Memória e missão: com olhos em 2023, fieis vivenciam 21ª Festa da Paróquia Santíssima Trindade

em

Com alegria e devoção, fieis de diferentes comunidades estiveram reunidos na tarde do domingo (16/6), na igreja Nossa Senhora da Guia, para a Solene Eucaristia em louvor da Santíssima Trindade e celebração do 21º aniversário da Paróquia. Alegria, simplicidade e atenção na formulação de políticas públicas de educação, saúde e segurança foram motivações nos dias dessa festa, que abriu um caminho para que melhor se conheça o Pai, o Filho e o Espírito Santo como preparação ao Jubileu de Prata da Paróquia, a ser celebrado em 2023.

Às 16 horas começavam a chegar os fieis, alguns de ônibus, outros a pé, em carros ou mesmo por aplicativos de transporte. Pessoas da Paz, da Penha, da comunidade anfitriã – Guia – e também de Santo Inácio, Anchieta e São José, e, claro, do Alberto Hurtado, do Bom Jesus e da Sagrada Família. Todo mundo feliz com mais uma oportunidade de reafirmar que “Somos todos irmãos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

Logo ao iniciar a celebração o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre José Carlos Ferreira SJ fez memória agradecida pelas três crianças que foram batizadas pela manhã e que de agora em diante são integrantes da Igreja em nossa rede de comunidades. Essa lembrança foi também comentada pelo padre Delmar Cardoso SJ, que conduziu junto aos fieis a reflexão das leituras bíblicas da Solenidade da Trindade Santa. 

Neste encontro fazemos memória daqueles que nos precederam, como o José Antônio – integrante da Penha falecido essa semana -, a Cleuza – ex-coordenadora da Liturgia Paroquial -, e de tantos outros e outras que viveram conosco este mistério que nos conecta com o céu, com Jesus, quem nos reúne no amor, na vitória celebrada por sua ressurreição.

O Cenáculo, apresentado por João no evangelho dessa Solenidade, é lugar do Lava-pés na instituição da Eucaristia e memorial do que fazemos no início de cada missa, recorda padre Delmar. “Pedir perdão dos pecados, nos lavar e ter atenção ao Amor Total que Deus revela por toda a humanidade, esse amor que se tornou vida e entrega, cruz e ressurreição, é o mistério que cremos”. 

Como se entende esse amor? “Abrindo-se à realidade do Espírito Santo, que é quem nos conduz à plena verdade: três pessoas num único Deus, distintos, porém, unidade perfeita que quer fazer com que cada homem e mulher tenha a humildade de não se fechar, mas entender a coisa mais bonita que é esse Amor Trinitário que nos salva e nos ama sempre”, afirma Delmar. 

Entendido esse amor, ressalta Delmar, “o ser humano não falará por si mesmo, mas pela fé que não fica fechada em si mesma, busca ser transmitida aos demais, envolvida pelo Amor do Pai que ama o Filho e do Filho que ama o Pai, uma relação perfeita da qual apenas o Amor pode ser testemunhado”.

Ide e fazei discípulos

O Novo Testamento traduz a experiência Trinitária de Deus, na qual, o Filho gerado, não criado, ensina a valorizar a vida, a vida de toda gente, com as garantias que bem recordou a Campanha da Fraternidade 2019, no diálogo em todo o país sobre as Políticas Públicas. No decorrer do Tríduo, a Paróquia optou por, além de rezar as pessoas da Trindade Santa, dialogar com três pautas muito importante à vida de quem integra nossas comunidades: saúde, educação e segurança pública.

Padre Delmar concluiu sua reflexão com uma prece à Santíssima Trindade. “A nossa esperança está em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, a quem entregamos nossa Paróquia, essa igreja viva, desde os primeiros, nas primeiras comunidades até as últimas crianças que foram e que serão batizadas aqui, em comunhão com a Igreja em todo o mundo”. 

Uma festa em Companhia

A Solenidade da Santíssima Trindade é o grande encontro de pessoas que vivem sua fé nessa região que congrega os sete bairros que compõem nossa rede de comunidades. Desde o amanhecer, com as primeiras panelas postas no fogão, a primeira vassourada no terreno e o primeiro estandarte pendurado, o que celebrou-se foi a alegria do Encontro e a festa da Partilha. A comunidade paroquial renasce nesse dia em que o exemplo da comunidade perfeita é apresentado mais claramente. 

Diferentes mãos atuaram neste encontro, leigos e leigas de diferentes pastorais e grupos, atuaram bravamente na preparação de toda a festa, na organização dos espaços e no ajudar as outras pessoas a rezar. Foi bonito ver as áreas pastorais da Liturgia, Catequese, Social, Evangelização, Movimentos e Comunidades envolvidas na celebração do nosso padroeiro.  

Os jesuítas que aqui atuam, estudantes e padres, também se dedicaram a fazer desse encontro o melhor possível. Concelebraram a Solenidade, os padres Roberto Albuquerque SJ, vigário paroquial, Edison de Lima SJ, Elton Vitoriano SJ, Washington Paranhos SJ, Delmar Cardoso SJ, colaboradores da missão aqui, e José Laércio Lima SJ, responsável pela Área de Paróquias, Igrejas e Santuários na Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), que nos deixou uma mensagem em vídeo.

Bodas de Prata? Já!

“Para que a Santíssima Trindade nos sensibilize às realidades gritantes que estão ao nosso redor, convido vocês todos a três anos de preparação e busca de maior compreensão das pessoas da Trindade Santa. Teremos um ano para refletir e aprofundar sobre o Pai, mais um ano para viver essa experiência com o Filho, e por fim, mais uma ano para deixar-se compreender a dinâmica do Espírito Santo”, convidou o pároco, padre José Carlos.

Essa dinâmica proposta vai ajudar as comunidades a, em 2023, ano das Bodas de Prata da Paróquia, ter maior e melhor compreensão do que Santíssima Trindade direciona para a missão da Igreja neste lugar em que estamos inseridos. 

Veja mais fotos em nosso Flickr: Clique aqui!

1 comentário Adicione o seu

  1. Hilda Maria de Lima Pacheco disse:

    Que linda celebração.
    Pena que não pude estar junto a nossa paróquia para celebrar com todos a Santíssima Trindade. De longe acompanhei e rezei por todos nós. Amei esda idéia de já começar a celebrar às bodas de prata da paróquia. Vai set ótimo. Assim ficaremos mais preparados e conheçamos melhor a Stintissima Trindade que é pai o filho e o Espírito Santo. Abraços a todos

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s