32ª Festa da Guia devolve sorriso ao rosto de quem vive a missão de evangelizar

em

“Caso tenha um bar no caminho, também por lá temos que passar, pois se uma pessoa que ali está se deixar tocar pela mão de Maria, a Festa já alcançou sua meta. Temos que ter coragem para sair pelas ruas, levando a todos a alegria da Palavra de Deus, do Encontro com o Filho de Maria, Jesus”, padre Donizetti Venâncio SJ. 

_MG_6660

A 32ª Festa de Nossa Senhora da Guia chegou ao fim, no domingo (23/9), com a certeza de que a comunidade tem muitos motivos para louvar e reverenciar a Deus. Belos momentos que ajudaram fieis a contemplar o amor de Deus por seus filhos e filhas. Desde o dia 1º de setembro, a comunidade festejou sua padroeira com especial atenção às crianças, jovens e às pastorais e aos movimentos que dão força à Evangelização no Setor 7 do Palmital.

Em sua homilia, o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre Donizetti Venâncio SJ revelou a alegria de participar da festa que teve como tema o pedido de renovar em nós a alegria de Evangelizar. “No atual contexto social e político, além de outras dimensões, é perceptível que querem nos desanimar, abafar a nossa voz, a pujança da evangelização, mas não podemos esmorecer, sigamos em frente”, disse à comunidade.

Donizetti voltou ao Evangelho para recordar do encontro de Maria com sua prima, Isabel. Ao destacar que não é algo fúnebre, mas de alegria. Bem-aventurada quem acredita, pois carrega consigo uma mensagem de alegria. “Para levar a Palavra de Deus, o evangelizador deve estar repleto de alegria, pois como Maria, carrega consigo o Cristo, motivo de nossa esperança e de nossa vida na comunidade, que a faz viver por mais outros 32 anos”.

A festa foi mais uma oportunidade de agradecer à Maria, que por 32 anos, neste lugar, inspira a Comunidade Nossa Senhora da Guia à irradiar a Palavra de seu Filho a todas as pessoas. Assim como pôde ser testemunhado no decorrer da procissão, quando na metade do caminho, um grupo de jovens, homens e mulheres, deram uma pausa ao pagode que curtiam para contemplar e rezar junto às pessoas que caminhavam pelas ruas do bairro.

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

“Que alegria ver a dúvida dando lugar a certeza de que Deus está sempre ao lado da gente. Quando diante do bar, vi jovens cantores de pagode (estavam animados) rezar a Ave Maria puxada pelo Sr. Sebastião, no momento só pude agradecer a Deus, por conceder a todos uma pausa reanimadora na e para a fé”, disse a jovem Jéssica Cristina. 

Felizes os que acreditaram

A missa solene presidida pelo padre Donizetti e concelebrada pelo padre Moisés Ponte SJ coroou um período festivo que valorizou no decorrer de todo mês de setembro a vida em comunidade, sob os pilares da evangelização: crianças, jovens e o trabalho pastoral.

Foi muito oportuno a comunidade escolher celebrar as forças da comunidade, assim como o fez a Paz e também a Penha. Realçar a necessidade do envolvimento das pessoas na vida pastoral da comunidade é ter a certeza de que Deus dirige e conduz seu povo, mas que todo batizado e toda batizada é chamado/a a tomar sua parte na missão. 

“Assim, convido-os, renovem suas forças e busquem em Maria essa força para continuar a caminhada, lembrem-se estamos aqui há 32 anos e a Igreja, no mundo todo, por séculos e séculos pois nosso Deus criou esse mundo, a Ele a quem louvamos, agradecemos como Maria o fez. Bem aventurados aqueles que acreditaram”, disse Donizetti. 

Crianças, jovens e pastorais

Ainda no dia 2/9, a comunidade celebrou as crianças, ‘sementes da evangelização’. A missa trouxe para o centro essa força viva da Guia, assim como o fez Jesus, que no jeito de ser da criança reconhece o modelo de discernimento do Reino de Deus. Na solenidade, padre Donizetti pediu à catequese que retome as missas com a participação das crianças. “Uma criança que participa da preparação da missa, vai vivê-la de forma mais atuante”, disse.

Aos jovens, a festa foi uma oportunidade de redescobrir o compromisso com o anúncio do Evangelho. Trazer a força da juventude dá esperança de que a comunidade terá muitos outros anos de vida, pois com o modo de ser próprio do jovem, a Igreja chega aqueles corações as vezes feridos ou isolados ou distantes da comunidade de fé. 

Por fim, a festa da Guia contou com a bonita participação das pastorais, esses grupos de pessoas que são a força, que movem e que fazem a vida na comunidade acontecer. Às lideranças presentes, o padre Donizetti pediu que trabalhem para que os Conselhos Comunitários sejam lugares de total atenção à vida das pastorais. 

“O dia em que a nossa igreja não tiver pastoral, pode fechar as portas. Veja bem, olho para cá, vejo a liturgia, para lá, a catequese e os jovens, lá ao fundo está a Nelcina e com ela as pastorais da Criança e da Pessoa Idosa”, disse antes de se voltar à assembleia dos fieis e afirmar que o olhar focado permite identificar alguma missão na qual se consiga integrar.

_MG_6657

Bingo! A Festa continua… 

A festa continua com uma bonita atitude da comunidade. Neste sábado (29/9), às 20 horas, acontecerá o BINGO BENEFICENTE, no qual toda a renda com a venda das cartelas será destinada para o Fundo Social, responsável pela manutenção dos projetos sociais e obras de caridade da Paróquia Santíssima Trindade.

A cartela tem custo de R$ 10 e garante a participação em dez rodadas, entre as quais, a última, que garante UM SALÁRIO MÍNIMO como premiação. Adquira logo a sua cartela e participe com a gente! O bingo será realizado no pátio da Igreja Nossa Senhora da Guia, localizada à Rua Perfecta Sieiro Limeres, 177 no bairro Palmital A. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s