CPP abre espaço para compreender dinâmica das pastorais, grupos e movimentos

O Conselho Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade tem vivido uma bonita experiência ao propor momentos de diálogo e reflexão diante as suas diferentes frentes de trabalho em prol da vida e da evangelização; a cada mês, uma expressão tem sido alvo do debate aberto e sincero por parte dos conselheiros e conselheiras. Na reunião de julho, ocorrida ontem, dia 2, foi a vez dos movimentos e associações falarem de sua integração à vida paroquial.

36535747_2071641649513170_994657113710002176_n

Apostolado da Oração, Legião de Maria, Renovação Carismática Católica (RCC), Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Terço dos Homens são os movimentos com presença real na vida diária das comunidades que constituem a Paróquia Santíssima Trindade. Ontem, no CPP, foram convidadas a um ‘movimento’ ainda maior de diálogo e de pertencimento.

“Foi um bate-papo simples, que nos deu a oportunidade de abrir o coração para o outro, para aquele que em algo é diferente de nós, mas que tem tudo de nós, de igualdade, pois como bem celebramos na festa da paróquia, somos todos irmãos”, recordou Marcelo Barbosa, da Pascom. 

“A partir do CPP, e também nos CPC’s, podemos oportunizar um novo tempo para as relações interpessoais, a fim de que tenhamos o interesse em conhecer o outro, limitar os julgamentos e abrir-nos para o trabalho conjunto, sincero e com o objetivo de apresentar Jesus a quem não o conhece”, afirmou Dulciméia, coordenadora do Grupo de Oração da Comunidade Nossa Senhora da Penha. 

36578405_2071641609513174_3699848054711517184_n

Com integrantes de movimentos e também com os coordenadores paroquiais das pastorais e das comunidades, a dinâmica seguiu no trabalho em cinco grupos, que responderam perguntas previamente elaboradas pelo pároco, padre Donizetti Tadeu, SJ. Para as quais convidamos você, integrante de algum movimento presente em nossa paróquia a também responder: 

  1. Vocês (enquanto movimento) se sentem parte integrante da Paróquia Santíssima Trindade? Como? 
  2. Existem iniciativas do seu movimento executadas em parceria com outras pastorais da paróquia? 
  3. Em que vocês observam dificuldade na relação com as comunidades? Com as demais pastorais? Com a paróquia?
  4. Vocês teriam sugestões de melhoria nessa relação: paróquia-movimento-pastorais?

Representação no CPP

Como resposta ao que foi apresentado nos grupos criados para o debate, padre Donizetti convocou os movimentos a ter plena participação no Conselho Pastoral Paroquial, lugar do direcionamento, da partilha e da comunhão entre pastorais, movimentos e comunidades.

“Nos últimos anos, não tivemos no CPP a participação de todos os movimentos. Que cada um, de fato, eleja seu representante e que este participe, com fidelidade, da reunião mensal, para aquilo que se decide aqui, chegue aos grupos, a todas as pessoas que contribuem com a missão paroquial”, afirmou padre Donizetti. 

Atualmente, RCC, ECC e Legião de Maria já estão representados. Apostolado da Oração e Terço dos Homens deverão realizar uma reunião ampliada para eleger o representante paroquial de seus movimentos. 

Essa motivação também foi direcionada aos coordenadores de comunidades, para que eles busquem a participação dos movimentos nos CPC’s (Conselho Pastoral Comunitário) e aos movimentos, para que haja maior abertura ao diálogo com as lideranças comunitárias. 

Viver a paroquialidade

“É preciso continuar com ações de diálogo, como esse intercâmbio aqui hoje vivido entre as pastorais, comunidades e movimentos. Vamos insistir na comunicação, fortalecer nossas relações para que nossa paróquia seja uma e seja uma para todos e todas”, disse o coordenador da comunidade São José de Anchieta, Carlos.

A afirmação do Carlos ajuda-nos a perceber que em determinados momentos é preciso que todos e todas participem, que o rosto a ser exibido não será o da pastoral ou movimento, mas desta igreja local que é a Paróquia, comunhão de tantos talentos, de tantos dons que revelam a face amorosa de Deus Uno-Trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. 

Uma chance para que vivamos a paroquialidade, ressaltou padre Donizetti, está agendada para o dia 15 de julho, quando a Paróquia Santíssima Trindade irá celebrar na Tenda Cristo Rei, no terreno em que está sendo construída a Catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte, a qual fazemos parte. 

Teremos ônibus saindo das comunidades às 16 horas, para a Missa que terá início às 17 horas. A passagem poderá ser adquirida junto ao coordenador de sua comunidade. “Será uma tarde na qual a Paróquia se mostrará com todas as suas faces à Arquidiocese de BH, motive-se, participe você e seu grupo deste momento”, concluiu Donizetti. 

CPP 

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) tem suas reuniões toda primeira segunda-feira do mês. Ele é coordenado pelo pároco, conta com participação do vigário, dos coordenadores de comunidades e das pastorais e movimentos que estejam organizados a nível paroquial. 

Nessa proposta, de aprofundar frente ao trabalho pastoral, o CPP já dialogou: em fevereiro, sobre Área Social, em março, Catequese, em maio, Comunicação e Secretaria, em junho, Círculo Bíblico e em Julho com os Movimentos. Em agosto, volta-se o debate às questões sociais, tendo em vista a realização da Semana Social, e em setembro, o motivo a ser debatido será as Juventudes

1 comentário Adicione o seu

  1. Eduardo disse:

    As mudanças são inevitáveis e necessárias para nosso desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual. Parabéns a Paróquia Santíssima Trindade por esta iniciativa, acredito que ontem foi um momento de um crescimento pessoal e espiritual para cada um que estava presente.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s