A Comunidade Nossa Senhora da Penha está em festa! Localizada no bairro Palmital, em Santa Luzia, a comunidade de fé em Jesus Cristo e no seu Reino, tem como padroeira a Mãe do Senhor, para a qual a devoção é nascida de uma bonita experiência de busca e encontro na serra chamada de Penha de França, na região da Salamanca, na Espanha.
Com a proposta de rezar o silêncio, a escuta da Palavra de Deus, o encontro com o Senhor e o reencontro com quem dá vida à comunidade, a 35ª Festa de Nossa Senhora da Penha tem como tema a passagem do evangelho de Lucas (2,19) “Maria, ouvia tudo e guardava no Coração” e tera a seguinte programação:
Atividades para encontrar e festejar a vida comunitária
- Baile Retrô – 3ª Edição
Data: 5 de outubro, de 20h00 às 23h59
Ingressos à venda por apenas R$ 2
O evento tem preço popular e busca ser um encontro festivo da comunidade que canta, reza, luta e dança e ama! O roteiro da noite está sendo preparado por uma equipe sensacional. Teremos um bom cardápio e música boa a perder de vista.
- Dia de Missões
Data: 6 de outubro, de 8h30 às 12h00
Seja missionário/a! Inscreva-se e participe conosco
Visitar casas e regiões do nosso bairro, em atenção ao chamado evangélico de “batizados e enviados”, no intuito de estar próximos de todo coração humano, anunciando que Jesus Cristo é o caminho, verdade e a vida de toda nossa gente.
- Encontro das Pastorais/Movimentos
Data: 13 de outubro, de 8h30 às 14h00
Confirme presença com seu coordenador
Um momento para todos os integrantes da missão pastoral da comunidade Nossa Senhora da Penha. A proposta é valorizar nossas lideranças e celebrar o encontro diário na vida da comunidade.
- Ação Solidária
Data: 19 de outubro, de 20h00 às 23h00
Reserve sua mesa
Nossa Ação Solidária conta com colaboração de todas as pastorais, na doação das prendas, e de toda a comunidade com a vinda alegre e festiva para esse encontro divertido e que já anima nossa história. Saiba mais na comunidade.
Atividades para visitar nossa gente, celebrar e festejar o encontro
- 05/10, 19h00, Missa e benção dos casais e suas alianças
Responsáveis: Liturgia e ECC
- 06/10, 07h30, Missa com as comunidades e Batismo (5 crianças)
São José e São Jose de Anchieta
Responsáveis: Liturgia e comunidades
- 06/10, 19h30, Missa com as comunidades e unção dos enfermos e idosos
Santo Inácio e Bom Jesus
Responsáveis: Liturgia e comunidades
- 07/10, 19h30, Grupo de Oração Especial
Responsáveis: RCC
- 08/10, 19h30, Oração do Terço
Responsáveis: Terço dos homens e Legião de Maria
- 09/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 1
Responsáveis: Graça | Ministros e Acolhida.
1ª Alegria: A anunciação
Alegra-te cheia de graça, o Senhor é contigo.
Rua Ataíde Enéas Orzil, 168 | Casa da Lúcia
- 10/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 2
Responsáveis: Cleonice | Legião de Maria e Apostolado da Oração.
2ª Alegria: A visitação
Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?
Rua Domingos Vieira, 59 | Casa do Geraldo e Andreia
- 11/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 3
Responsáveis: Cida | Grupo de Oração e Batismo.
3ª Alegria: O Nascimento de Jesus
Maria dará à luz a um filho homem e lhe dará o nome de Jesus.
Rua Leonardo Motta, 20 | Casa da Lourdes.
- 12/10, 18h00, Novena – Missa na Quadra da Praça da Savassi
Responsáveis: Liturgia | Catequese e Pastoral da Criança
4ª Alegria: A Adoração dos Reis Magos
Guiados pela estrela, os Reis chegaram à casa e viram o menino com Maria.
