Crisma 2019! 150 jovens chamados a exalar o amor incondicional de Deus em todo lugar

em

Chamados a permanecer no Amor!

47994317761_31013503f8_k

A Paróquia Santíssima Trindade experimentou um Pentecostes antecipado, nesse domingo (2/6), com a celebração do Sacramento do Crisma de 150 jovens. Na certeza de que Jesus não deixa ninguém desamparado, mais de 1.300 fieis participaram da missa presidida por dom Edson José Oriolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc).

Mais uma vez, lideranças pastorais e comunitárias prepararam o agora Centro Social Fé e Alegria (antigo Centro Cultural Calazans) para receber essa que é a maior celebração da rede de comunidades. Crismandos (agora já crismados) manifestaram admiração e alegria naquele Cenáculo, junto a seus pais, familiares, amigos e de especial modo, o padrinho ou a madrinha escolhido/a para ajudá-los a perseverar na fé e no anúncio de Jesus Cristo. 

“Ser confirmado, ser crismado, significa que a pessoa, preparada na catequese, recebe a força do Espírito Santo, essa grande Força Divina que ajuda-o a assumir a missão de testemunhar e anunciar a Boa Nova do Reino”, afirmou Dom Edson Oriolo ao recordar o valor desse sacramento para a vida dos jovens e também à vida da comunidade de fé.

Em sua homilia, o bispo falou da alegria em celebrar, pela terceira vez aqui na Paróquia, o sacramento da Confirmação para jovens e adultos, sendo 140 das nossas comunidades (Paz, Penha, Guia, Anchieta, Bom Jesus e Santo Inácio) e outros dez que vieram da Paróquia Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida, dos bairros Kennedy e Pinhões, também da Forania de Santa Luzia. 

Aos fieis, lembrou que estávamos em um importante encontro de fé para juntos refletirmos a Palavra de Deus, Palavra que nos questiona, nos interpela, nos chama a conversão, para uma significativa mudança de vida, na qual, damos testemunho por completo da fé em Jesus Cristo e no Reino por ele anunciado. 

Festa da Ascensão

Seguindo o calendário da Igreja no Brasil, a festa litúrgica desse domingo é a Ascensão do Senhor, quando Jesus sobe aos céus, de volta ao Pai. Assim, dom Edson fez memória de três importantes recomendações que o Senhor fez aos apóstolos antes de regressar ao Pai, sendo: 

  1. Não vos afasteis de Jerusalém. 
  2. Anunciou que iriam receber o Espírito Santo.
  3. E, que seriam as suas testemunhas.

O que fizeram eles? Seguiram o que disse Jesus e voltaram a Jerusalém e, no Cenáculo, receberam o Espírito Santo de Deus e logo deram testemunho de Jesus às pessoas que estavam na Cidade Santa. Anunciam de tal modo que pessoas das mais variadas tribos, etnias e regiões entendiam a mensagem revelada em suas vidas. 

Nosso Pentecostes

Dom Edson lembrou aos crismados, que eles vieram a esse lugar de celebração, nosso Cenáculo, para receber o Espírito Santo e assim dar testemunho com a própria vida da fé em Jesus Cristo. Recordou que esse gesto não é estrondoso, mas revela como Deus age silenciosamente na vida da Igreja, da Paróquia e na vida de cada um deles que agora, ungidos com o Santo Óleo Perfumado do Crisma, estão confirmados na fé. 

“Uma vez impulsionados com a força do Espírito Santo, agora vocês devem fazer e viver como os apóstolos, que anunciaram e deram testemunho de Jesus, narrando ao mundo, no seu trabalho, na escola, no passeio de final de semana, que vale a pena buscar as coisas do Alto, as coisas de Deus e assim, Deus vai agindo silenciosamente na história, na vida e no coração de cada um de vocês”. 

Por fim, o bispo não esqueceu dos padrinhos e madrinhas, a quem recordou que “são pessoas queridas, privilegiadas, contempladas”, que o jovem fez questão de convidar, trazer para acompanhá-lo na missão de exalar a alegria da fé e do amor incondicional de Deus à humanidade.

“Você padrinho/madrinha será testemunho na vida de seu afilhado, acolha-o com gratidão, como presente de Deus. Cuide desse presente. O gesto da mão no ombro reforça isso, o convite para o caminhar, para acompanhar esse amado a quem você deve sempre abençoar e a quem o afilhado terá a alegria de pedir a bênção”, conclui dom Edson.

Estágio pastoral 

Ao final da celebração, o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre José Carlos Ferreira SJ, agradeceu a vinda de Dom Edson, também a participação na celebração dos padres Roberto Albuquerque SJ, Edison de Lima SJ e Elton Vitoriano SJ, jesuítas que atuam no dia a dia da comunidade paroquial. Além disso, fez uma saudosa homenagem aos mais de vinte catequistas que atuaram por quase dois anos na preparação dos neo-crismados.

Diante do bispo, recordou que tem feito conversa individual com cada jovem convidando-os a permanecer firmes na comunidade e que, com o apoio das lideranças pastorais e das comunidades, está preparando um tempo de Estágio Pastoral para que os jovens possam experimentar a vida na comunidade e depois discernir sobre sua missão junto à Igreja no Anúncio do Evangelho. 

“Em nome de toda a Paróquia, agradeço o empenho e a colaboração de todos. Deus abençoe cada crismando dando-lhe a força do Espírito para seguir a caminhada e o compromisso com a comunidade e Igreja”, finalizou.

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s