Pastoral da Pessoa Idosa

pastoral-pessoa-idosaEm resposta ao fenômeno do envelhecimento populacional brasileiro, surgiu a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fundada em 5 de novembro de 2004, a pastoral tem como fundadora e sua primeira coordenadora nacional, a Dr.ª Zilda Arns Neumann.

Na Paróquia Santíssima Trindade, o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa segue a mesma linha nacional. Por aqui, os líderes fazem visitas domiciliares às pessoas idosas, partilham conhecimentos em ações preventivas, estimulam a prática de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania. O estímulo à sociabilidade intergeracional também é desenvolvido pelos agentes pastorais, no intuito de evitar e/ou reduzir o grau de isolamento e abandono da pessoa idosa.

COMUNIDADES

Para garantir a continuidade e o aperfeiçoamento da missão dos líderes, a Pastoral da Pessoa Idosa adota a formação continuada como meta para o trabalho nas comunidades de fé. Com reuniões mensais, os integrantes da PPI vivenciam reflexões da palavra de Deus e avaliam as ações desenvolvidas na comunidade de referência.

Atualmente, a Pastoral da Pessoa Idosa está presente nas comunidade de Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Penha e Santo Inácio. Ao todo, os líderes acompanham cerca de 250 idosos em toda a faixa territorial da Paróquia Santíssima Trindade. 

COORDENAÇÃO

Eleita em 11 de outubro de 2014, a coordenação paroquial da Pastoral da Pessoa Idosa terá seus trabalhos pelo período de 3 anos. Cirlaine da Silva (da comunidade Nossa Senhora da Paz) foi reconduzida à função e terá como vice-coordenadora, a também integrante da comunidade da Paz, Angélica das Graças Firmo. No mesmo dia, os coordenadores comunitários também foram indicados à função, sendo: Igreja Nossa Senhora da Paz: Regina (???); Igreja Nossa Senhora da Penha: Maria Aparecida; Igreja Santo Inácio, (???).

ENTREVISTA COM ANGELICA SOBRE  O FUNCIONAMENTO DA PASTORAL NA SANTÍSSIMA TRINDADE
(produzida em 16 de julho de 2014)

Questionada sobre o funcionamento da Pastoral da Pessoa Idosa nas comunidades da Paróquia Santíssima Trindade, Angélica destacou que o trabalho é feito principalmente por meio de visitas domiciliares, promover a leitura e a partilha da Palavra de Deus junto aos idosos das casas visitadas. Além de ajudar as pessoas a alimentar-se do Espírito Santo de Deus, os agentes buscam orientar os idosos e seus familiares sobre as necessidades da pessoa que chegou a essa etapa da vida, conforme a necessidade de cada um.

Pessoa Idosa _ Novos LideresAngélica acentuou que os encontros ocorrem uma vez por mês e que durante as visitas diversos assuntos são tratados com os moradores das casas. “Nas visitas falamos sobre tudo, principalmente, sobre temas relacionados à saúde, alimentação, nutrição, ingestão de líquidos, retiradas de tapetes dos corredores da casa, além de compartilhar informações sobre os direitos e valores da pessoa idosa”, destacou. Para receber a visita de agentes da Pastoral da Pessoa Idosa, os idosos ou algum de seus familiares podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial ou procurar por eles nas comunidades e providenciar o cadastro. Atualmente, cerca de 130 pessoas já são acompanhadas pela pastoral em toda a paróquia.

A fé ilumina o mistério da idade e infunde serenidade à velhice” (João Paulo II)

Para que as visitas tenham qualidade e possam contribuir efetivamente para a melhor organização da vida do idoso e de seus familiares, a Pastoral da Pessoa Idosa oferece orientação e formação para todos os seus agentes, conhecidos, assim como na Pastoral da Criança, como lideres. Nos momentos de formação, os lideres são convidados a viver uma espiritualidade encarnada na experiência pastoral de Jesus Cristo.

Após as visitas aos idosos cadastrados, os lideres se reúnem em uma RRA – Reunião de Reflexão e Avaliação. Esse encontro, que também ocorre uma vez por mês, tem o objetivo de promover a unidade entre os agentes pastorais e é um espaço de formação e reflexão de todo o grupo. “Somos inspirados por uma passagem bíblica, na qual nos entendemos como pessoas que caminham com e como Jesus Cristo (Lc 24, 13-35)”, afirmou Angélica, ao promover o convite para quem quiser colaborar com as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Santíssima Trindade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s