Paróquia convida você para encontros da Campanha da Fraternidade 2019

em

Com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, a Campanha da Fraternidade 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, além de fazer a distinção entre política eleitoral-partidária e políticas de estado. Para viver a proposta de reflexão anual sugerida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Paróquia Santíssima Trindade programou três importantes momentos.

No entanto, antes de falar dessas atividades, vamos dialogar caso você esteja por aí a se perguntar o que isso tem a ver com nossa experiência de fé.

Os profetas no antigo Israel lutaram pela justiça. Sensíveis à Palavra de Deus enfrentaram os muitos problemas que ameaçavam o povo simples em sua tentativa de buscar sobrevivência digna. Para eles, as questões sociais estão ligadas às questões religiosas. Afinal, a Palavra de Deus insiste na bondade, visando sobretudo da parte dos detentores de bens e poder, o respeito pelos direitos dos indefesos. 

“Aprendei a fazer o bem! Buscai o direito! Corrige o opressor! Fazei justiça ao órfão! Brigai pela viúva!” (Is 1,17). Além desse experiência de denúncia e busca pelo respeito à vida, o lema da campanha está inspirado no profeta Isaías, quando ele afirma “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Para compreender esse caminho de profetismo e conversão pessoal e comunitária, vamos nos apoiar no método ver-julgar-agir, com a proposta de três encontros, abertos para toda liderança paroquial (conforme convite feito pelo padre Donizetti, em vídeo, no Facebook) e aos fieis de nossa rede de comunidades. Anime-se em participar desses encontros com a gente! 

> Encontro Ver: dia 17 de fevereiro, 15h, na Penha

A proposta do primeiro encontro é, de modo conjunto, ver e buscar entender o que é Política Pública, diferenciar a Política que gera e garante vida, direitos e justiça, daquilo que não promove vida e bem-estar à coletividade. Atividade será mediada pela Área Social e pelo Espaço Magis Trindade

> Encontro Julgar: dia 24 de fevereiro, 15h, no São José (*) 

Já neste encontro, vamos, à luz do Evangelho, tendo também a Doutrina Social da Igreja ao nosso lado, nos voltar à uma reflexão sobre a dignidade da pessoa humana. É um convite ao discernimento, no qual, teremos a contribuição na mediação das pastorais da Catequese e do Círculos Bíblicos. (*) termina com a missa na igreja São José. 

> Encontro Agir: dia 10 de março, às 16 horas, na Paz

Já tradicional em nossa Paróquia, a celebração do 1º Domingo da Quaresma marca para todos nós o início de um caminho de conversão pessoal e comunitário, que se dá, também pela vivência daquilo que nos chama a Campanha da Fraternidade. Será uma celebração linda e repleta de vida, na qual, vamos vislumbrar o Reino Prometido por Deus e também as possibilidades de uma vida mais digna se as políticas públicas fossem efetivamente colocadas em prática em favor do bem comum.

Neste dia não teremos às missas das 18h00 e das 19h30. Veja com seu coordenador, como sua comunidade irá se deslocar até a Igreja Nossa Senhora da Paz para essa celebração de Abertura da Campanha da Fraternidade na Paróquia Santíssima Trindade. 

Veja o convite feito por nosso pároco, padre Donizetti SJ.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s