Paróquia promove, no sábado, etapa local da VI Assembleia do Povo de Deus

em

A Paróquia Santíssima Trindade viverá no próximo sábado, dia 21 de setembro, a etapa paroquial da 6ª Assembleia do Povo de Deus, momento de apontamento e definições do caminho missionário e evangelizador da Arquidiocese de Belo Horizonte. Com isso, estão convocados e convocadas para esse encontro, a ser realizado das 14 às 17 horas, na Igreja Nossa Senhora da Paz, coordenadores/as de comunidades, movimentos, pastorais e integrantes dos conselhos pastorais comunitários e do conselho pastoral paroquial.

A finalidade desta etapa paroquial da 6ª APD são duas:

  1. Estudar e aprofundar sobre o esboço das diretrizes da VI Assembleia do Povo de Deus à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
  2. Escolher um/a delegado/a que irá representar a Paróquia na Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

Esse encontro terá como mediador o padre Manoel José Godoy e sua participação se faz mais que necessária, uma vez que somos todos e todas, batizados e batizadas, chamados e enviados a anunciar, proclamar a Palavra de Deus a toda gente. 

Acesse o Instrumento de Trabalho (clique para baixar o arquivo) e tenha maior atenção ao capítulo 3, que nos apresenta os horizontes da ação evangelizadora, a partir do compromisso de sermos uma Igreja: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade, Casa da Missão. O encontro de sábado vai aprofundar nessa questão e seria importante você chegar já com conhecimento prévio deste conteúdo. 

cabecalho-site-arq-1

Confira, logo abaixo, como se dará todo o caminho  da 6ª Assembleia do Povo de Deus.


“Como o Pai me enviou,
eu também vos envio” 
(Jo 20,21)

“Chega agora, mais uma vez, na história missionária de nossa Amada Arquidiocese de Belo Horizonte, a oportunidade de um novo passo, novas respostas e cumprimento da missão de ser e fazer de todos discípulos missionários e discípulas missionárias de Jesus Cristo, edificando e zelando por nossa dignidade maior, filhos e filhas de Deus, corresponsáveis pela construção da sociedade justa e solidária, promovendo a cultura da vida e da paz. Somos todos convidados a participar, vivenciar e celebrar o caminho missionário da VI Assembleia do Povo de Deus.

Vamos iluminar e confrontar, para alinhamentos necessários e avanços importantes, nosso PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO PROCLAMAR A PALAVRA com o rico horizonte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quadriênio 2019-2023, em sintonia com toda a Igreja convidada pelo Papa Francisco a ser uma “Igreja em saída”, em diálogo e servidora.

O caminho missionário da VI Assembleia do Povo de Deus será percorrido entre 15 de agosto e 8 de dezembro de 2019. Paróquias e suas comunidades, Regiões Episcopais e Vicariatos Episcopais, Associações e Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e diferentes segmentos da sociedade são convocados a participar, tendo um importante instrumento de trabalho disponível, impresso e online, esperando a contribuição e indicações de todos.”

“Ao acolher as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023), avaliamos nosso caminho pastoral evangelizador como Igreja Arquidiocesana e colocamo-nos em processo de realização da VI Assembleia do Povo de Deus, buscando atualizar nosso Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, planejando assim nossa caminhada à luz das mesmas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB.

No Instrumento de Trabalho (clique para baixar o arquivo) que fazemos chegar às mãos dos cristãos leigos, religiosos, presbíteros, bispos e instâncias arquidiocesanas, compreende-se três partes, a saber:

  1. Na primeira parte, tratamos de revisitar o caminho pastoral evangelizador em nossa Arquidiocese nas APDs, como instância de participação, reflexão, decisão e encaminhamentos assumidos pelos Projetos de Evangelização. Um maior destaque foi dado aos projetos em curso, visando nos conscientizar acerca de várias iniciativas em andamento.
  2. No segundo capítulo, abordamos a importância do anúncio e da missão, destacando a realidade de uma Igreja da Palavra e num estado permanente de missão. Salienta-se, aqui, a força do anúncio, do testemunho, dos ambientes de missão, pelas redes de comunidade, num mundo cada vez mais urbano, marcado por limites e possibilidades.
  3. No terceiro capítulo, à luz das DGAE, apresentamos os horizontes da ação evangelizadora, a partir do compromisso de sermos uma Igreja: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade, Casa da Missão. Cada horizonte da ação evangelizadora apresenta algumas ações concretas que, por sua vez, orientarão o processo de escuta, reflexão, avaliação nas comunidades eclesiais (paróquias), nas regiões episcopais e na Arquidiocese, nas suas várias instâncias.”

No desejo e esperança de que o caminho da VI APD de nossa Arquidiocese seja uma oportunidade de participação e comunhão, buscando estar sempre atentos aos apelos do Senhor, por meio de sua Palavra e dando respostas aos novos desafios, envolvidos na cultura sempre mais urbana, contamos com o envolvimento de todos nesse processo, atualizando o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.”

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

Proclamar a Palavra de Deus é o nome de nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modulador de todas as nossas ações e de nosso testemunho. Ainda, além de foco, Proclamar a Palavra de Deus é o eixo, em torno do qual giram essas ações e testemunho. É o ponto, a partir do qual se pode avançar nos caminhos da evangelização. Na verdade, Proclamar a Palavra precisa ser, quotidianamente, a alma de nosso Projeto de Evangelização. Tudo o que se fizer, promover e vivenciar na ação evangelizadora tem que ser fecundado pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compromisso de cada um de nós, somos discípulos missionários e discípulas missionárias.

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s