Sacramentos da Iniciação Cristã: paróquia abrirá inscrições para adultos em agosto

em

O Catecumenato é uma experiência de fé, em grupo, em que o participante, inspirado nos moldes da Igreja primitiva, propõe-se a buscar um conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus Cristo, da sua mensagem e da sua Igreja.

Sob orientação do pároco, padre Donizetti Venâncio SJ, a Paróquia Santíssima Trindade divulga o calendário de inscrição para o Catecumenato 2018/2019. Experiência essa que se dá por meio da preparação de fieis adultos, ou melhor, acima dos 12 anos de idade, que não foram batizados e que desejam iniciar sua caminhada de fé junto à comunidade cristã.

2699301596_5696c4e04eAs inscrições irão acontecer entre os dias 4 e 31 de agosto, em todas as comunidades, sob a responsabilidade das catequistas do Catecumenato e das coordenações comunitárias. O único critério é o de ter idade acima de 12 anos, além, é claro, do desejo consciente de viver a fé em Cristo Jesus. 

Os encontros de preparação terão início em setembro. Daí para frente, até o próximo período quaresmal, os catecúmenos irão participar de encontros semanais da catequese, para marcar sua maturidade na fé e a personificação do compromisso batismal, o que se torna característica fundamental daqueles e daquelas que se encontram com o Cristo Jesus.

Os catecúmenos recebem o batismo, a primeira eucaristia e o crisma, sacramentos da iniciação cristã, na noite maior, na Vigília Pascal, junto à toda a comunidade reunida, que celebra o marco maior da fé cristã, a ressurreição de Jesus Cristo. 

As inscrições também poderão ser feitas na Secretaria Paroquial, de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas, ou aos sábados, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. Para tanto, você poderá acionar pelo e-mail: parsantri@gmail.com ou pelo telefone 31 3636-5425.

Catecumenato-01

O catecumenato

O ritual romano para a Iniciação Cristã de Adultos destaca que pelos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, homens e mulheres, libertos do poder das trevas, mortos com Cristo, e com Ele sepultados e ressuscitados, recebem o Espírito de adoção filial e celebram, com todo o povo de Deus, o memorial da morte e ressurreição do Senhor.

“Com efeito, unidos a Cristo pelo Batismo, são constituídos em povo de Deus e, depois de recebido o perdão de todos os pecados, libertos do poder das trevas, passam ao estado de filhos adotivos, feitos nova criatura pela água e pelo Espírito Santo, pelo que são chamados e são de verdade filhos de Deus. Assinalados na Confirmação com o dom do mesmo Espírito, são mais perfeitamente configurados ao Senhor e repletos do Espírito Santo, para levarem o Corpo de Cristo, o mais depressa possível, à plenitude, dando testemunho d’Ele no mundo. Finalmente, participando na assembleia eucarística, comem a carne do Filho do homem e bebem o seu sangue, para receberem a vida eterna e exprimirem a unidade do povo de Deus; oferecendo-se a si mesmos com Cristo, participam no sacrifício universal, que é toda a cidade redimida, oferecida a Deus pelo sumo Sacerdote; e fazem com que, por uma efusão mais plena do Espírito Santo, todo o gênero humano chegue à unidade da família de Deus.”

Por isso, os três sacramentos da iniciação cristã de tal modo estão unidos entre si, que, por eles, os fiéis chegam ao seu pleno desenvolvimento, e exercem a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo, que é o de louvar e reverenciar a Deus, levando a Palavra de Deus, que é o próprio Cristo Senhor, a todas as pessoas e lugares.

Conhece alguém que tenha mais de 12 anos e não foi batizado? Indique pra gente! Convide-o a experimentar a beleza do encontro com Jesus e a participação na comunidade de fé. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s