Semana Social 2019: a PRAÇA é lugar de encontro, partilha e vida

em

A Paróquia Santíssima Trindade deu início, na noite dessa terça (20/8), a mais uma edição da Semana Social, que neste ano traz a proposta de “gestar comunidade para recompor nosso tecido social”. Inspirados pela resposta a uma enquete sobre o que agride a vida nos bairros da cidade, grande número de pessoas afirmaram “existir muito lixo nas ruas” e  que “isso é fonte de muito incômodo“.

48593533236_010587d185_k

Diante disso, quem passava pela praça da Savassi, no Palmital, na noite passada, foi convidado a sentar em uma mesa, bater um papo e tomar um cafezinho com lideranças das comunidades e lojistas da região. O que estavam a falar neste bate-papo? Que a praça de um bairro é antes de tudo, lugar de encontro, partilha e vida. E por isso, deve ser um lugar que quem usou, deve sempre deixá-la pronta para quem depois vier para também usar. 

Por aproximadamente 40 minutos, pessoas de diferentes idades, experiências religiosas e funções sociais conversaram e trouxeram sugestões para que praças e ruas dos bairros que compõem a Paróquia, possam ser espaços com um melhor esquema de limpeza, que conte com incentivo a quem trabalha com coleta e reciclagem do material descartado, com especial atenção, ao lixo produzido após a feira de domingo.  

“A Semana Social é realizada como um fórum de debates, no qual, em quatro noites, nós, agentes pastorais e comunitários, além de outras pessoas e instituições, vivenciamos um tempo de reflexão, formação e sensibilização a um movimento de transformação pessoal e comunitária”, afirma o coordenador da primeira noite de debates, Marcelo Barbosa. 

Segundo ele, a realização desse evento na praça não tem, em momento algum, menção contrária à realização da feira, mas apenas um chamado à consciência de que feirantes, lojistas, vendedores e todos os frequentadores devem ter atitudes de cuidado e parceria, para que o lixo acumulado não seja um empecilho a quem quiser desfrutar desse lugar de encontro aos domingos à noite e no amanhecer da segunda-feira. 

Ao partilhar sobre a experiência da primeira noite, participantes foram convidados a escrever slogans que motivem moradores e visitantes a uma prática mais zelosa com a praça e com o lixo produzido também em suas residências. 

Após o evento e em uma mensagem às lideranças paroquiais, o pároco, padre José Carlos SJ destacou a atividade como o movimento de “quem foi à praça tocar flauta em busca de sensibilizar ouvidos, corações e corpos para dançar em roda, em círculo ou sozinho ou em par”. Concluiu dizendo que a “melodia ficou no ar”. 

A nossa esperança, com essa mobilização em torno da limpeza, é que como o Espírito. Que ela possa falar mais tarde quando os corpos enrijecidos, os ouvidos surdos e os corações endurecidos forem se tornando argila, maleáveis para o oleiro. 

“A flauta é mágica, o Espírito é vento incessante que há de temer. O Senhor abençoe os frutos do nosso trabalho de flautista, florista, cozinha, dançarinos.” (padre José Carlos SJ)

Hoje é dia de falar sobre o Bairro
berço da criatividade e de ações transformadoras

Logo mais, às 20 horas, desta quarta-feira (21/8), no Espaço Providência da Comunidade Nossa Senhora da Penha, localizado à Avenida Yolanda Teixeira da Costa, 1.606 – no bairro Palmital (Setor 6), a Semana Social terá sequência com uma bonita partilha de vidas que transformam vidas, isso sendo feito nos bairros, berços de muita criatividade e pequenas (grandes) ações transformadoras. 

Profissional do Programa de Mediação de Conflitos, Dayana Fonseca recorda que “com pequenas atitudes conseguimos grandes transformações” e reforça o convite para que você esteja conosco nesta noite de exemplos que contribuem para que a vida seja vista, celebrada e defendida em nossos bairros.

Veja mais registros em nosso Flickr! Clique aqui!

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s