Feriado de formações e assembleias pastorais na Paróquia Santíssima Trindade

em

Como é do conhecimento de muitos, a Paróquia Santíssima Trindade garante a realização do Plano Pastoral contando com grande disponibilidade de atividades formativas. Nas últimas semanas e, de modo especial, no decorrer do feriado de Finados, as pastorais do Dízimo, da Liturgia, da Criança, do Batismo e da Pessoa Idosa estiveram reunidas em encontros de formação e assembleia, para dar melhor direcionamento à pratica pastoral. 

No dia 27 de outubro, na comunidade Nossa Senhora da Paz, cerca de 25 integrantes da Pastoral do Dízimo estiveram reunidos em uma reunião ampliada, na qual a Campanha Arquidiocesana de Conscientização do Dízimo foi apresentada. Além disso, no encontro, os agentes pastorais puderam dialogar sobre as dimensões do Dízimo: caritativa-social, missionária e religiosa-eclesial

cabecalho-site-2-1024x384

Veja mais fotos em nosso Flickr! Clique aqui!

Também naquele encontro ficou estabelecido que nas missas de novembro, em todas as comunidades, agentes da Pastoral do Dízimo e/ou pessoas previamente preparadas irão falar com os fieis tendo como base o material informativo produzido pela Arquidiocese de BH. A cada semana, às sextas-feiras, a Pastoral da Comunicação vai disponibilizar o conteúdo neste site e nas redes sociais da paróquia. 

Assembleia da Liturgia

O dia de Finados (2/11) foi marcado por um importante encontro paroquial. Animadores, leitores, salmistas, instrumentistas e pessoas responsáveis pelo Espaço Sagrado das igrejas se encontraram na Assembleia da Pastoral da Liturgia. Além deles, ministros e agentes de outras pastorais, como catequese e batismo, participaram do encontro sediado no Salão da Comunidade Nossa Senhora da Penha, das 8h ao meio dia.

Ao todo, 102 pessoas acompanharam e puderam dialogar com a proposta de formação ofertada pelo professor da FAJE e colaborador na paróquia, padre Washington Paranhos SJ, Às equipes de liturgia, provocou que essas devem ter clareza de todo conteúdo teológico e espiritual dos ritos da Missa.

“É preciso criar consciência da eucaristia como memorial do mistério pascal, valorizar a teologia do mistério pascal, estudá-la melhor, partindo dos ritos e mergulhar em sua mística e espiritualidade”, advertiu. 

No decorrer de todo o encontro, padre Washington trouxe elementos que caracterizam e dão melhor compreensão à vivência dos ritos iniciais e finais da celebração e também para a Liturgia da Palavra e da Eucaristia. 

Coordenadora Paroquial da Liturgia, Luciene Reis destaca o comprometimento dos agentes pastorais na escuta e na busca de mais informações sobre como oferecer uma celebração na qual os fieis se sintam contemplados/as a rezar, a louvar e a ter seu encontro íntimo com o Senhor.

“A assembleia foi toda trabalhada dentro das palavras: fortaleza, oportunidade, fraqueza e comunidades. Foi muito bom, com momentos de aprendizado na teoria e na prática, pois o padre Washington conseguiu envolver todos com uma linguagem dinâmica e simples. Eu amei, assim como os demais, compreender a dimensão do que é a Liturgia, sem perder a essência da espiritualidade Inaciana”, enalteceu. 

Encontro de Líderes da Pastoral da Criança

O domingo que se passou foi marcado pela celebração de Todos os Santos, além disso, na Comunidade Nossa Senhora da Guia, o padre Donizetti Venâncio SJ junto à equipe paroquial da Pastoral da Criança, teve a grata alegria de receber e celebrar essa festa litúrgica com aproximadamente 80 agentes da pastoral, vindos de outras quatro paróquias da Forania de Santa Luzia.

O encontro de líderes da Pastoral da Criança é uma atividade permanente que acontece a cada ano em uma paróquia diferente. Nele, os agentes pastorais contemplam uma manhã de espiritualidade e no período da tarde fazem avaliação da caminhada e planejam o ano futuro, além de garantir um momento para o lazer e a convivência fraterna. 

Para a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança, Nelcina Neto, o encontro foi muito bem aproveitado. “A missa foi muito boa, a paciência em esperar o povo devido o atraso do ônibus e a presença de outras lideranças da paróquia, como a Fátima da Área Social, faz com que nos sentíssemos ainda mais incluídos a esta rede de comunidades”, relatou.

Formação da Pastoral da Pessoa Idosa

Também no domingo (4/11), das 14 às 17 horas, só que no Vicariato Especial para a Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, cerca de 10 integrantes da Pastoral da Pessoa Idosa participaram do encontro de confraternização pelos 14 anos de criação da pastoral e formação conduzida pelo jesuíta estudante de Teologia, Lucian.  

Integrante da pastoral na comunidade Nossa Senhora da Paz, Angelica das Graças fala da alegria de ter participado do encontro, no qual, o jesuíta abordou o tema da Santidade, à luz da Exortação Apostólica do papa Francisco “Gaudete et Exsultate”, que nos chama a ser santos e santas no dia a dia, no mundo atual.

“Além de celebrar o aniversário da pastoral, tivemos a alegria de partilhar os desafios e as conquistas da missão com representantes de outras paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi um momento oportuno para conhecer novas pessoas, partilhar, celebrar e brincar entre irmãos na mesma missão”, afirmou Nilce Ferreira, coordenadora paroquial e diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa. 

Por fim, formação da Pastoral do Batismo

Com a proposta de dialogar sobre o Batismo, caminho de evangelização, cerca de 20 catequistas da Pastoral do Batismo se reuniram no salão da comunidade Nossa Senhora da Penha, na tarde de domingo (4/11).

Conduzido pelo padre Washignton Paranhos SJ, o encontro dialogou sobre os elementos essenciais à experiência do Batismo, com especial menção de que o mistério da salvação é revelado nos sacramentos propostos pela vida eclesial e comunitária. 

“O Batismo, assim como os demais sacramentos, tem a capacidade de curar, libertar e trazer vida nova”, afirmou o padre Washington, antes de detalhar as partes que compõem e contribuem para melhor vivência do sacramento. Ele destacou a importância dos ritos iniciais e que, para além do banho e das unções, o batismo é efetivamente celebrado na Profissão de Fé, quando pais e padrinhos, declaram sua fé em Deus. 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s