Nelo José Manuel SJ: paróquia promoverá missa de sétimo dia neste domingo

em

Passar mais tempo com o Senhor
em oração e prestar atenção
ao seu povo sofredor

A citação acima está contida no caderno espiritual do escolástico jesuíta, Nelo José Manuel, que no último domingo, dia 8 de julho, voltou aos braços do Pai, para junto Dele, continuar sua missão de cuidar e olhar para e por este ‘povo sofredor’.

Ele que é proveniente da Província Jesuíta de Moçambique/Zimbábue, aqui contribuía com a Área Pastoral da Catequese, em especial, com as turmas da catequese de Crisma. Nelo faleceu em decorrência de um AVC e seu sepultamento aconteceu em Itaici (SP). 

A Paróquia Santíssima Trindade terá dois momentos para fazer memória da vida e missão do jovem Nelo, que estava a estudar o 1º ano de Teologia no Centro Interprovincial de Formação Santo Inácio de Loyola, em Belo Horizonte. 

Assim, neste domingo (15/7), às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora da Guia, o padre Elton Vitoriano SJ presidirá a eucaristia na Missa de Sétimo Dia do Nelo. Todos e todas são convidados a estar reunidos com os jesuítas para este momento. 

A Paróquia também recordará do Nelo na Missa na Tenda Cristo Rei, celebração a ser realizada às 17 horas no terreno onde vem sendo construída a Catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

 

 

Nelo SJ

Nas palavras do padre Emílio Moreira SJ constatamos o que tivemos presente nos poucos meses de convivência com o jesuíta Nelo. “Jovem que andava sempre com um bonito sorriso nos lábios. Era querido por todos e demonstrava muito amor à Companhia de Jesus, à qual pertencia”, disse o sacerdote, antes de afirmar que Nelo tinha verdadeira paixão pela sua paróquia (Matacuane) de Moçambique. 

Nelo veio ao Brasil em 2018 para cursar teologia em Belo Horizonte e se encontrava em Itaici (SP), fazendo um curso sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, quando foi acometido de um AVC fulminante. 

No último encontro com os estudantes, companheiros de Jesus que atuam na Paróquia Santíssima Trindade, quando o padre Donizetti pediu a eles para elencar as alegrias e os desafios frente à missão com as pastorais e comunidades da nossa rede, Nelo foi o primeiro a tomar a palavra. 

NeloEle falou da alegria em caminhar com os catequistas da nossa paróquia e por compartilhar com eles a catequese narrativa. Lembrou ele que as comunidades contam com pessoas bem empenhadas na tarefa de levar a mensagem de modo criativo às crianças, adolescentes e jovens. No entanto, fez um chamado importante para que catequistas e agentes pastorais tenham sempre a Mensagem, o Evangelho como centro, pois sim, as coisas que ajudam a perceber a mensagem são importantes, mas o que deve ficar é sim a Palavra, o Cristo

Participe das homenagens, aqui em nossa paróquia, ao Nelo e reze com a gente e com a Companhia de Jesus pelo conforto necessário aos familiares, companheiros e amigos desse jovem do sorriso largo e sempre apaixonado pela missão de em tudo Amar e Servir. 

 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s