Comunidades Penha, Guia, São José, Anchieta e Sagrada Família celebram Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
- 13/10, 07h30, Missa com as comunidades – benção dos trabalhadores/as
Guia e Sagrada Família
Responsáveis: Liturgia e comunidades
- 13/10, 19h30, Missa com as comunidades – benção dos estudantes e professores
Paz e Santo Alberto
Responsáveis: Liturgia e comunidades
- 14/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 4
Responsáveis: Elisete | Círculo Bíblico e Vicentinos
5ª Alegria: O encontro de Jesus no Templo
Jesus foi encontrado por seus pais no meio dos doutores da Lei.
Avenida João Batista Lima 551 | Casa da Maria
- 15/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 5
Responsáveis: Ilse | Carcerária e Acólitos
6ª Alegria: As Bodas de Caná
Façam tudo o que ele vos disser.
Rua Hermínia Bahia Diniz, 67 | Casa da Dona Conceição
- 16/10, 20h00, Novena – Missa no Setor 6
Responsáveis: Ademilson | Pessoa Idosa e Perseverança
7ª Alegria: As Bem-aventuranças
Feliz é quem ouve minha palavra e a põe em prática.
Rua Castelo Branco, 33 | Casa da Dona Francisca
- 17/10, 20h00, Novena – Missa no Nova Conquista
Responsáveis: Sandra | Espiritualidade e Dízimo
8ª Alegria: A Assunção de Maria.
Maria é elevada ao céu pelos anjos de Deus.
Rua 17, (?) | Casa da Dona Sebastiana
- 18/10, 20h00, Novena – Missa na Igreja, encerramento da novena
Responsáveis: Liturgia e toda a comunidade
9ª Alegria: A coroação de Maria.
Maria é coroada Rainha do céu e reinará para sempre.
- 19/10, 19h00, Celebração da Luz
Responsáveis: Liturgia, Crisma e Ofício Divino das Juventudes
- 20/10, 17h00, Oração do Terço (Novo Posto de Saúde do Nova Conquista), Procissão (saí pela rua 9, entra sentido secretaria paroquial, desce a Tabelião Antônio, passa à rua lateral à Praça da Savassi e pega a Yolanda Teixeira da Costa subindo rumo à igreja), para início da Solenidade de Nossa Senhora da Penha.
Devoção de um povo peregrino!
Em 1434, um monge francês – chamado Simão – sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. À procura da imagem, Simão caminhou três dias e três noites, isso porque, segundo sua narrativa, em seus sonhos, ele ouvia sempre a advertência divina dizendo-lhe: Simão, vela e não durma!
Por essa razão ele passou a ser chamado de Simão Vela.
Depois de alguns dias, e já exausto, Simão parou para descansar e avistou uma senhora com o filho no colo, sentada perto dele. Essa senhora indicou o que ele procurava e com a ajuda de alguns pastores da região, conseguiu encontrar a imagem que tinha visto em sonhos. Foi um momento de profunda alegria e de reconhecimento da presença divina.
No lugar desse encontro, Simão Vela construiu uma capela muito simples, que logo ficou famosa pelo grande número de milagres e graças alcançadas. Logo, Simão não poderia imaginar que, mais tarde, ali mesmo, no mesmo lugar, seria construído um dos mais grandiosos templos do Cristianismo, dedicado à Mãe de Deus, Senhora da Penha.
Por que a devoção à virgem da Penha cresceu tanto na Espanha?
O país foi vítima de uma grande peste que matou grande parte da população. Assustado, o povo recorreu à Nossa Senhora da Penha e, sem explicação, a peste desapareceu. Pouco tempo depois, o mesmo aconteceu em Portugal, assim, sabendo da intervenção divina na Espanha, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu construir um templo, caso o país fosse liberto da doença. A epidemia acabou quase que imediatamente e, hoje, na capital portuguesa, existe um lindo templo dedicado à Nossa Senhora da Penha.
O santuário de Lisboa começou a atrair milhares de peregrinos e, em certa ocasião, um devoto subiu até o alto onde ficava o templo e muito cansado, adormeceu. Pouco depois, uma serpente aproximou-se dele para picá-lo, mas no exato momento, um lagarto pulou sobre o homem e o acordou. Eis o motivo da imagem de Nossa Senhora da Penha, em sua iconografia, trazer um peregrino junto aos pés, a cobra e o lagarto.
Devoção que atravessou um oceano!
