Para fechar a reflexão dos frutos da ressurreição: ‘a fé’, ‘o Espírito Santo’ e ‘o Envio: Ide’

em

Qual é a sua experiência mais bonita de ressurreição?

Para fechar a reflexão sobre os frutos da ressurreição de Jesus, hoje trazemos os três últimos elementos apresentados pelo padre Donizetti Venâncio SJ. Ao fazer sua oração, no decorrer deste dia, tenha no seu coração os frutos que o Ressuscitado nos deixou: a “Fé”, o “Espírito Santo” e o “Envio”.

Acompanhe aqui!

Paróquia-Stories-FrutosdaRessurreição-Card6

5º Fruto: A fé! (João 20,29)

Tomé duvidou no seu coração e Jesus disse: “Felizes os que creem sem terem visto”.

A fé nos sustenta na nossa caminhada e nesse mundo desorientado, às voltas com tantos problemas, é preciso ter a coragem da fé, que é capaz de parar, interromper a rotina, para cuidar. A vida é essencialmente Samaritana e a fé está a serviço da vida.

Termino essa breve reflexão com um trecho da 1ª Carta de Pedro (1Pd 1,8).

“Sem tê-lo visto, vós o amais. E apesar de não os verdes atualmente, nele credes e exultais com alegria inefável repleta de glória, na certeza de atingir a meta da fé: a Salvação das vossas almas”.

“A prova da verdadeira fé e a fineza do verdadeiro amor não é seguir ao sol quando ele se deixa ver claro e formoso com toda a pompa de seus raios, senão quando se nega aos olhos, escondido e encoberto de nuvens”, padre Antonio Vieira, no Sermão do Santíssimo Sacramento, em 1674.

Em meio às indiferenças deste mundo, em tempos de pandemia, você tem conseguido experimentar e vivenciar sua fé no Ressuscitado?

Paróquia-Stories-FrutosdaRessurreição-Card7

6º Fruto: O Espírito Santo! (João 20,22)

Disse Jesus: “irei para o Pai, mas enviarei o Espírito Santo – o Paráclito“. No Evangelho do 2º Domingo de Páscoa, Jesus confirma sua promessa: “soprou sobre eles e lhe disse: recebei o Espírito Santo”.

O Espírito Santo é um presente do Ressuscitado.

A Igreja nasce e vive na força do Espirito Santo. Nos Atos dos Apóstolos é recorrente os discípulos invocar a presença do Espírito Santo, a ponto de dizerem “nós e o Espírito Santo somos testemunhas daquilo que anunciamos” (At 5,32).

O Tempo Pascal é também tempo de preparação para a vinda do Espírito Santo. O Pentecostes é a coroação deste tempo que estamos vivenciando na fé e na esperança. A Igreja é convidada a sair, depois que a tempestade passar e a vida voltar à normalidade.

O Espírito Santo tem tido espaço no teu coração, ao ponto de você dizer que você e ele são testemunhas daquilo que anunciam? 

Paróquia-Stories-FrutosdaRessurreição-Card8

7º Fruto: O Envio: Ide! (João 20,21-22)

Disse Jesus: “Ide por todo mundo anunciando a Boa Notícia”. Essa é a nossa missão: Anunciar. (Mc 16, 15).

No Evangelho do 2º Domingo de Páscoa, Jesus disse: “Como o Pai me enviou eu também vos envio” (Jo 20, 21b). O envio, como missão dos discípulos, está presente nas aparições do Ressuscitado, como uma verdadeira carta em branco, para os discípulos irem em seu nome, e anunciar o Evangelho. E eles foram com toda autoridade dada pelo próprio Jesus.

O discípulo recebe do próprio Cristo essa missão. Portanto, o envio tem dois aspectos fundamentais. É o próprio Cristo que envia, portanto, a missão não é uma atividade que nasce da imaginação do discípulo; e tem um objetivo muito claro: anunciar o Reino de Deus.

No final do Evangelho de Marcos, fica claro, esses dois aspectos da missão. Portanto, todo batizado/a, é um enviado/a do próprio Cristo, que continua enviando nos dias de hoje.

Neste tempo de Quarentena, você se viu discípulo/a enviado/a a dar testemunho do ressuscitado? Conseguiu manter sua atividade pastoral e evangelizadora mesmo com as medidas de distanciamento social?

E assim, concluímos os sete frutos da ressurreição. 

Muitos outros podemos e devemos colher na nossa experiência de fé, mas, estes com certeza nos ajudarão a vivenciar melhor a vida cristã. 

Nossa agradecimento ao padre Donizetti pela contribuição e todos vocês fieis que conosco rezaram os frutos da fé no ressuscitado.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s