Paróquia

A Paróquia Santíssima Trindade celebrou, em 2018, 20 anos de vida e missão junto aos moradores de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Constituída, atualmente, por 9 comunidades, a paróquia traz a certeza de que este lugar deve ser uma Terra Santa para todos os seus moradores. 

Do convite à participação ao pleno sentimento de doação ao próximo, uma comunidade Misericordiosa, Missionária e Participativa foi se formando. Nos últimos anos, pautou sua missão na busca de respostas à pergunta de Jesus aos Discípulos de Emaús: “o que andavam falando pelo caminho?”. 

Esse olhar para dentro, e também para as ações externas, abriram caminho para que 2018 chegasse com o desafio paroquial de rever sua missão, do como melhor ajudar as pessoas a rezar, a dialogar com a Palavra de Deus e a lutar para garantir a vida em plenitude para todas as pessoas. Por isso: +Palavra, +Oração, +Comunidade.

Três palavras que se encaixaram na proposta paroquial de um Ano Inaciano e na proposta nacional de um Ano do Leigo. Celebramos 20 anos de nossa rede de comunidades realçando o melhor de nós para o nosso povo: leigos e espiritualidade inaciana. 

2019 pinta como um ano repleto de novidades e pronto para que seus leigos e religiosos dialoguem mais sobre como fazer com que o Cristo seja ainda mais conhecido na região em que estão implantadas as comunidades da Paróquia. 

Como disse nosso atual pároco, padre Donizetti Venâncio SJ, o ano de 2018 terminou, o que fizemos, bem ou mal, esta feito. Nos cabe empenharmos para o ano de 2019. Segundo o padre, “de nós e da fé que temos em Deus dependerá nosso futuro. Não esperemos nada de promessas infundadas, feitas na ânsia de conquistar poder”.

Completou, em sua mensagem de final de ano, “sejam fieis as suas convicções, de caráter religioso ou existencial. Mudanças em nossa PARÓQUIA estão por vir. Aguardemos o momento oportuno. Como disse o papa Francisco, não deixem que lhes roubem a esperança, a fé, a coragem, e acima de tudo, acreditem no Amor”.  

A Paróquia

Em 1998, a Paróquia Santíssima Trindade nasceu! Com cinco igrejas, uma nova experiência pastoral e comunitária teve início com e para os moradores dos bairros Palmital, Cristina, Nova Conquista e Nova Esperança. E depois, nos bairros Belo Vale, Castanheiras e Três Corações. 

Instalação! Até o final de 1997, éramos parte da Paróquia São Benedito, até que em 1º de janeiro de 1998 foi decretado pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araujo, a criação da nova Paróquia. Ela abrangeriam a região na qual a população necessitava da organização de uma sede paroquial que se alimentasse das necessidades comuns às cinco primeiras comunidades:

Ainda em 97, uma eleição foi realizada entre os fieis para a escolha do padroeiro da nova rede de comunidades. Com expressiva participação, a Santíssima Trindade obteve mais de 40% dos votos e tornou-se, assim, inspiração para a vida pastoral e comunitária da nova Paróquia.

Em 15 de fevereiro de 1998, a alegria era perceptível no olhar e no coração de cada um dos integrantes dessas comunidades, pois junto ao clero de Santa Luzia, celebraram a Eucaristia, presidida por Dom David Dias Pimentel, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Essa data, com a missa celebrada na Praça da Savassi, no Palmital, marca a instalação e início das atividades da Paróquia Santíssima Trindade.

Ampliação da rede de comunidades! Com tantos corações desejosos e inspirados pela Trindade Santa, outras comunidades foram constituídas. Ampliou-se os limites geográficos e pastorais da paróquia, que desde então se alegra em partilhar a vida com as igrejas de: 

Plano Pastoral! Segunda maior paróquia da Arquidiocese de Belo Horizonte, com 65 mil habitantes, a Santíssima Trindade convive com desafios próprios às comunidades eclesiais instaladas em regiões de periferia. Esse cenário, associado aos passos já encaminhados, fez com que prioridades paroquiais apontassem, nos últimos quatro anos, quatro direções para a concretização do Plano Pastoral. 

O Plano Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade, reavaliado anualmente, está em sintonia com o Projeto Pastoral Proclamar a Palavra, as indicações pastorais da Arquidiocese de Belo Horizonte, estabelecidas após a 5ª Assembleia do Povo de Deus. 

  • Evangelização: Ir até o povo, às famílias, aos que não são atingidos pela ação pastoral das comunidades e da Paróquia e Melhorar o trabalho com as juventudes.
  • Ação Social: Melhorar a articulação dos trabalhos sociais e Ampliar as parcerias e destacar a discussão sobre Educação, Saúde e Segurança Pública.
  • Formação: Investir na formação dos conselheiros, melhorar a liderança e coordenação dos trabalhos pastorais na comunidade e Investir na formação de novas lideranças.
  • Comunicação: Criar a Pastoral da Comunicação e melhorar a comunicação dos trabalhos sociais e das ações pastorais.