Jesuítas convidam ao Retiro do Advento: “na mística da Encarnação”

em

A cada ano em nossas comunidades cristãs o Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal do Senhor Jesus. Evidentemente, em todas as celebrações do ano litúrgico sempre encontraremos muitas expressões, seja nas leituras proclamadas, seja nas diversas orações, que nos remetem à memória do mistério da encarnação de Cristo (nascimento histórico em Belém de Judá) e à feliz esperança de sua vinda gloriosa (parusia), quando chegará o dia sem ocaso e Cristo será tudo em todos.

Aqui, basta-nos lembrar a aclamação memorial, coração da prece eucarística, quando em cada celebração dizemos repetidamente: “Vinde, Senhor Jesus!”; ou, ainda, a belíssima intervenção da assembleia na prece eucarística sobre Reconciliação I: “Esperamos, ó Cristo, vossa vinda gloriosa”.

Neste caminho espiritual, a Paróquia Santíssima Trindade assume a proposta desta experiência diária de oração que é o Retiro do Advento, preparado pelo padre Luiz Renato Carvalho SJ, e convida você a um encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo do Tempo do Advento.

Como também nos anima o Documento de Aparecida, ressalta o padre Renato, “a oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai”.

 A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso, “é necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre”. Documento de Aparecida 146.

Este caminho de oração, feito no dia-a-dia, por um determinado tempo, baseia-se em exercícios de oração, sugeridos e elaborados neste material que ora apresentamos (abaixo), no entanto, elementos básicos são necessários para se fazer o Retiro do Advento. 

Grupos de partilha e acompanhamento

Além das orientações dadas para que seja vivido de modo pessoal o Retiro do Advento,  o padre Luiz Renato aconselha que seria desejável um acompanhamento mais direto e sugere duas possibilidades:

  1. Recomenda-se às pessoas que desejam fazer o retiro, formarem grupos por proximidade geográfica ou afetiva, sejam grupos já existentes na paróquia, sejam grupos a se constituírem. O objetivo é reunir-se, semanalmente de preferência, para a partilha das experiências.
  2. Tanto quanto possível, os grupos sejam acompanhados por um orientador(a) mais experiente na vida de oração, de preferência nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, auxiliado por outros acompanhantes idôneos que se disponham a prestar este serviço pastoral.

Diante das duas sugestões, é importante recordar que a Paróquia Santíssima Trindade possui sua Equipe de Espiritualidade, hoje liderados pela Graça Coral, da comunidade Nossa Senhora da Penha, além de lideranças comunitárias e pastorais que já vivenciam a Espiritualidade Inaciana. 

A quem deseja estar em um grupo de partilha já formado ou criar o seu coletivo e contar com a presença de um orientador espiritual, sugerimos contatar o WhatsApp da Paróquia (31) 98338-9005, para que seja direcionados à equipe paroquial. Que tudo isso nos ajude a uma excelente preparação para o Natal do Senhor. 

Material 

Clique no nome dos documentos e faça o download do material do Retiro do Advento 2018:

RA-Proposta.2018

RA-Sem. Introdutória.2018

RA-Primeira Semana.2018

RA-Segunda Semana.2018

RA-Terceira Semana.2018

RA-Quarta Semana.2018

unnamed

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s