Celebrações da Páscoa 2019: um convite para você e sua família

em

Caros irmãos e irmãs, dirijo-lhes estas palavras
com o desejo de propiciar-lhes bem viver a Pascoa cristã.

O mundo nos oferece muitas “páscoas”. Por isso é necessário discernir qual páscoa estou celebrando.  A páscoa consumista em que a felicidade está assegurada pelo ato de comprar e consumir. A páscoa egoísta que proporciona a centralidade dos meus interesses, projetos, opiniões, desejos. A páscoa individualista na qual os interesses coletivos são menos importantes que os meus interesses. A páscoa dos cansados que só querem viver na sombra e água fresca. Nada de fé, religião, celebração, oração, partilha, solidariedade, doação. Vale o repouso e a satisfação. Podemos enumerar centenas de páscoas vividas por nós.

A Páscoa Cristã, profundamente enraizada na história, no processo divino de nossa salvação, culmina na alegria de Cristo ressuscitado do meio dos mortos.

A Quaresma, como caminho simbólico para a conversão, nos prepara à Páscoa. Ela resgata a presença de Deus salvador e modela os nossos corações através das práticas quaresmais do jejum, penitencia e oração, nos sensibilizando mais ao amor de Deus. 

Portanto, podemos dizer que o Natal é a alegria de Deus que se faz pessoa humana e a Quaresma é a tristeza da não correspondência humana ao amor divino dito em Jesus, o Filho de Deus. Nela está a dor da cruz sobre o ombro divino, as frias e úmidas paredes do sepulcro, assim como, os olhos entristecidos de mulheres e homens que buscam o corpo desaparecido do amigo querido. 

A Páscoa é a Alegria que vence a tristeza, o perdido encontrado, o morto vivo. Nela encontramos surpresos, mas encantados, a voz conhecida, o manto dobrado, o amigo que caminha com os entristecidos e enlutados, o ferido que deixa ser tocado na ferida, o jardineiro que nos conhece.

A Páscoa é essa possibilidade de viver nesta dança da luz e das sombras. Damos um salto enorme, da face dolorosa estampada no manto da zelosa Verônica, somos levados ao manto dobrado que repousa silenciosamente no sepulcro. O senhor não está aqui. Mas seu perfume permanece. Esse odor suave é um balsamo sobre toda e qualquer realidade humana. Não existe lugar em que ele não possa chegar. Sobre este novo manto perfumado de Deus está estampado os diversos rostos humanos a quem somos chamados a amar: o rosto de muitos jovens, o rosto da natureza degradada, o rosto de muitos povos empobrecidos, o rosto de minorias, o rosto enlutado, o rosto de quem não “tem” rosto, o rosto de qualquer um. 

A experiência do jejum, da penitência e da oração continua a nos ajudar, já que saímos de nós mesmos para, através do discernimento, identificar esse perfume suave de Deus que cura nossos sofrimentos e ressuscita os nossos mortos. 

Sigamos em frente como peregrinos até o dia em que nossa fome será saciada na presença de Deus. Ele senta à nossa mesa, parti do pão e nos entrega. Nós o tocamos e Ele nos toca.  Ele nos purifica de tantas outras “páscoas” que nos confundem com a Páscoa definitiva com o Senhor, o Cristo que transforma o mundo.  Esta é a verdadeira Pascoa cristã, o Senhor dos Senhores está vivo e nos faz viver com Ele.

Cristo é a nossa Páscoa.
Pe. José Carlos Ferreira SJ.

Queridos/as de Deus, nosso olhar se volta à pessoa de Jesus Cristo, é n’Ele que devemos confiar. Por isso, atentos ao convite do nosso pároco, padre José Carlos, nossas comunidades estão se preparando para ofertar a você e sua família uma bonita experiência de oração e encontro com o Senhor nas festas da Páscoa de 2019.

Reunimos, logo abaixo, a programação de todas as comunidades da Paróquia, para que você possa participar conosco, mesmo que sua comunidade não tenha atividades no dia. Outro modo de ter acesso à programação é via WhatsApp. Estaremos online para indicar os locais e horários de celebrações e atividades da nossa Semana Santa. Salve o número em sua agenda e tenha informações em primeira mão: (31) 98338-9005.

Semear 021

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s