Carnaval de Oração, Partilha e Comunhão para mais de 160 pessoas na Paróquia

em

_MG_2064

Que a vida de Inácio nos inspire a estarmos com Cristo
e sermos livres e disponíveis para a Missão
de construir o Reino desejando fazer tudo
para a Maior Glória de Deus (AMDG)

A Paróquia Santíssima Trindade ofertou para mais de 160 pessoas uma oportunidade sem igual, no Carnaval, para o encontro com o Senhor, tendo a Espiritualidade Inaciana como caminho. Em três locais da paróquia, jovens e adultos de nossas comunidades e integrantes do Apostolado da Oração da Forania de Santa Luzia tiveram contato com o modo de rezar deixado por Santo Inácio de Loyola. O 8º Retiro Inaciano no Carnaval foi muito bom.

Foi muito bom porque as pessoas que dedicaram o feriado à oração puderam ter a certeza de que o “Espírito de Deus é que reza em nós”. Ao iniciar a pregação do retiro para o grupo de adultos, na noite de segunda-feira (4/3), padre Edison de Lima SJ afirmou que o caminho de oração conta sempre com a iniciativa de Deus, por seu Espírito, que rezou em Abraão, Moisés, Jeremias, Maria, José, que rezou em Jesus, na avó que temos, no meu Pai e no meu irmão. “É esse mesmo Espírito que reza, hoje, em nós”.

Ao indicar o caminho a ser percorrido pelos fieis, Edison recordou que a “oração é um colocar-se à disposição, com paz e tranquilidade, para que Deus possa rezar em nós”. Ele lembra que o objetivo de um Retiro é o de ajudar as pessoas a rezar. “Que as pessoas encontrem Deus, por meio da Palavra, da Oração e da Partilha, tendo consciência de sua realidade, ao seu ritmo, sem sacrifício desnecessário”, disse o sacerdote. 

Em sua 8ª edição, o Retiro Inaciano no Carnaval teve como tema a mesma inspiração da Campanha da Fraternidade 2019, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Além de dialogar com o compromisso cristão para fortalecer a cidadania e o bem comum, o encontro apresenta aos fieis a Espiritualidade Inaciana, esse bem deixado à Igreja por Santo Inácio de Loyola. Nesse modo de rezar, a sabedoria de Inácio recorda e dá valor ao que sinto e nos chama ao encontro com Jesus pela meditação e/ou contemplação.

Deus sempre nos fala! A oração é concreta, momento no qual pedimos a Deus a graça que verdadeiramente desejamos receber. Não nos esqueçamos: Deus é o grande doador dos dons. Deus é bom o tempo todo.

Veja mais fotos em nosso Flickr! Clique aqui!

_MG_2342

Na Penha

Os jovens deram início ao retiro, na segunda, com um pequeno baile de Carnaval na igreja Nossa Senhora da Penha. Foi um movimento para marcar a transição do barulho que os cercam nos dias da folia para uma experiência de silêncio, oração e encontro com Deus. A proposta foi conduzida pelo Espaço Magis Trindade, que reúne lideranças juvenis e jesuítas em formação. Entre 30 e 40 jovens participaram deste espaço de oração, que contou com o padre Roberto Albuquerque SJ na atenção às partilhas e confissões.

Os jovens da catequese de crisma, David Douglas e Robert Silva falaram da alegria vista e vivida no encontro. “Um espaço no qual o dançar e o rezar se encontraram”, disse Robert, e no qual “conseguimos partilhar pensamentos e ideias, nossa oração”, completou David.

Integrante da comunidade Bom Jesus, Isamara de Jesus afirmou que o retiro foi uma experiência diferente, que agregou conhecimento à sua fé. “Gostei muito de ter participado e o momento que mais me tocou foi a oração com o corpo, além de ter sido relaxante fazer, foi suave e me trouxe um ótimo momento de paz”, disse. Já a colega de comunidade, Izabela Borges deixou um desafio aos organizadores, com a proposta de o retiro ser feito em mais dias, tendo início na sexta-feira de carnaval. Será que topam? 

“Participei pela primeira vez do retiro junto aos jovens na Penha. Fui para ajudar na organização, mas vivenciei uma experiência maravilhosa. Apesar de ser para os jovens, fui muito bem acolhida por eles, tanto que me fez sentir um pouco mãe de todos. A experiência foi única, principalmente no momento em que fechamos os olhos e nos deixamos contemplar a presença de Deus no silêncio e na oração. A dinâmica com a música “Trem bala” ajudou-nos a perceber que nosso trabalho na paróquia, seja de pequena ou grande participação, vale a pena. Juntos podemos construir um mundo mais humano que acolhe a todos sem distinção, fazendo com que a nossa linda #parsantri seja mais unida e disposta a levar um pouco de dignidade e a alegria de Deus as pessoas que nos procuram!”, Luciene Reis

_MG_2300

Na Paz

O encontro na comunidade Nossa Senhora da Paz aconteceu na noite de segunda e durante toda a terça-feira e reuniu mais de 70 pessoas. A condução do retiro para grupo de adultos da paróquia foi feita pelo padre Edison de Lima SJ, com apoio dos estudantes jesuítas e de leigos que vivem a Espiritualidade Inaciana. Mais de 70 pessoas rezaram com eles.

