Pastoral da Criança

PASTORAL-DA-CRIANÇAA Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

A missão dos agentes da Pastoral da Criança está estritamente ligada ao desenvolvimento da criança, pautada pela mensagem evangélica “Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10). Alvo desse trabalho, desde o ventre materno aos 6 anos de idade, as crianças e suas famílias são chamadas à uma experiência de transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

COMUNIDADES

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dr.ª Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe. Na Paróquia Santíssima Trindade, os líderes estão presentes em quase todas as comunidades, com exceção das igrejas Santo Inácio e Sagrada Família.

As comunidades da Paróquia Santíssima Trindade buscam, com a realização das visitas domiciliares e das celebrações da vida, trabalhar por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento”, conforme o documento que estabelece a visão da Pastoral da Criança em nível nacional.

Abaixo, você confere as datas da celebração da vida de todas as comunidades em que a Pastoral da Criança está presente.

  • Nossa Senhora da Paz, 1º sábado, às 14 horas
  • Nossa Senhora da Penha, 1º sábado, às 9 horas
  • Nossa Senhora da Guia, 2º sábado, às 14 horas
  • São José, 1º sábado, às 9 horas
  • São José de Anchieta, 2º sábado, às 9 horas
  • Santo Alberto Hurtado e Bom Jesus, 4º sábado, às 16 horas

COORDENAÇÃO

Atualmente, a coordenação da Pastoral da Criança na Paróquia Santíssima Trindade está na responsabilidade de Nelcina Neto, integrante da comunidade Nossa Senhora da Guia. Cada comunidade conta com um coordenador, que também executa suas funções pelo período de três anos, podendo ser reconduzido por mais três. 

AÇÕES

O trabalhos dos agentes da Pastoral da Criança é voltado para o bem estar das crianças e de suas famílias. As ações são divididas em uma estrutura que classifica-as como básicas e complementares. No primeiro grupo de intervenções, os líderes buscam acompanhar as gestantes e as crianças de 0 a 6 anos. Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.

Já nas ações complementares, os líderes agem a partir de ações voltadas para articulação em saúde e nas oficinas de brinquedos e brincadeiras. Esta ação tem como objetivo ampliar as oportunidades para as brincadeiras infantis apoiando as famílias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças. Já os articuladores de saúde buscam fazer a ligação entre os Conselhos Municipais de Saúde, os líderes e as famílias acompanhadas, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil e a melhoria das condições de saúde das crianças pobres e de suas famílias.

12 NOVOS LÍDERES FORAM CAPACITADOS EM 2014 

No domingo (29/06), dia em que a Igreja celebrou São Pedro e São Paulo, padre José dos Passos enviou para a missão junto às comunidades da Paróquia Santíssima Trindade, 12 novos agentes da Pastoral da Criança. Os agentes participaram de um processo de capacitação de lideranças, promovido pela Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte, Setor 182 – Nossa Senhora da Guia/Conceição, com o objetivo de atuar na promoção de um caminho de conscientização e valorização da vida humana, em especial, das crianças.

Para Nelcina Nel é importante que mais pessoas se ofereçam ao serviço em favor das crianças de nossas comunidades e bairros. “Caso você queira fazer parte deste trabalho tão bonito, procure-nos em uma das igrejas ou entre em contato com a secretaria paroquial”, convidou.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s