Semana Social 2019 terá início nesta terça-feira, 20 de agosto! Confira a programação

em

A Paróquia Santíssima Trindade é Igreja de Cristo no meio do povo que mantem em sua ação evangelizadora o olhar atento às questões sociais, em especial, aquilo que nos causa incomodo, que nos inquieta por comprometer a qualidade da vida para a qual todos fomos criados e chamados: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Diante dessa inspiração, a cada ano, promovemos um evento denominado Semana Social, que se torna para nós, e para outras pessoas e instituições, tempo de reflexão, formação e sensibilização a um movimento de transformação pessoal e comunitária.

Isso acontece fundamentalmente por meio de rodas de conversa, fóruns e muito debate acerca do que impacta a vida daqueles que moram, trabalham, celebram e vivem nos sete bairros que compõem a nossa rede de comunidades, a saber, os bairros Cristina, Palmital, Nova Esperança, Nova Conquista, Belo Vale, Castanheiras e Três Corações.

Para este ano, fomos interpelados pela Campanha da Fraternidade 2019, que trouxe como tema a discussão sobre Fraternidade e Políticas Públicas, sendo o lema dessa ação “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaias 1,27). Nos espaços de debate, compreendemos que Política Pública deve estar sempre associada à participação popular, o que contribui para a melhor oferta de serviços, projetos e programas à sociedade, seja por parte do poder público seja pelas entidades e grupos sociais.

Com isso, após uma série de pesquisas para definição do tema a ser abordado pela Semana Social deste ano, percebemos que a Igreja tem muito a contribuir para um exercício de “gestar de novo comunidade e recompor o tecido social pautado pelo cuidado, justiça, direito e dever”.

Assim, perguntamos: “o que mais lhe agride, socialmente falando, em nossas ruas, bairros e cidade?”. Os entrevistados trouxeram diferentes temáticas, tais como o funcionamento dos serviços públicos de saúde, educação, transporte, saneamento, iluminação pública, falta de moradia e segurança. Dentre todos, o que mais apareceu, e que muito chamou atenção, está relacionado ao cuidado com a nossa Casa Comum, exemplificado pelos entrevistados como “existe muito lixo nas ruas, isso causa muito incômodo”.

Sensibilizar para o cuidado com o lugar em que vivemos, a rua, o bairro é convite também para cuidar melhor da nossa cidade, dos bens públicos e principalmente, das pessoas e suas relações. Assim, a Semana Social terá atenção especial à responsabilidade do poder público e dos cidadãos diante do lixo, da sujeira, do entulho e todo a agressão que essa temática também acaba por trazer à vida humana.

Concomitante a isso, a Semana Social será uma oportunidade para avançarmos em um debate importante à vida da cidade, uma vez que vamos abordar transversalmente a sensibilização para iniciativas transformadoras e a justiça na ótica do cuidado, além de propor entre vizinhos e vizinhas um espirito de amizade e esperança.

O Cronograma está estabelecido da seguinte forma:

Paróquia_-PanfletoSemanaSocial2019

Participe conosco!

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s