Ano Inaciano

O Ano Inaciano quer celebrar três grandes marcos na vida dessa rede de comunidades: os 20 anos da constituição da Paróquia, a ser celebrado em 15 de fevereiro de 2018, os quase 35 anos de presença jesuíta nessa região de Santa Luzia e um novo vigor na vivência da cultura e da espiritualidade inaciana.

Costurada por uma equipe de estudantes e padres jesuítas, leigos da Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Belo Horizonte e agentes pastorais da paróquia, a proposta inclui  a oferta de ações integradas para que, em todas as áreas de atuação pastoral, tenhamos a oportunidade de partilhar da vida e missão de Santo Inácio e sua relação com a Santíssima Trindade.

Itinerário

“A quem quiser encontrar o propósito da própria vida,
para diante de Deus, mais amar e mais servir”

Inácio de Loyola viveu experiências marcantes em cada uma das cidades nas quais se fez peregrino. De Pamplona à Roma, em Manresa ou em Paris, seja Jerusalém ou Montserrat, essas localidades irão ganhar vida na vida da Paróquia Santíssima Trindade.

O itinerário do Ano Inaciano terá início, em março do ano próximo, na comunidade São José, onde os participantes terão a oportunidade de visitar Pamplona, da fundamental experiência da “Bala de Canhão”. De lá, para Loyola, lugar da pausa, da convalescência e da conversão. Essa experiência será celebrada, em abril, na Nossa Senhora da Guia.

A comunidade Sagrada Família dará lugar, em maio, para MontSerrat, lugar em que Santo Inácio realiza-se em oferecimento a Deus e vive uma forte experiência mariana. Em Junho, vamos à Manresa, em nossa igreja de São José de Anchieta, lá vamos aprender com Inácio a olhar tudo com olhos novos: o discernimento.

Depois, vamos peregrinar à Jerusalém, e na comunidade Santo Inácio, reconhecer a pobreza e a necessidade de estudar. Alcalá terá lugar junto a Santo Alberto Hurtado, pois nessa experiência, Inácio vive um importante percurso de formação e vê que “Deus lhe tratava como o mestre que ensina à criança”.

Nossa Senhora da Paz, nossa primeira comunidade, vai nos ajudar na experiência de Paris, lugar em que um grupo de ‘Amigos no Senhor’ haveriam de fundar a Companhia de Jesus. O Caminho a Roma, lugar da confirmação da missão e da certeza de que “Deus lhe seria propício”, ganhará vida na igreja de Nossa Senhora da Penha.

E por fim, que não é o fim, Roma, que também é Jerusalém. Os primeiros jesuítas se colocam à inteira disposição! A Igreja se faz em missão. Pois bem, o fim é Roma e aqui se fará no Bom Jesus, aquele que se rende na Cruz, mas que se celebra como Rei, na festa de Cristo, Rei do Universo.  Todos os caminhos nos levam a Cristo!

Ações integradas

Ao todo, serão 12 meses com atividades integradas que pretendem ajudar a Paróquia Santíssima Trindade a atualizar e a reestruturar sua missão junto ao povo a ela confiado, com ações específicas para a CatequeseJuventudesLiturgiaComunidadesLideranças, na Área Social e também na Comunicação.

Os Conselhos Paroquial e Comunitários serão espaços para Formação e partilha da ação pessoal, pastoral e comunitária no projeto de Evangelização e Promoção da Vida. Com iniciativa da equipe paroquial de Espiritualidade e da CVX-BH, pretende-se garantir o acompanhamento espiritual individualizado a quem assim o desejar.

Essa experiência será celebrada, mensalmente, no itinerário a ser realizado em todas as nove igrejas que compõem a rede de comunidades. Nesses encontros, recordamos o cenário (com as ações de acolhida), o ver (o caminho), o julgar (na experiência) e o agir (diante dos apelos pessoais, comunitários e paroquiais – o que fazer?) de Santo Inácio.

IMG_4765

Será um momento para articular aquela comunidade, suas pastorais e movimentos, grupos e pessoas, para o Ano Inaciano, além de abrir aquela igreja à visitação de outras pessoas, de outras comunidades.

Inscrições

Faça sua pré-inscrição para os eventos do Itinerário no Ano Inaciano em nossa Paróquia Santíssima Trindade. Para isso, basta clicar aqui.