Experiências Magis: jovens da Paróquia Santíssima Trindade partilham vivências

em

Quatro jovens da Paróquia Santíssima Trindade tiveram a oportunidade de participar, em janeiro, das Experiências Magis de Verão. Fernando Fialho, Leomarques Oliveira e Taylor Ladeia foram para Anchieta (ES), onde viveram a jornada vocacional, conhecida pelo nome de Experiência Cardoner. Já a coordenadora do Espaço Magis Trindade, Michelle Martins, fez a opção pelos Exercícios Espirituais de 8 Dias, em Indaiatuba (SP). 

Nas duas experiências, a proposta era a de levar o/a jovem a sair do cotidiano, aprofundar a fé e buscar sentido para a vida se aproximando de Jesus, servindo mais e aos demais. O Programa MAGIS Brasil ofereceu, em comunhão com outras obras parceiras na missão com as juventudes, essas e outras atividades entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019.

A experiência dos Exercícios Espirituais de 8 dias é destinada para jovens que já participaram dos EEJ por etapas ou alguma modalidade dos Exercícios Espirituais.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são um caminho de oração que ajuda a criar uma familiaridade com Deus, a partir da oração e do silêncio. É um tempo propício para estar com o Senhor da Vida. É uma experiência de oração, de silêncio, tempo para estar consigo mesmo/a e com Deus. A importância deste tempo foi realçada no testemunho partilhado pela Michelle com todos nós da Paróquia Santíssima Trindade. Leia abaixo

Ter a oportunidade de me retirar do tumulto, agitação e correria do dia a dia, parar por 8 dias, me dedicar a ouvir a voz de Deus através do silêncio, foi essencial para o meu começo de ano. Foi uma caminhada fantástica de descobertas e aprofundamentos, onde pude sentir e saborear Deus em todas as coisas. Conhecer mais a pessoa de Jesus Cristo e a partir de sua vida, rezar a minha vida e me reconectar comigo mesma.

Cercados pela natureza, com uma estrutura criada pelos homens, mas inspirada por Deus, encontrar locais propícios a oração foi fácil. O local, o Mosteiro de Itaici, encanta e proporciona a paz e serenidade para realização dos exercícios. É maravilhoso viver essa experiência de reconhecer esse amor de Deus, que vai se revelando tão grande. Que faz com que ele se recline até nós, para acolher-nos e cuidar-nos.

A proposta de Inácio através dos exercícios pode parecer difícil e desafiadora, mas ao mesmo tempo encanta por conseguir proporcionar a reflexão da vida a partir do evangelho: o que fiz, que faço e o que farei por ti Senhor? Através dos Exercícios Espirituais podemos ter o encontro com esse Deus que se fez homem, para caminhar conosco. E ele caminha todos os dias, em todos os momentos, até quando nem percebemos.

No silêncio Deus também fala. Agora, é bonito de ver os frutos que vamos colhendo após essa experiência tão forte, marcada pela liberdade. Liberdade interior que nos leva a mais amar e servir. Saio dessa experiência renovada e enriquecida também pelas partilhas inspiradoras dos demais jovens ‘retirantes’ e da equipe orientadora, que conduziu tudo com muita leveza. Cada um com seu olhar de mundo, mesmo no silêncio, contribuiu para que a oração acontecesse da melhor maneira.

Que mais jovens possam ter essa oportunidade de ter um tempo para si, ordenar os sentimentos e ouvir o que Deus tem pra falar, a que Ele nos chama. Compreendo quanto amor e misericórdia Ele tem nos dedicado a todo momento.

whatsappimage2019-01-29at12.15.54

A experiência Cardoner é indicada para jovens rapazes inquietos vocacionalmente, que tenham o desejo de conhecer e aprofundar a vida de Santo Inácio de Loyola e a missão da Companhia de Jesus, através de momentos de oração, partilha, convivência e outras experiências nas comunidades locais.

Ao optar por essa experiência, o trio ternura da comunidade Nossa Senhora da Penha teve a oportunidade de experimentar um encontro vivo com outros jovens rapazes que vivem o discernimento vocacional para suas vidas e para a missão cristã, seja nas comunidades em que habitam, seja fazendo a opção por um caminho consagrado ao Senhor. Logo abaixo, você pode conferir a partilha feita pelo Fernando, Leomarques e Taylor. 

Fernando Fialho, experiência Cardoner

“Foi uma experiência fantástica, com dias de oração e discernimento, nos quais pude aprofundar no conhecimento sobre a vida de Santo Inácio de Loyola. Quão grandioso foi este homem e suas obras, entre as quais a Companhia de Jesus. Convivemos com diferentes pessoas, jovens com inquietações distintas e desejos vocacionais, isso tudo em um lugar maravilhoso, a terra em que outro jesuíta – São José de Anchieta – viveu e fez sua história. Para encerrar, deixo um pequeno trecho da homilia do padre Jonas Caprini SJ na missa de conclusão da experiência no Santuário Nacional de São José de Anchieta: ‘a vocação não é só um chamado à experiência sacerdotal, mas um constante chamado à vida'”. 

Leomarques Oliveira, experiência Cardoner

“Estar no lugar onde um santo viveu sua vocação fez-me abrir os olhos e contemplar como é linda a história dos Jesuítas no Brasil do século 16, saber dos momentos de altos e baixos e a perseverança de Anchieta para sempre estar ao lado dos índios. As experiências Magis, são sempre incríveis e no encontro Cardoner não foi diferente. Perceber minha vocação de ser leigo e aprender com a vida de Inácio de Loyola, de Anchieta e da Companhia de Jesus foi gratificante e oportuno para, de volta à paróquia, continuar minha missão de ajudar no que for preciso”.

Taylor Ladeia, experiência Cardoner

“A experiência Magis Cardoner foi como uma complementação, propícia a aprender mais sobre a vida de Santo Inácio de Loyola e a Companhia de Jesus. E o Magis nos transfere esse desejo de aprender mais e vivenciar um momento de espiritualidade Inaciana no processo vocacional. Ao ter a chance de conhecer diversas pessoas, de culturas e estados diferentes, ajudou suficientemente nessa experiência. E estar em Anchieta, Espírito Santo, no santuário do Jesuíta São José de Anchieta, onde viveu um tempo de sua vida e morreu foi um momento excepcional para minha caminhada cristã e para vida”. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Companhia de Jesus, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e o Programa MAGIS Brasil? Mande mensagem para o e-mail vocacao@jesuitasbrasil.org.br ou pelo WhatsApp (11) 94312-7690. Em nossa Paróquia, você pode conversar diretamente com os estudantes jesuítas ou mesmo dialogar com os integrantes do Espaço Magis Trindade, da Equipe Paroquial de Espiritualidade e também com os sacerdotes que aqui atuam. 


(*) Fotos encaminhadas pelos participantes e também de autoria do padre Regis Sarto SJ

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s