Retiro Inaciano no Carnaval é chamado à liberdade de filhos e filhas de Deus; inscreva-se!

em

A 8ª edição do Retiro Inaciano no Carnaval da Paróquia Santíssima Trindade traz o lema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27) – como elemento iluminador para os encontros de oração no período do carnaval. O retiro tem a proposta de dialogar, a partir da experiência da espiritualidade inaciana, o compromisso cristão para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. 

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, afirma que “o Reino de Deus já está ‘em nosso meio’, porém é preciso fazer nossa parte quando por um impulso do coração, guiado por uma fé límpida, nos tornemos uma fraternidade de irmãos e irmãs”. Para isso, disse o bispo, “devemos descer da montanha, agir como o ‘bom samaritano’, com humildade e amor, e nos curvar à vida do irmão, numa atitude de dom e reverência à vida”.

Será um tempo forte de oração, partilha e vida comunitária, e, para alguns, a introdução na proposta dos Exercícios Espirituais deixados por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. O Retiro é um convite ao encontro com o Senhor da Vida, em meio à agitação do Carnaval, para a posterior descida da montanha e o compromisso de vida com a vida de quem caminha ao nosso lado. 

Atente-se aos horários: este ano o Carnaval será em março e o nosso retiro seguirá a mesma metodologia dos anos anteriores: na noite da segunda-feira, dia 4 de março, daremos início ao Retiro, com as primeiras colações e orações, às 19 horas. Já na terça-feira, dia 5/3, o encontro será realizado durante todo o dia, das 8 às 17 horas.

Públicos

Uma preocupação da equipe de organização do Retiro está na adequação da metodologia para ajudar públicos diferentes a bem rezar neste que é, para muitos, o primeiro contato com a Espiritualidade Inaciana. Assim, realizados dois encontros simultâneos: um para jovens e outro para adultos.

No decorrer do encontro, vamos contar com a disponibilidade de pessoas com trajetória na condução dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio para Orientação Espiritual Individual a quem desejar. Teremos ainda a presença do sacerdote para aqueles que, fazendo o retiro, tenham o desejo do Sacramento da Reconciliação.

Onde será o retiro?

PARA JOVENS na Comunidade Nossa Senhora da Penha, situada à Avenida Yolanda Teixeira da Costa, 1.606 – Bairro Palmital B, em Santa Luzia (MG). O ônibus 4335 (Palmital – Terminal São Benedito) deixa você na porta da igreja.

PARA ADULTOS na Comunidade Nossa Senhora da Paz, situada à Avenida Antonio de Pinho Tavares, 397 – Bairro Cristina B, em Santa Luzia (MG). O ônibus 4335 (Palmital – Terminal São Benedito) deixa você na porta da igreja.

32394895643_a24d427ddb_b

Inscrições!

As inscrições já podem ser feitas pela internet. Para isso, basta clicar aqui e preencher o formulário. A partir do próximo final de semana, em todas as comunidades, terão agentes pastorais responsáveis por realizar a inscrição de quem desejar participar do retiro.

cardsparsantri

O amor existe e sobrevive, apesar de tudo, no silêncio de muitos corações,
mas só terá sua plenitude na relação coerente de cada pessoa
e de toda comunidade, com este amor.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s