Experiências Magis 2018 conscientiza jovens para o cuidado com o Meio Ambiente

em

As Experiências MAGIS são chamado a ir ao encontro do próximo e, consequentemente, se encarnar nas diferentes culturas e realidades, tendo como referência a vivência da espiritualidade inaciana. Na última semana, entre 24 e 29 de julho, mais de 50 jovens da Paróquia Santíssima Trindade se envolveram com a proposta a eles apresentada pelo Espaço Magis Trindade. 

Intitulada “ContemplAção“, a experiência 2018 foi um chamado ao eixo do programa MAGIS que versa sobre o “ser mais contemplativo”, contemplativos na ação. Deste modo, os encontros tiveram início, na terça-feira (24/7), no alto do bairro Nova Esperança, lugar que garante uma bonita vista de toda a cidade de Santa Luzia e também de Belo Horizonte.

37777240_10217015060671948_615185796646830080_n

Integrante do Magis Trindade, Dener Santos destaca que as experiências são “um tempo de se doar ao próximo e também à natureza. Verdadeiro momento de contemplação da vida”. Ele afirmou que iniciar na comunidade São José permite uma abertura do coração do jovem, ao contemplar a vista, para os momentos de formação, convivência, peregrinação e espiritualidade. 

No encontro de abertura, mais de 30 jovens dialogaram e puderam participar da Oficina de Capoeira, com o mestre Paulo, ofertada na comunidade pelo Projeto Social Tecer Redes, que é mantido pelo Fundo Social da Paróquia Santíssima Trindade. 

Socioambiental

Entre os dias 25 e 27, a programação seguiu com a oferta das oficinas com uma pegada socioambiental, nas quais, os jovens puderam dialogar sobre a relação da sociedade com o Meio Ambiente. Com participação de jovens das comunidades Paz, Penha, Guia, São José e Bom Jesus, os encontros aconteceram na comunidade do bairro Belo Vale.

Lá, tiveram a oportunidade de conhecer uns aos outros, com partilha sobre passagens bíblicas que relatam a criação do mundo e sua compreensão, além de um debate sobre o documentário “Ilha das Flores” que desperta para a consciência do mal que uma simples garrafa de plástico jogada no chão traz ao futuro dos jovens e de toda humanidade. 

Ao final da primeira noite de oficinas socioambientais, os jovens puderam produzir o próprio alimento, em meio a uma dinâmica conduzida pela nutricionista e integrante do Espaço Magis Trindade, Amanda Carla. 

Na quinta-feira (26/7), o que rolou? Inspirados no trecho da oração de Santo Inácio que diz “todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo”, os jovens foram envolvidos na oficina sobre o Direito Ambiental. A jovem Talita, da comunidade Bom Jesus, trouxe dados e conceitos que ajudam a compreender direitos e deveres para a proteção da vida. 

“Já o Guilherme, da comunidade Nossa Senhora da Penha, dinamizou o encontro a partir da parábola dos talentos e com uma dinâmica lembrou-nos que temos dons, recebidos de Deus, que devem ser colocados à disposição, ao serviço da sociedade e do próximo”, disse a coordenadora do Espaço Magis Trindade, Michelle Martins.

Com reflexão baseada na afirmação “se Deus for um de nós!”, a integrante do Espaço Magis BH, Hileia conduziu o encontro da sexta-feira (27/5), organizando os jovens em cinco grupos, para que desenvolvessem um trabalho em equipe e desta forma praticar o bem comum, isso por meio da cooperação e do partilhar de modo solidário as próprias ideias. 

“Que sejamos dispostos a nos reder a vossa vontade, Senhor, que não vivamos no individualismo e que consigamos viver como irmãos ajudando uns aos outros”, sustentou Hileia, antes de finalizar o encontro, ela partilhou que é preciso viver o amor, a caridade, o amor ao próximo e ao meio ambiente. 

Peregrinar

O sábado (28/7) da semana de Experiências Magis foi realizado no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). Um dia de retiro para oração e contemplação da vida e da missão, que terminou de um modo um tanto quanto apreensivo, mas que fez revelar o quanto o coração de Deus é bom. 

“Por volta das 15h, quando nossos jovens se preparavam para regressar à Paróquia, outro ônibus de peregrinos perdeu os freios e bateu contra um paredão de pedras. No acidente, 16 jovens do Colégio Militar de Belo Horizonte ficaram feridos, diante do ocorrido alguns dos nossos ajudaram a socorrer aqueles alunos”, recorda Michelle. 

Com isso, a volta para casa só ocorreu às oito da noite, e, agradecidos, os jovens celebraram o fato de que não houve vítimas com lesões mais sérias no acidente. Como chegaram em hora já adiantada, parte da experiência que seria realizada no domingo ficou comprometida e não foi possível realizar a intervenção na Praça da Savassi, no Palmital. 

No entanto, os jovens continuaram o encontro na Penha com um tempo de oração, lazer e de avaliação da Experiência 2018. Ao final desta etapa, peregrinaram até a Igreja de Santo Inácio de Loyola, onde participaram da Missa Solene em honra ao fundador da Companhia de Jesus e percursor dos Exercícios Espirituais. 

Solenidade de Santo Inácio

Pelo terceiro ano consecutivo, a Solenidade de Santo Inácio se torna o lugar de comunhão para a juventude da Paróquia Santíssima Trindade que participa das Experiências Magis. Com a proposta de ser mais “contemplativos na ação”, cerca de 50 jovens participaram do dia 24 ao dia 29 das atividades organizadas pelo Espaço Magis Trindade. 

“Santo Inácio nos estimula a sermos essa paróquia missionária, que leva a Palavra de Deus não só para aqueles que aqui já estão, mas a todos os recantos. Neste sentido, o Magis, depois desta semana de atividades, permite-nos acreditar que estamos trilhando um bom caminho”, concluiu padre Donizetti.

_MG_6047

Texto: Julia Graciele. Fotos: Julia Graciele, Padre Roberto, Clayton Henrique e Dener Santos. Edição: Marcelo Barbosa. (Pascom / Parsantri).

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s