Setembro: mês de festas marianas e plena adesão à Palavra de Deus

em

A Paróquia Santíssima Trindade viveu um final de semana rico em atividades, com bonita adesão dos fieis e agentes pastorais em função do início dos festejos de duas comunidades marianas: Nossa Senhora da Paz, em sua 36ª Festa, e Nossa Senhora da Guia, na comemoração do seu 32º aniversário.

Com as temáticas, “Maria, a primeira discípula” e “Renova em nós a alegria de Evangelizar”, respectivamente, Paz e Guia fazem de suas festas um verdadeiro convite ao assumir, de fato, o chamado que é feito a todo batizado e batizada: seja discípulo e discípula, viva em constante estado de missão.

Confira a programação das festas, clique no link: 36ª Festa de Nossa Senhora da Paz32ª Festa de Nossa Senhora da Guia.

Assim, no sábado (1°/9), dezenas de fieis se reuniram na Praça da Rua Hudson Milagre Amaral, no Setor 7 do bairro Palmital, para um momento de louvor e pregação, preparado pelo Grupo de Oração Mensageiros da Paz. Logo na sequência, o padre Moisés Ponte SJ presidiu a Eucaristia que marcava a abertura da festa em homenagem à Senhora da Guia.

No mesmo momento, porém no Cristina B, outra centena de fieis festejavam Nossa Senhora da Paz. A missa de abertura da 36ª festa foi animada pelas comunidades irmãs Santo Inácio, Santo Alberto Hurtado e Bom Jesus. A Eucaristia, presidida pelo padre Donizetti Venâncio SJ, antecedeu o já tradicional Bingo da Paz. Além da diversão, não faltou o bom tropeiro e o pastel frito na hora. 

Domingo das crianças e das comunidades

Em continuidade à participação das comunidades na festa, na missa das 7h30, a igreja da Paz recebeu os fiéis das igrejas Nossa Senhora da Guia e Sagrada Família. Já na celebração das 19h30, foi a vez das igrejas Nossa Senhora da Penha, São José e São José de Anchieta tomarem lugar nos festejos em homenagem à padroeira do Conjunto Cristina.

Também no domingo (2/9), a comunidade Nossa Senhora da Guia preparou e permitiu às crianças da catequese a animação da missa das 19h30. Presidida pelo padre Washington Paranhos SJ, a celebração destacava a vida das crianças e adolescentes como “semente da evangelização”. 

Setembro é o mês da Bíblia

“Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” (Lucas 2,19)

Como primeira discípula e mãe da evangelização, Maria, aqui na Paróquia celebrada com os títulos de Paz, Penha e Guia, nos indica o caminho único da salvação humana, que é seu Filho, Jesus Cristo. As festas das três comunidades marianas coincide com o mês da Bíblia, e se tornam espaços propícios para o encontro real de todos os fieis com a essencialidade da nossa fé, como bem recordou o padre Moisés na missa do último domingo na Paz.

“Frente aos mais de 600 mandamentos que os doutores da lei e fariseus impunham ao Povo de Deus, Jesus destaca que o fundamento a Lei de Deus está no Amar a Deus sobre todas as coisas e amar os irmãos como a si mesmo“, disse padre Moisés.

As festas das comunidades marianas estão todas elas repletas de celebrações e momentos de escuta e partilha, o que permite aos fieis encontros reais com Deus por meio de Sua Palavra. Nesta experiência, o exemplo de Maria é o convite a que cada pessoa “guarde em seu coração” o essencial da fé cristã que nos textos bíblicos nos são revelados. 

Encontrão do Círculo Bíblico

No dia 30 de setembro, das 14 às 18 horas, na igreja Santo Inácio, você poderá participar do Encontrão Paroquial de Círculos Bíblicos. Será uma oportunidade de compreender o livro da Sabedoria. O assessor do encontro será o padre Roberto Albuquerque SJ. Essa atividade conclui o mês da Bíblia na Paróquia.

Antes, porém, a Comunidade Nossa Senhora da Paz fez uma bonita movimentação com os seus onze grupos de Círculos Bíblicos. Na última sexta-feira (31/8), reuniram-se todos eles na Igreja para a Missa de conclusão da Novena em louvor à padroeira. Foi uma linda manifestação da comunidade Igreja da Palavra, como bem nos chama o Plano Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

Contribuíram com essa publicação | Fotos: Ademir, Elzi e Viviane (na Paz) e Andrés SJ e Jessica (na Guia). Texto: Marcelo. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s