A Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, nosso louvor: viva a Santíssima Trindade

AMDG – Ad maiorem Dei gloriam! Essa expressão jesuíta, tão inaciana, teve sentido maior em nossa vida de comunidade de comunidades nestes últimos dias, em especial, na tarde desse domingo, 27 de maio de 2018. “Para a Maior Glória de Deus” é sua tradução, e, sim, a 20ª Festa da Santíssima Trindade foi marcada pelo testemunho vivo de quem se reconhece irmão e irmã, filhos e filhas de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Solenidade_Clayton (18)

Gente de toda parte! Aos poucos foram ocupando o pátio lateral e o átrio da igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro Palmital. Das comunidades todas vieram os fieis, de outros bairros, regiões e estados vieram estar com a gente, e, de longe, acompanharam momentos especiais, também pelas redes sociais da Paróquia. Tudo isso para Maior Glória de Deus.

A Solenidade da Santíssima Trindade foi um tempo real de contemplação, pois desde o amanhecer, até o trancar do portão e a última pessoa sair, pudemos contemplar e, na Trindade Santa, reconhecer que Somos Todos Irmãos. Maravilha ver tanta gente reunida, para fazer deste encontro, um momento que, certamente, ficará na memória dos fiéis, das lideranças, dos agentes pastorais e dos religiosos e religiosas.

O papa Francisco, em sua intenção de oração de maio, convida os fieis a “realizar sua missão específica, colocando a sua criatividade a serviço dos desafios do mundo atual”. Todos que foram à Solenidade, deixaram-se envolver pelo Sagrado Espaço ali preparado.

Belo! Sim, a criatividade de nossos agentes, o trabalho de quem se dispôs e a confiança no Espírito que nos une, fez com que tivéssemos um olhar de profundidade para este mistério divino da Trindade Santa. A todas as equipes que deram seu tempo e seu talento, seu dom para este momento do TODO, só podemos agradecer e pedir que continuem dando este belo testemunho da Santíssima Trindade, a Face de Deus que Jesus nos revelou. 

Homilia

“Hoje, mais do que nunca nos entendemos como uma rede de comunidades. Assim estamos, ligados para levar o amor de Deus aonde quer que nós estejamos, tendo antes, nos alimentado deste amor na Palavra e na Eucaristia”, disse padre Rogério Barroso SJ. 

Solenidade_Clayton (15)

Para o sacerdote jesuíta, que há alguns meses colabora na paróquia a palavra instalação soava como algo elétrico, hidráulico, mas ao pesquisar o por que de celebrar a “Instalação de uma Paróquia”, percebeu que nisto há o incendiar-se com o novo, de quem tem sua sede e, como os sistemas de fios e canos, estarão conectados, assumindo assim, a bonita missão de levar as pessoas de determinada região a conhecer a Deus.


Enquanto lê a notícia, ouça a homilia!

Afirmou ainda que este é um dia de grande louvor, pois Deus de infinita bondade quis comunicar a verdade de quem Ele é: criador, criou tudo, e também é Deus Salvador, único Deus, um só! “Foi o que aprendemos com Moises, Deus entra na história com seu povo, para liberta-lo da tirania do Egito, mas que depois foi preciso que viesse Jesus Cristo, para que aprendêssemos com Ele que Deus além de criador e salvador é também Pai”.

Em Jesus, todo aquele que cré é adotado por Deus. Uma vez adotado, recebe os direitos de nosso senhor Jesus Cristo, por isso, anda de cabeça erguida, pois é filho e filha de Deus.

Paróquia Imagem de Deus Uno e Trino

Aos fieis que dão vida à Paróquia Santíssima Trindade, padre Rogério afirmou que é assim que esta paróquia se entende, ela quer ser imagem do Deus Uno e Trino. “Na história, Deus se revela tal como é, é Pai de Jesus, e nele, graças ao Espírito Santo, derramado no coração de cada um no dia do Batismo, também nós nos tornamos filhos e filhas”. 

Como irmãos e irmãs que somos, devemos fazer circular entre nós este amor e esta graça, que é o Espírito Santo, que circula na relação entre Deus Pai e Deus Filho, dando vida à comunidade perfeita, no amor, que é Santíssima Trindade.

Ao festejar 20 anos de caminhada, celebramos com alegria e reafirmamos com convicção na nossa fé esta verdade. Podemos caminhar de cabeça erguida quando muitos de muitas maneiras tentam nos roubar nossa dignidade. Podem tirar tudo, mas a dignidade de filhos e filhas de Deus, nada, nem ninguém, nem no pecado podem nos tirar. Porque ela é imagem do Deus uno e trino, que nos dá a vida, nos salva e nos faz irmãos e irmãs. 

“Quando muitos já vão por aí cabeça abaixo, já sem esperança, a Paróquia quer ser sinal de resistência, que podemos caminhar firmes na convicção da fé, cabeça erguida, cheios de esperança de que o Deus que se fez história um dia libertando o povo do Egito, um dia nos libertando do poder da morte em Jesus Cristo, hoje faz história nesta Paróquia, através desta paróquia, através de nós como rede de comunidades.” 

Coração agradecido 

Passado e futuro! “Caminhamos, com o coração agradecido, porque muitos vieram antes de nós e plantaram as sementes neste chão. Eles e elas abriram os caminhos para que nós, hoje, celebrando com alegria e jubilo esta festa, possamos abrir caminhos para muitos outros que virão depois de nós”, destacou padre Rogério.

