Coronavírus: orientações pastorais na Paróquia Santíssima Trindade

Santa Luzia, 23 de março de 2020. 

Em atenção ao nosso arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e às recomendações das autoridades civis, seja no âmbito municipal, estadual e federal, os agentes pastorais e fieis da Paróquia Santíssima Trindade devem seguir as seguintes orientações em função da Pandemia ocasionada pelo Coronavírus, agente da doença Covid-19, que já vitimou mais de 10 mil pessoas em todo o mundo. 

Atividades pastorais suspensas

Até 12 de abril, podendo ser alterada a data para frente conforme orientações dos órgãos públicos, estão suspensas:

  1. As reuniões, encontros pastorais, movimentos, catequese, festas de padroeiros, CPC e CPP. Caso haja necessidade, a orientação paroquial é para que utilizem os contatos telefônicos, e-mail ou aplicativos de mensagens, como Whats App, como forma de se manter a comunhão.
  2. Convidamos você a rezar em casa, com a família. Acompanhe as nossas redes sociais e também as TVs de inspiração católica, principalmente a TV Horizonte, da nossa Arquidiocese. 
  3. A secretaria paroquial estará fechada como medida para evitar a proliferação do vírus, para tanto, você poderá usar nosso atendimento virtual, pelo e-mail da secretaria parsantri@yahoo.com.br ou parsantri@gmail.com. Nosso WhatsApp estará novamente em funcionamento para sanar dúvidas e encaminhar informações sobre as transmissões ao vivo e outros mecanismos para sua oração pessoal. Salve o número em sua agenda: (31) 98338-9005

Atenção às pessoas vulneráveis

  1. As comunidades deverão redobrar sua atenção para com as pessoas vulneráveis: idosos, crianças e as pessoas mais vulneráveis, especialmente as pessoas que moram na rua e em áreas precárias, deverão receber atenção especial de nossos vizinhos, coordenadores. Criar atitudes de solidariedade, mesmo em tempos de isolamento social voluntário.
  2. Se necessário disponibilizar lugar de acolhida para as pessoas saírem da rua oferecendo em nossas comunidadesacolhida as pessoas de rua ou mais necessitados; higiene pessoal, com banho, vaso sanitário, troca de roupa; higiene determinada pelo ministério da saúde; e alimentação; se alguém (em situação de rua) manifestar o desejo de voltar à família, favorecer auxílio com a passagem (não recomendamos dar dinheiro).

Tomar as devidas precauções

  1. Lave as mãos com água e sabão. Clique aqui para assistir a um vídeo que orienta o modo correto de lavar as mãos.
  2. Garantir a limpeza pessoal é importante, mas também precisamos nos preocupar com os ambientes da casa e também com as nossas igrejas. 
  3. Utilize álcool 70%, mas na ausência, recorde-se que a forma mais eficaz para combater o vírus é lavar as mãos com sabão ou detergente.
  4. Caso saia, ao regressar para casa, logo tome as medidas de higiene, como lavar as mãos.

Uso da tecnologia

  1. Que a Secretaria Paroquial seja informada sobre casos de pessoas contaminadas, com o único objetivo de dar assistência aos familiares e acompanhar, com orações, a pessoa infectada.
  2. Os Grupos de Oração, como o Terço dos Homens, Renovação Carismática, Legião de Maria, além das pastorais são convidados a organizar momentos de oração on-line pelas pessoas contaminadas e suas famílias.
  3. As celebrações da Santa Missa nos domingos da Quaresma e Domingo de Ramos serão transmitidas pelas redes sociais (Instagram e Facebook) da Paróquia, ao vivo, às 8h30.
  4. Encaminharemos informações e roteiros de orações para que as famílias vivam a experiência comunitária dentro de suas casas, lugar oração e comunhão.
  5. Utilize a hashtag #ParsantriEmCasa e publique nas redes sociais fotos de seu oratório, dos momentos de oração, das experiências de fé em sua casa e crie entre os seus familiares, amigos e irmãos de fé o hábito de partilharem a Palavra de Deus. 

Sobre a assistência sacramental

  1. Está suspensa a assistência presencial aos enfermos, idosos e exéquias, por medida de segurança, proteção e salvação de vidas.
  2. Se possível e oportuno, os ministros façam ligações de vídeo, via whatsapp, para rezar com as pessoas idosas e enfermas, levando esperança através da Palavra de Deus, com os Salmos, e orações da devoção popular, além é claro da Oração do Cristão, o Pai nosso. 
  3. É importante incluir enfermos e idosos na corrente de oração proposta pela Paróquia em prol de todos os infectados pelo coronavírus, além das preces diárias por todas as pessoas envolvidas no combate à Pandemia.

Dízimo

  1. Sabemos que a pandemia afeta a todos, no entanto, a única forma de manutenção das nossas atividades pastorais e comunitárias se dá por meio do seu Dízimo e das Ofertas nas missas dominicais. Convidamos você a manter-se fiel com a contribuição para o Dízimo e, consequentemente, nas despesas da Paróquia. Temos nossa conta bancária, para a qual você poderá fazer sua doação espontânea, via Banco pela internet. A nossa conta é do Banco Itaú, Agência 3040 e Conta corrente 12506-8.

Siga as recomendações do poder público,
não saia de casa!

Nestes dias de provação, enquanto a humanidade treme pela ameaça da pandemia, gostaria de propor a todos os cristãos unir suas vozes rumo ao Céu: disse o Pontífice na saudação após a oração mariana do Angelus, nesse domingo (22/03), recitada na Biblioteca do Palácio Apostólico – como tem feito excepcionalmente neste período, em tempos de coronavírus, sem fiéis na Praça São Pedro –, fazendo em seguida um forte convite para a próxima quarta-feira, 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor:

“Convido todos os Chefes das Igrejas e os líderes de todas as Comunidades cristãs, junto a todos os cristãos das várias confissões, a invocar o Altíssimo, Deus Todo-Poderoso, recitando simultaneamente a oração que Jesus Nosso Senhor nos ensinou. Portanto, convido todos a recitar o Pai-Nosso ao meio-dia da próxima quarta-feira, 25 de março (no Brasil, às 8h da manhã). No dia em quem muitos cristãos recordam o anúncio da Encarnação do Verbo à Virgem Maria, que o Senhor possa ouvir a oração unânime de todos os seus discípulos que se preparam para celebrar a vitória de Cristo Ressuscitado.”

Em seguida, o Papa Francisco afirmou que com essa mesma intenção, na próxima sexta-feira, 27 de março, às 18h locais (14h no horário de Brasília), presidirá um momento de oração no patamar da Basílica de São Pedro, convidando todos, desde já, a participar espiritualmente através dos meios de comunicação.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s