Alegrai-vos! Estão abertas as inscrições para o Retiro Inaciano da Paróquia

em

Não tenhas medo da santidade! Não te tirará forças, nem vida, nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser.” Papa Francisco in (Gaudete et Exsultate, 32)

Com o tema “alegrai-vos e exultai (Mateus 5,12): chamados à Santidade”, o Retiro Inaciano Anual da Paróquia Santíssima Trindade será realizado, entre os dias 16 e 18 de novembro, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Justinópolis.

Proposta - Retiro Inaciano-01

Neste ano, o padre Edison de Lima SJ será o pregador do retiro que pretende dialogar com as propostas do Ano do Laicato e com a Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate do papa Francisco, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

Serão duas noites e dois dias de vivência, oração e contemplação, tendo a Espiritualidade Inaciana como caminho para o encontro com o Senhor da Vida. Ainda na exortação do papa (20), percebemos que a missão do cristão só tem seu sentido pleno em Cristo e só se compreende a partir d’Ele. 

“A santidade é viver em união com Ele os mistérios da sua vida; consiste em associar-se duma maneira única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar continuamente com Ele. Mas pode também envolver a reprodução na própria existência de diferentes aspetos da vida terrena de Jesus: a vida oculta, a vida comunitária, a proximidade aos últimos, a pobreza e outras manifestações da sua doação por amor” (GE 20).

A contemplação destes mistérios, como propunha Santo Inácio e como propomos para este Retiro Inaciano, leva-nos a encarná-los nas nossas opções e atitudes. Porque “tudo, na vida de Jesus, é sinal do seu mistério”, “toda a vida de Cristo é revelação do Pai”, “toda a vida de Cristo é mistério de redenção”, “toda a vida de Cristo é mistério de recapitulação”, “tudo o que Cristo viveu, Ele próprio faz com que o possamos viver n’Ele e Ele vivê-lo em nós”.

31024986735_757311da67_k

Inscrição

O Retiro Inaciano será realizado, este ano, em um endereço já conhecido pelos fieis da Paróquia Santíssima Trindade: a Vila Fátima, em Justinópolis. Além disso, o investimento teve redução em relação ao ano anterior. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição (abaixo ou nas comunidades) até o dia 15 de outubro.

INSCREVA-SE AQUI! 

O encontro está preparado para que fieis, agentes pastorais, lideranças e coordenadores vivam um tempo de oração pessoal, intimidade com Deus e consigo mesmo, através dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

A paróquia vai custear 40% do valor total do retiro e o interessado, a outra parte, que em função das despesas com alimentação, hospedagem, material e transporte, corresponde a R$ 108Esse valor pode ser negociado da seguinte forma: 1) à vista R$ 108 (no ato da inscrição). 2) 3x de R$ 36 (pagos em agosto, setembro e outubro).

Este valor poderá ser pago diretamente na Secretaria Paroquial – todo mês – ou depositado com identificação na Conta da Paróquia, a saber: Banco Itaú | Agência 3040 | CC 12.506-8.

Observação: é importante não deixar de participar por questões financeiras. 

38572787320_2c1b3d8e68_k

O que levar? Além de muito desejo de encontrar-se com Deus através do silêncio e da oração, será preciso levar bíblia, material de anotação e de higiene pessoal, lençol e fronha, toalha de banho. 

Chamados à Santidade

Para entrarmos no clima do Retiro Inaciano deste ano, deixamos abaixo um trecho da Exortação do Papa Francisco que tem como temática o chamado à santidade. Confira: 

21. O desígnio do Pai é Cristo, e nós n’Ele. Em última análise, é Cristo que ama em nós, porque a santidade «mais não é do que a caridade plenamente vivida». Por conseguinte, «a medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a Sua». Assim, cada santo é uma mensagem que o Espírito Santo extrai da riqueza de Jesus Cristo e dá ao seu povo.

22. Para identificar qual seja essa palavra que o Senhor quer dizer através dum santo, não convém deter-se nos detalhes, porque nisso também pode haver erros e quedas. Nem tudo o que um santo diz é plenamente fiel ao Evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito. O que devemos contemplar é o conjunto da sua vida, o seu caminho inteiro de santificação, aquela figura que reflete algo de Jesus Cristo e que sobressai quando se consegue compor o sentido da totalidade da sua pessoa.

23. Isto é um vigoroso apelo para todos nós. Também tu precisas de conceber a totalidade da tua vida como uma missão. Tenta fazê-lo, escutando a Deus na oração e identificando os sinais que Ele te dá. Pede sempre, ao Espírito Santo, o que espera Jesus de ti em cada momento da tua vida e em cada opção que tenhas de tomar, para discernir o lugar que isso ocupa na tua missão. E permite-Lhe plasmar em ti aquele mistério pessoal que possa refletir Jesus Cristo no mundo de hoje.

24. Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida. Deixa-te transformar, deixa-te renovar pelo Espírito para que isso seja possível, e assim a tua preciosa missão não fracassará. O Senhor levá-la-á a cumprimento mesmo no meio dos teus erros e momentos negativos, desde que não abandones o caminho do amor e permaneças sempre aberto à sua ação sobrenatural que purifica e ilumina.

Para mais informações: ligue para a Secretaria Paroquial, de 3ª a 6ª feira, das 14 às 19 horas, ou aos sábados, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. O telefone é 31 3636-5425. Você também poderá dialogar pelo WhatsApp da Paróquia. Salve em sua agenda o número 31 98338-9005. Chama lá. Ou ainda. por e-mail, acesse parsantri@yahoo.com.br 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s