Vila Velha (ES) é lugar do primeiro templo em louvor à Senhora da Penha no Brasil. A devoção em nosso país teve início com colonizadores portugueses e a capela foi erguida entre 1558 e 1570 na antiga Capitania do Espírito Santo, tendo à frente das obras o Frei Pedro Palácios, um espanhol cheio de fé e devoto da padroeira. Em 1635, foi construída a igreja da Penha do Irajá, hoje Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro que leva o nome da padroeira em uma das regiões mais populosas do Rio de Janeiro (RJ). Muitos não sabem, mas a maior cidade do país, São Paulo (SP), tem como padroeira a Senhora da Penha. O bairro tradicional da Penha abriga uma das maiores igrejas do Brasil. Em todo o país, diversas cidades, paróquias e comunidades têm Nossa Senhora da Penha como padroeira, com isso, a devoção a este título mariano está atrás apenas da devoção à Nossa Senhora Aparecida e a Nossa Senhora de Nazaré, com o Círio.
Nossa Senhora da Penha, no Palmital
Há 35 anos, esse modo de louvor ao Senhor, de quem “ouvia tudo e guardava no coração”, chegou a essa terra de nome Palmital. As muitas experiências, às vezes sofridas e também de grande esperança, trazidas pelos novos devotos da Senhora da Penha, recordam e muito a experiência de vida, fé e esperança do primeiro Simão Vela.
Somos comunidade de peregrinos, que têm a Mãe de Jesus como grande parceira neste caminho nas estradas de Seu Filho, Jesus. Não diferente da Penha de França, nosso bairro é constituído por diferentes e intrigantes montes. Ruas e avenidas que serpenteiam nossas penhas. Lugares que sempre foram pontos de encontro para uma fé viva, repleta de confiança a cada novo encontro com o Senhor, seja nos grupos de Círculo Bíblico, nas novenas, no Grupo de Oração, nas missões, no trabalho pastoral e social, na vida das juventudes que muito já recorreram à nossa Penha, à nossa casa, à nossa comunidade.
São 35 anos de uma devoção complementada com a chegada da primeira imagem, doada, entronizada, festejada pela comunidade e também pelo grupo de congado, que fieis às suas tradições culturais compartilharam esse bem com nossa igreja. Quantas foram as danças, as poesias e os poemas, os textos, os cartazes, os murais, tanto dom musical e artístico de nossos grupos, de nossos adultos, de nossas crianças e principalmente por nossos jovens, do Imagem ao Art Jovem, o teatro, o brilho no olhar, a ação encenada que contagia, é benção, é missão, é modo de ser Penha neste lugar, neste nosso lugar.
A imagem de Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora da Penha é normalmente representada com o menino Jesus no colo, tendo uma coroa na cabeça, estrelas em seu manto representando sua glória e flores à sua volta, para recordar a vegetação, além, é claro, de um monte, em função do local onde a imagem foi encontrada. Em algumas representações, como a de nossa comunidade, a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.
Oração de Nossa Senhora da Penha
Oh Maria, rainha concebida sem pecado, modelo da nova mulher, em ti não houve egoísmo, nem mentira. Por seres, pobre e fiel a Deus, Ele te escolheu para seres a Mãe do Salvador. Por isso, nós te louvamos. Bendita sejas por tua fidelidade ao Evangelho de Jesus! Nossa Senhora da Penha, querida padroeira nossa, nós te rogamos, ajude-nos a crescer na fraternidade. Abençoe nossas famílias e nos dê forças para superar as dificuldades. Que servindo a nossos irmãos com amor, possamos construir o bem, a justiça e a paz de nosso povo! Nossa Senhora da Penha. Rogai por nós!
Hino da comunidade
Nossa Senhora da Penha,
comunidade de vida e esperança,
de um povo que dança que reza que luta
que ama e nunca se cansa (bis)
- O senhor nos chamou a viver
em comunidade com fé e amor,
nos deu a certeza da ressurreição,
a morte não derrotou.
- Buscamos novos céus de terra,
veremos a vida brotar,
do egoísmo, da dor, da injustiça,
o Cristo vai nos libertar.
- Queremos fazer nova história,
cofiando no ombro do irmão,
levando a esperança no peito,
muita paz, amor e união.
- Juventude caminho aberto,
o mundo queremos mudar,
com Nossa Senhora ao lado,
a vida vai sim triunfar.