Um momento extremamente feliz neste encontro foi o Lucernário. Em um belo espaço de oração, preparado no salão da comunidade, os participantes foram chamados a retirar-se, para estar com o Senhor, para colocar diante Dele, a palavra de suas vidas, para que Ele os ilumine e guarde sempre.  O padre Edison destacou que “cristãos engajados e servidores da missão, distanciados da multidão, possamos, depois, voltar com ânimo para a comunidade, capazes de multiplicar o peixe e o pão com a multidão que nos espera”.

Integrante da comunidade São José, a catequista Renata participou pelo primeira vez do Retiro de Carnaval, segundo ela, foi um tempo forte de oração, experiência maravilhosa para sua vida pessoal e comunitária. Os participantes alternavam entre momentos, seja para receber orientação sobre a oração, rezando sozinhos e os grupos de partilha. 

Mesmo ainda jovem, Sandra Gomes optou por participar do retiro com os adultos e ela disse ter vivenciado um dia forte e fortalecedor. “Esteve tudo ótimo, a recepção, a música, o ambiente, a comida, e, claro, os textos sugeridos e os momentos de partilha com pessoas que estavam realmente dispostas à oração”. Já a Nelcina Neto, coordenadora da Pastoral da Criança, disse ter vivido um retiro na medida certa, sentimento também partilhado pela coordenadora da Pastoral do Batismo, Hilda Maria, “todo o encontro me levou a refletir, contemplar e vivenciar o amor misericordioso de Deus”. 

“Para mim, foi uma experiência única, pois me proporcionou momentos de calma e silêncio o que no dia a dia é quase impossível. Como foi minha primeira participação não tenho como pontuar sobre o que melhorar. Só tenho agradecer pela oportunidade que tive e espero repetir novamente”, Gislane Bessa

Assim como nas demais comunidades, o retiro foi concluído com a Santa Missa. Momento no qual, ao redor das mesas da Palavra e da Eucaristia, os fieis louvaram e agradeceram a Deus por este tempo de oração, na certeza de que iremos todos alcançar a graça de “confiar que o Senhor caminha sempre com a gente”. 

_MG_2192

No Santo Inácio 

A novidade deste ano foi a oferta do Retiro de Carnaval para integrantes do Apostolado da Oração da Forania de Santa Luzia. Ao todo, mais de 60 agentes deste movimento estiveram na comunidade Santo Inácio para um primeiro contato com a Espiritualidade Inaciana. Vindos das paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Luzia e São João Batista, eles tiveram como assessor espiritual o padre Donizetti Venâncio SJ e os leigos da paróquia e da Comunidade de Vida Cristã de Belo Horizonte (CVX-BH). 

Responsável pelo pedido ao padre Donizetti, de um encontro inaciano para o Apostolado, a coordenadora forânea, Lucia Silva comemorou o sucesso da atividade. Alegria pela adesão e pela disponibilidade das pessoas em dialogar com o método inaciano de oração, que muito vai enriquecer a prática pastoral dos grupos do apostolado que estiveram por aqui.

Aqui, um destaque à participação da CVX-BH, nas pessoas do Maurício e da Deralda, além da alegria de rever e contar com leigas da paróquia (Graça, Fátima, Cida, Elisete, Dilza e Pretinha) na orientação junto às pessoas que antes sequer tinham tido contato com a obra de Santo Inácio. 

Retiro Quaresmal

Os participantes do nosso Retiro Inaciano no Carnaval foram convidados a aprofundar um pouco mais na proposta da Oração Inaciana. Para tanto, a Paróquia vai oferecer grupos de acompanhamento e partilha a quem for viver o Retiro Quaresmal, além de mais uma Tarde de Oração, programada para o dia 13 de abril, sábado, das 16 às 18 horas, na igreja Nossa Senhora da Penha. 

Você poderá adquirir o livro do Retiro Quaresmal, na Secretaria Paroquial, por apenas R$ 10 ou fazer o download dos materiais neste link: https://goo.gl/KtoXri

A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa, no qual busca-se fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na vida cotidiana. Esse período vai da Quarta-feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, sem incluí-la.

Segundo o padre Luís Renato SJ, para todo cristão, o itinerário fundamental desse tempo é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. Todos os anos, o jesuíta prepara o material do Retiro Quaresmal. “Dessa experiência deverá brotar em nós, como resposta ao amor de Deus, o desejo e a prática de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele em todos os momentos e situações de nossa vida”, afirma.

De acordo com o jesuíta, “as pessoas que, nesta experiência, respondem com empenho e fidelidade à graça de Deus, tem obtido como fruto um notável crescimento em sua vida de fé, de oração, na convivência familiar e comunitária, no trabalho pastoral-evangelizador e no desejo de aprofundar sempre mais sua intimidade com Deus”. Luís Renato explica que é possível fazer a experiência do Retiro Quaresmal sozinho ou em grupo, mas lembra que é fundamental seguir alguns elementos básicos:

  1. Dedicar 30 minutos à oração pessoal diária e rever esta oração durante alguns minutos.
  2. Participar de um encontro semanal para partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s