Na procissão dos dons, um livro da capa preta foi entregue ao padre Donizetti Venâncio, 4º pároco jesuíta da Paróquia Santíssima Trindade, nele consta registradas as diversas atas de reuniões da Comissão Pró-Paróquia, instituída em 1997, para dialogar e orientar  os passos da criação daquela que hoje é nossa rede de comunidades. 

Solenidade_Clayton (1)

São nomes diversos, são muitas as vidas, as quais não diremos aqui, mas pediremos que você reze por quem já deu sua contribuição, por quem continua a contribuir e por aqueles que virão, a qualquer hora, participar desta festa da vida em nossa amada #Parsantri 

Seja instalação elétrica, hidráulica ou qualquer outra, o que vale é isto: “estamos todos unidos, unidos na graça do Espírito, como filhos e filhas, nutrindo-nos da verdade e da vida de Cristo, em sua Palavra e em sua Eucaristia, para que firmes e convictos na fé, tenhamos a alegria de dar testemunho desta verdade onde quer que nós estejamos”, disse Rogério.

Finalizou, pedindo a graça, para que reavivemos em nós este espírito, com coração agradecido, imitando os que vieram antes de nós, para que os que vierem depois de nós, também um dia possam estar como nós agradecendo e louvando. Para que nossa vida seja sacrifício agradável a Deus e esta eucaristia seja louvor e penhor de nossa salvação.

Que assim seja!

 Já ao final da Celebração, padre Donizetti destacou as ações do Tecer Redes, o projeto social da Paróquia, que congrega iniciativas como as oficinas de ballet, capoeira, violão, teclado e informática. Este projeto é mantido pelo Fundo Social Paroquial. 

Para que este compromisso de cuidar do outro, de construir pessoas, esteja sempre vivo em nós, padre Donizetti relançou o Carnê Social, que é a forma direta dos fieis contribuírem com o Tecer Redes e o trabalho das pastorais da Criança, Pessoa Idosa, Carcerária e Vicentinos, além do atendimentos às urgências que vez ou outra aparecem.

41508346005_eb4bbfafac_k

Os coordenadores da Pastoral do Dízimo são os responsáveis pelo Carnê Social, caso você queira contribuir, basta procura-los em sua comunidade. A contribuição pode ser feita por depósito ou transferência bancária, para a Conta Corrente: 12.506-8, Agência 3040; Banco Itaú, em nome da Paróquia Santíssima Trindade.

Paróquia tem WhatsApp

A Paróquia Santíssima Trindade já está no ambiente digital há cinco anos e compreende que este é um importante espaço para a evangelização, a formação e para o chamado a uma real experiência da “Cultura do Encontro”, como exorta o papa Francisco.

Solenidade_Clayton (4)

Assim, às 18h38, o padre Donizetti Venâncio enviou a primeira mensagem desta nova ferramenta de comunicação paroquial à Adilcilene da Comunidade Nossa Senhora da Paz, ela que estava presente em nossa celebração. 

O WhatsApp da Paróquia e (31) 98338-9005

Para que façamos um bom uso desta ferramenta, a Pastoral da Comunicação (Pascom) oferecerá às pessoas mais idosas e a todos os interessados, no próximo sábado, dia 2 de maio, às 17 horas, na comunidade da Penha, a oficina “WhatsApp e Fakenews”. Será um tempo de partilha com dicas de uso e um bate-papo sobre como superar o envio de notícias falsas nas redes sociais. Participe! Leve lanche para partilha.

Fotos em nosso Flick!
Clique aqui e veja os álbuns.

Contribuíram na cobertura fotográfica: Clayton Henrique e Carla Barbosa; com texto, fotos e vídeos e ao vivo, Marcelo Barbosa. 

O que falaram da festa?

“Acabamos de celebrar a solenidade da Santíssima Trindade e os 20 anos da Paróquia, esta festa encerra um longo período de preparação, com um tríduo maravilhoso e uma celebração da luz com magnifica participação, em  especial, dos jovens. Esta comunidade é viva por que todos somos irmãos”, padre Edison de Lima SJ. 

“Festa magnifica! Que esta mesa seja santa”, Lucineia (Paz).

“20 anos de existência, solenidade à altura de todos que trabalham e engrandeceram estes momentos. Parabéns, Paróquia!”, Valtênio (B.Jesus).

“Parabéns pelos 20 anos de existência”, Ronaldo (S.José).

“A festa foi linda, parabéns a todos”, Eliene (Penha).

“Orgulho em ser da Trindade”, Tiago Felix (Guia).

Sou muito feliz por fazer parte dessa Paróquia. Amo a Trindade Santa, Luciana Reis (Penha).

“Participei com meus sobrinhos, do tríduo, da celebração da luz e da solenidade, tudo muito lindo e abençoado”, Lurdinha (Penha).

“Nossa próxima festa será na Guia, até lá, muita vida vamos partilhar, porque ‘Somos todos irmãos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, Marcelo (Penha) 

1 comentário Adicione o seu

  1. Hilda Maria de Lima Pacheco disse:

    Nossa paróquia celebrou a semana passada seu aniversário. Foi uma celebração muito linda, onde todos que estavam presentes rezaram e comemoraram mais um ano de vida. Fico feliz e agradeço a Deus e a Santo Inácio por ser um membro dessa paróquia. Parabéns aos organizadores

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s