Escolápias

A Escola Pia Feminina, apoiada na proteção de Maria, Mãe e Educadora de Cristo, está a serviço da missão universal da Igreja através da tarefa educativa. Nós, Escolápias, como Cooperadoras da Verdade, queremos sintetizar a formação cristã e humana de nossos alunos sob o lema: “Piedade e Letras” ( C.11 – R.58 )

banner_mp_2

Inspirado intérprete dos sinais de seu tempo, Calazans (Figueiras, Espanha 1829) fundou a obra das Escolas Pias, criando uma Escola Nova, primeiro modelo na história da formação integral, popular e cristã, para libertar a infância e juventude da ignorância e do pecado.

Paula Montal, dois séculos e meio mais tarde, seguindo o mesmo impulso do Espírito fundou o Instituto de Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias – Escolápias.

Na Paróquia Santíssima Trindade, o trabalho das irmãs Escolápias está concentrado na região da igreja Nossa Senhora da Guia (Setor 7 – Palmital). A presença da congregação é marcante desde os primeiros anos da comunidade, principalmente pela fundação da Creche Tia Lita, no passado, e mais presente, do Centro Cultural Calazans.