Círculo Bíblico

Com o progredir da reflexão utilizando hoje a tradição da Igreja da lectio divina, chamada no Brasil de leitura orante da Bíblia, eles fazem acontecer a presença geográfica nos territórios paroquiais da missão evangelizadora da Igreja. Ao escutar a Palavra de Deus, as histórias das pessoas se iluminam e, assim, os passos são dados.

A conversa de Jesus com os discípulos de Emaús pode ser mais um paradigma dessa reflexão. Jesus Cristo é a Palavra encarnada. Ele se torna presente entre nós. É sempre Ele quem dá início à conversa. Nesse episódio aparecem alguns pontos que podem estar presentes na leitura e na interpretação que fazemos da Bíblia Sagrada.

Os círculos bíblicos nasceram e se desenvolveram da necessidade dos católicos de aprofundarem a Palavra de Deus, meditando esta Palavra e confrontando-a com a vida cotidiana. Temos muitos outros grupos de reflexão, de pastorais, de movimentos e outros que aprenderam que tudo o que fazemos deve se iniciar com a acolhida a Palavra de Deus em nossas vidas e nossa história, ou seja, a presença do Cristo Ressuscitado entre nós. Enfim, são pequenos grupos de pessoas que, ao redor da Palavra de Deus, refletem e rezam sobre a vida e missão.

Os círculos bíblicos são a presença da Igreja nas regiões geográficas das paróquias. Eles se reúnem nas casas, sob a direção de um coordenador, devem sempre ser ligados à paróquia. O objetivo é fazer com que as pessoas encontrem a vida em Cristo, se aproximem mais, sejam mais solidárias, se conheçam melhor, criando novas comunidades fraternas. A consequência é formar uma comunidade e uma presença de “Igreja” naquele local.

Sua finalidade volta-se para a reflexão, que partindo de Cristo, Verbo eterno encarnado, chegamos a temas da vida atual, colocados sob a forma de agir na visão de Jesus, ficando mais fácil ligar a vida atual de cada participante dos círculos bíblicos aos ensinamentos bíblicos.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s