Paróquia Santíssima Trindade acolhe seu novo pároco, padre José Carlos Ferreira SJ

em

Na celebração em louvor a São José, patrono da Igreja e das famílias, fieis e lideranças da Paróquia Santíssima Trindade acompanharam a posse do seu quinto pároco jesuíta, o padre José Carlos Ferreira SJ. O rito de posse foi presidido pelo bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo.

_MG_3169

Ao saudar os fieis, dom Edson recordou a importante missão do pároco frente a uma parcela do Povo de Deus e alegrou-se com a comunidade que recebe um novo pároco e pastor, que terá a missão de evangelizar, santificar e governar essa rede de comunidades de fé. O bispo fez memória do rito da ordenação presbiteral, quando o padre tem suas mãos ungidas, unção essa que deve exalar e santificar a vida do povo a ele confiado. 

Segundo Dom Edson, nossa Igreja tem uma estrutura, na qual o sacerdote não chega de paraquedas. Disse ele, “a Igreja é Católica, Apostólica e Universal e assim para que o padre atue aqui em nome desta mesma Igreja, mesmo ele estando ligado a uma congregação, no caso, a Companhia de Jesus, precisa ter uma autorização concedida pelo arcebispo local. Convido vocês a ouvirem a Provisão de Pároco concedida ao padre José Carlos Ferreira pelo arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo”. 

Depois da leitura da Provisão, a Paróquia Santíssima Trindade pode finalmente acolher e celebrar a vinda do seu 5º pároco jesuíta, o padre José Carlos SJ que dará continuidade ao trabalho já feito, em comunhão com leigos, leigas e religiosas, pelos sacerdotes Valdivino Carvalho SJ, Roberto Albuquerque SJ, José dos Passos SJ e Donizetti Venâncio SJ. Este último, que recebeu do bispo e da comunidade ali reunida, carinho e agradecimento por tudo o que fez pela paróquia nos últimos cinco anos.

“Na pessoa de cada coordenador de comunidade e pastoral, meu muito obrigado. A vocês afirmo que encontrei aqui um povo que busca caminhar à luz de Deus. Mais uma vez, a todos meu muito obrigado e que Deus abençoe cada um com todas as bênçãos que vêm do céus, amem”, disse o padre Donizetti. 

Novo pároco fala de doação e colaboração!

Ao dirigir-se à comunidade, agora como pároco, padre José Carlos agradeceu a Dom Edson pela presença e pela celebração, além de fazer memória do caminho percorrido junto ao padre Donizetti na Companhia de Jesus. O padre afirmou ter herdado uma bonita missão, que dará continuidade e da qual espera contar com a colaboração de todos. 

O sacerdote afirmou que a realidade na qual a paróquia está inserida é repleta de situações que exigem total compromisso com a outra pessoa. “Quem não pode ajudar outra pessoa? Quem? Sempre há aquele que precisa de nós, por isso, conto com a colaboração de todos e todas, para que saibamos nos doar mais e melhor aos demais”, disse. 

José Carlos Ferreira

Nascido em Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais, José Carlos Ferreira deixou sua cidade natal com dez anos de idade, mudando-se com a família para Belo Horizonte, mais precisamente para o Floramar, bairro em que familiares ainda residem. Entrou na Companhia de Jesus em 1986, sendo ordenado sacerdote em 1998.

Por dois anos trabalhou na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e depois foi enviado à nossa Paróquia Santíssima Trindade para organizar as comunidades que seriam, em 2001, assumidas pela Companhia. Neste mesmo ano, mudou-se para São Paulo, para trabalhar nas Edições Loyola.

Outra etapa de sua missão foi exercida no Rio de Janeiro, na Administração da Província Brasil Centro-Leste. Regressou para o estado de São Paulo, desta vez, em Itaici, como pároco da Paróquia Santa Teresinha por exatos cinco anos. De lá, foi destinado a Belém (PA), onde atuou, por dois anos e meio, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, até ser chamado para estar à frente da Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia. 

Veja outras fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s