Vicentinos

A Sociedade de São Vicente de Paulo 

Não é possível falar da Sociedade São Vicente de Paulo sem citar seu fundador, Frederico Ozanam. Ele, que nasceu em 1813, aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris (França), deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias em quase todo o mundo. 

Com a missão de aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica. Frederico Ozanam é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Atualmente, a SSVP está presente em 143 países e têm mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.

Presente no Brasil desde o ano de 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro, hoje a SSVP conta com cerca de 30 mil vicentinos organizados em milhares de conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.

Quem pode fazer parte da Conferência Vicentina?

Logo SSVPAs conferências vicentinas são grupos formados por homens e mulheres, e também por crianças e adolescentes, que se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes da região, que são cadastradas após sindicância socioeconômica.

O trabalho vicentino segue a lógica do sonho de Ozanam, que é “formar uma grande rede de caridade, de ajuda ao próximo” e uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.

As atividades da família vicentina

ssvpEntre todas as ações do vicentino/a, a mais importante é a visita domiciliar. Nelas, todos os que são amparados pela SSVP são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. Na Paróquia Santíssima Trindade, as conferências Vicentinas distribuem centenas de quilos de alimentos, além de roupas, medicamentos, materiais escolares e outros utensílios arrecadados junto às comunidades de fé.

Além do Conselho Particular Nossa Senhora da Paz, a Paróquia Santíssima Trindade conta hoje, com conferências vicentinas nas seguintes comunidades: 

  • Conferência …. (Nossa Senhora da Paz)
  • Conferência … (Nossa Senhora da Penha)
  • Conferência … (Santo Inácio)
  • Conferência … (Bom Jesus)
  • Conferência … (Nossa Senhora da Guia)
  • Conferência … (São José)
  • Conferência … (São José de Anchieta)

1 comentário Adicione o seu

  1. juarez disse:

    somos uma familia una e santa no mundo em busca de vidas eterna,pra te enteder a cada vivencia humana da uniao e fraternidade nao so em grupo voluntario que em se veve o amor que ta em volta do coraçao de cada um .amem

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s