”. 62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. 63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: “João é o seu nome”. Todos ficaram pasmados. 64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. 66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: “Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. 80 O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. Palavra da Salvação.

O DESTINO DO BATISTA

O nascimento de João Batista corresponde a um passo decisivo em direção ao cumprimento da promessa divina, de conceder ao mundo um Salvador.

A importância da presença do Precursor, na história humana, é visível no conjunto dos fatos que circundam o seu nascimento. Seus pais era idosos. Sua mãe, estéril, quando concebeu. A mudez inexplicável do pai, Zacarias, apontava para alguma experiência, extremamente forte, feita no Templo, relacionada com a gravidez de Isabel.

As divergências em torno do nome a ser dado à criança foram fora do comum. Quiseram dar-lhe o nome de Zacarias, que significa Deus se lembra. O pai, porém, insistiu para que se chamasse João, que significa Deus é propício, conforme as instruções que tinha recebido. A decisão a respeito do nome do recém-nascido foi, para Zacarias, penhor de graças. Com isso pôde recobrar a fala e bendizer publicamente a Deus.

Este conjunto de fatos explica o porque da perplexidade e do espanto de parentes e vizinhos, a respeito do futuro do menino. Podia-se notar como “a mão do Senhor estava com ele”, guiando-o desde a mais tenra idade. Se já agora estava acontecendo isso, o que seria de seu futuro? Coisas grandiosas lhe estavam reservadas!

Desde o início, as comunidades cristãs souberam reconhecer a importância de João. Apesar da provisoriedade de sua missão, ela foi relevante, por estar relacionada com o Messias Jesus.

Oração

Espírito providente, faze-me compreender que minha vida está nas mãos do Pai. Inspira-me a ser, como João Batista, sempre fiel à vontade divina.


(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE)


Fonte: http://www.domtotal.com.br/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php

13 comentários Adicione o seu

  1. Divina Lúcia de Souza Medeiros Neder disse:

    Obrigada por iluminar nosso dia com as palavras de fé e de amor que tanto nos fortalece.

    1. MBCriarte disse:

      Oh! Vamos com alegria e fé continuar iluminando a vida das pessoas.

    2. MBCriarte disse:

      Que alegria, Divina! Continuemos juntos partilhando a palavra de Deus.

  2. eguinaldo francisco dos santos disse:

    o meu comentário de hoje é dessa linda oração, ela faz refletir tudo que o evangelista nos fala hoje, olha que linda, senhor JESUS, que eu siva com amor gratuito e generoso a quem precisa de mim.

    1. MBCriarte disse:

      Que lindeza seu eguinaldo! Contamos com sua participação e compartilhamento dessa beleza de oração.

    2. MBCriarte disse:

      Vamos juntos! 🙂

  3. eguinaldo francisco dos santos disse:

    o me comentário hoje é da homilia sobre o evangelho, esta com titulo, o que pode contamina, o ultima extrofie ou parágrafos, lá nos fala tudo o evangelista marcos nos que transmite, vale apena ler.

  4. eguinaldo francisco dos santos disse:

    galera olha como essa oração nos ensina a entra comunhão com DEUS: SENHOR JESUS, COLOCA SEMPRE NOS MEUS LÁBIOS ORAÇÕES QUE ME ABRAM PARA O PAI E, TAMBÉM, PARA O MUNDO QUE ME RODEIA.

  5. eguinaldo francisco dos santos disse:

    olá galera, toma muito cuidado com a sua arrogância.

  6. olá galera, vamos presta atenção no que JESUS nos fala, hoje e sempre.

  7. olá galera, hoje a liturgia nos fala do perdão,perdoar, faz muito bem pra alma, e nos liberta da depressão!

  8. Eguinaldo francisco dos santos disse:

    Bom dia Galera, hoje JESUS nos dar uma grande responsabilidade, pensa, olha, o tamanho da sua paróquia, quem põe a mão no arado, olha pra atras , não serve para ser discípulo de JESUS.

  9. eguinaldo francisco dos santos disse:

    bom dia galera hoje o evangelho nos fala o reino do céu é para todos.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s