Festa de Santo Inácio em duas palavras: gratidão e estímulo para uma vida toda em missão

“Amar e servir nem sempre é fácil, no entanto, é gratificante!”, disse Rodrigo Bernardo, em uma rede social antes do início da Solenidade de Santo Inácio de Loyola, padroeiro da comunidade em que ele participa. Os mais de 300 fieis presentes na Missa Solene, na tarde/noite desse domingo (29/7), puderam ir mais além dessa afirmação e ouvir do pároco, padre Donizetti Venâncio SJ, palavras de Gratidão e de Estímulo. 

Ouça a homilia completa, enquanto lê a notícia. 

_MG_6049

Gratidão, disse Donizetti, por tudo o que é feito na e pela comunidade, com empenho e dedicação de cada um e cada uma. Palavras de Estímulo, continuou, para “na caminhada, vencer o desânimo, os pequenos obstáculos que querem impedir, desanimar ou fazer com que a missão seja posta de lado, para ficar em uma zona de conforto sem ser atingido pelas críticas”.

Além disso, citando o ex-professor da FAJE, padre Vaz SJ, que em celebração de seus 70 anos fez um colóquio com Inácio, no qual perguntava o que o santo gostaria de dizer às pessoas presentes, Donizetti ressaltou o desejo de ver, seja a comunidade em festa, sejam as demais de toda a Paróquia, uma rede de pessoas ativas e que se lançam com coragem para a missão, sabendo e superando as críticas e as dificuldades do caminho. 

“Vamos em frente, sem medo das críticas e dos obstáculos e que nada impeça que a Palavra de Deus seja anunciada”, disse o pároco antes de reiterar de que “essa é também a nossa missão e foi essa a missão que Santo Inácio respondeu ao Evangelho: que dizem os homens que sou? E vós, quem dizem que sou?”. 

Inácio deu sua resposta a partir do tríplice colóquio, disse Donizetti: “que fiz, que faço, que farei por ti, Senhor?”. E ao recordar que ele o fez não só com palavras, mas com a própria vida, chamou os fieis a responder em sua vida e missão: “o que fiz, o que faço hoje e o que posso fazer amanhã para que a Palavra de Deus seja anunciada? 

Festa na Festa

Na Comunidade Santo Inácio, a Paróquia Santíssima Trindade deu continuidade aos festejos pelos 20 anos do reconhecimento canônico desta rede de comunidades irmãs, dos 35 anos de presença jesuíta nesta região de Santa Luzia e também pela alegria de celebrar os benefícios da Espiritualidade Inaciana para a vida desta parcela do Povo de Deus. 

A festa teve bonita participação das comunidades nas três noites do Tríduo, bem como o importante envolvimento dos fieis e agentes pastorais na celebração e na noite festiva, com o Festival de Música Inaciana. Além disso, outros momentos da festa foram a “Experiência de Jerusalém” – no 5° Encontro do Ano Inaciano – e a exibição do filme “Inácio de Loyola”. 

“Acredito que Santo Inácio está feliz com a caminhada inaciana proposta pela paróquia”, disse Donizetti ao se referir aos encontros do Ano Inaciano, que tiveram início, em março, na Comunidade São José e que, no último dia 22, foi realizado na comunidade do Cristina C, com a experiência de Jerusalém. 

Tem sido momentos de graça esta busca para melhor compreender a vida de Inácio, homem que seguiu Jesus, para mais amar e melhor servir. O que também pode ser vivido com a exibição do filme “Inácio de Loyola”, primeiro no Cine Secretaria e depois, no dia 21/7, na igreja.

“O filme é uma obra muito bem produzida e que nos ajuda a compreender o processo de conversão e a busca pelo encontro com o Senhor, da parte de Santo Inácio de Loyola”, disse a coordenadora da comunidade, Maria do Carmo Pretinha. Na exibição do filme, cerca de 80 pessoas estiveram presentes. 

Outro motivo de festa para toda a paróquia foi a notícia de que o padre Moisés Ponte SJ, que aqui fez pastoral e que nos últimos anos vive e estuda em Roma, estará por dois meses contribuindo com as missas. Ele concelebrou a Eucaristia na Solenidade de Santo Inácio. 

Espiritualidade Inaciana

Quem participou da Festa pode visitar a “Tenda Santo Inácio”, espaço montado para fazer memória e divulgar as atividades da Espiritualidade Inaciana já realizadas na paróquia.

A espiritualidade inaciana é universal, todos podem fazer os Exercícios Espirituais, esse presente deixado por Santo Inácio. Assim, este ano, esperamos maior participação nos momentos propícios à sua vivência. Confira os convites feitos pelo padre Donizetti: 

  • 6º Encontro do Ano Inaciano! A experiência de Alcalá será realizada no dia 5 de agosto, a partir das 14h30, na comunidade Santo Alberto Hurtado. Quem não conhece a igreja do bairro Castanheiras terá boa oportunidade para visitá-la. Está localizada na Rua Doze, 110.
  • Retiro Inaciano 2018! Os exercícios espirituais de Santo Inácio serão conduzidos, em três dias, pelo padre Edison de Lima SJ. O encontro será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Justinópolis. Você já pode se inscrever na Secretaria Paroquial. Pelo site, as inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de agosto. 

Magis Trindade 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Solenidade de Santo Inácio se torna o lugar de comunhão para a juventude da Paróquia Santíssima Trindade que participa das Experiências Magis. Com a proposta de ser mais “contemplativos na ação”, cerca de 50 jovens participaram do dia 24 ao dia 29 das atividades organizadas pelo Espaço Magis Trindade. 

“Santo Inácio nos estimula a sermos essa paróquia missionária, que leva a Palavra de Deus não só para aqueles que aqui já estão, mas a todos os recantos. Neste sentido, o Magis, depois desta semana de atividades, permite-nos acreditar que estamos trilhando um bom caminho”, concluiu padre Donizetti.

Ops! Teremos uma nota especial sobre as Experiências Magis na Paróquia Santíssima Trindade. Aguarde!

Veja mais fotos em nosso Flickr! Clique aqui!

A festa continua

Ao final da celebração da eucaristia, crianças e adolescentes da catequese fizeram uma linda apresentação em homenagem ao padroeiro. Para assistir, clique nos links: vídeo 1 e vídeo 2. Por fim, a coordenadora Pretinha fez o convite para que todos pudessem voltar à comunidade no dia 31 de julho, terça-feira, para participar da missa festiva em louvor de Santo Inácio. A celebração será às 20 horas. 

Para conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo Inácio, compartilhamos um vídeo hoje destacado pelo padre Elton Vitoriano SJ em seu perfil no Facebook. Produzido pelos jesuítas da Amazônia, o vídeo narra a vida de Inácio Peregrino. Assista: 

Fotos: Clayton Henrique / Texto: Marcelo Barbosa – Pascom Parsantri

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s