Nosso Pentecostes: uma Paróquia toda em Missão

em

O final de semana da Solenidade de Pentecostes foi muito mais do que especial na Paróquia Santíssima Trindade. Esplêndida foi a adesão dos fieis, principalmente, de crianças, adolescentes e jovens da Catequese, à ação missionária proposta para abrir a semana da 20ª festa paroquial (veja a programação aqui).

Pouco mais de 200 pessoas participaram da Missão Paroquial de Pentecostes que aconteceu “em regiões habitualmente esquecidas pela nossa ação pastoral-comunitária”. O objetivo das visitas era um só: recordar as pessoas que estão distantes que “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Somos Todos Irmãos”. 

20180508_215504

Enquanto lê a notícia, ouça a homilia do padre Edison SJ, na Solenidade de Pentecostes.

As fronteiras das comunidades, regiões mais afastadas dos templos, foram as priorizadas para a visita dos missionários e missionárias, entre os quais, o João Vitor, da comunidade São José, que em um breve relato destacou que as famílias gostaram bastante da visita e da partilha. 

“Acharam novo, a Igreja Católica tomar essa atitude de passar de casa e casa, para ouvir e evangelizar, e, mais, as famílias esperam que mais visitas sejam feitas, mesmo sentimento dos missionários que ficaram muito animados com a missão e que esperam oportunidades como essa para contribuir com o crescimento da comunidade”, disse. 

Em meio às crianças, adolescentes e jovens, adultos e idosos também se deixaram conduzir pelo Espírito Santo que envia todo cristão e toda cristã em missão e se aventuraram no sobe e desce das ruas dos bairros Palmital (na Vila das Antenas, na região do córrego atrás da Avenida Amália, no Campinho, lá no alto do Setor 5, e também o Setor 7, no A), Cristina (no antigo final do A, no final do B, próximo à Vila das Antenas e o Cristina C) e Nova Conquista (na Rua Pontal e na região da Mercearia Pardal).

Também abriram suas portas para a visita de nossa gente, as famílias dos bairros Nova Esperança (Anchieta e São José), Castanheiras (Alberto Hurtado), Três Corações (Sagrada Família) e a parte alta e algumas avenidas do bairro Belo Vale

“Apenas da comunidade Bom Jesus, no Belo Vale, cerca de 38 pessoas assumiram seu papel cristão de missionário, ao sair, e ir para anunciar as maravilhas que Deus fez e tem feito para seu povo”, destaca a bonita experiência, o coordenador da comunidade, Valtênio José.

Com catequizandos, catequistas e pais, a Comunidade Santo Inácio também se apoderou da Missão Paroquial. “Mesmo que muitos ainda não tenham despertado para uma experiência de evangelização fora dos muros da igreja, tivemos uma grande mostra do que é possível e do que preciso fazer”, reforça Maria do Carmo, a Pretinha, coordenadora da comunidade. 

Ver para mudar… 

Mais do que ser uma experiência na qual “nós” levamos algo para os visitados, a Missão Paroquial teve a proposta de fazer com que as lideranças pastorais e comunitárias fossem às ruas, às casas, aos bairros para ver de perto como é a vida nos tempos atuais.

O ver de perto abre caminhos e contribui para que o projeto pastoral paroquial seja atualizado conforme as novas exigências da Nova Evangelização, de uma Igreja em Saída, na qual sacerdotes e lideranças pastorais e comunitárias tenham o cheiro de seu povo. 

Somos todos irmãos

O que viram os quase 100 missionários da comunidade Nossa Senhora da Penha, pode-se dizer que foi o mesmo testemunhado pelos missionários de toda a Paróquia: uma realidade marcada por muita vida, porém, com inúmeros desafios pastorais e sociais. 

No entanto, os sinais de vida, acolhida, escuta e de unidade foram muitos. O Pentecostes fez com que muitos irmãos cristãos também estivessem nas ruas neste domingo. Na partilha, o coordenador paroquial da Catequese de Crisma, Adriano Alcântara revelou:

“Em determinado momento, de um lado da rua estava nosso grupo e do outro, mais um grupo de missionários de uma igreja protestante. O gesto de ambas as partes foi o de superação dessa divisão, com um acenar, com um dizer mútuo, permaneçam firmes na bonita tarefa de fazer conhecer Jesus Cristo, nosso Senhor”. 

Jesuítas também visitam

Os padres Delmar, Rogério e Donizetti também participaram da experiência missionária da Paróquia Santíssima Trindade. Além deles, a maior parte dos jesuítas em formação que atuam nas comunidades e pastorais também contribuíram para que este dia fosse pleno.

Ao presidir a Eucaristia nas comunidades, os padres recordaram a força vivificadora do Espírito Santo, que impulsiona a Igreja, para o melhor servir, e o povo para mais imitar o Cristo Jesus na experiência do Amor, da Paz e da Unidade. 

Na igreja do Bom Jesus, padre Rogério afirmou: “Encontramos a paz interior somente pelo Espírito Santo, que pode ser dado pelo perdão. O perdão é dom é graça. O perdão liberta do passado para viver bem o presente e o futuro”.

Vigílias de Pentecostes

Ainda na noite de sábado (19/5), o clima de missão já estava por toda a Paróquia. Os grupos de catequese e também a Renovação Carismática Católica, fizeram as tradicionais Vigílias de Pentecostes, também com intenção e intercessão para que as visitas às famílias fossem bem vividas e celebradas. 

Na comunidade Nossa Senhora da Paz, os integrantes da RCC da Forania de Santa Luzia participaram da Eucaristia, às 23h, e durante toda a noite clamaram pela vinda do Espírito Santo. Já na comunidade da Penha, a catequese paroquial e o Espaço MAGIS Trindade participaram do Lucernário de Pentecostes. 

Ops! Na próxima semana, traremos mais testemunhos da experiência missionária de nossa Paróquia Santíssima Trindade. Acompanhe aqui! 

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s