Catequese e Espaço MAGIS Trindade promoverão Lucernário na véspera de Pentecostes

em

A Área Paroquial de Catequese, junto ao Espaço Magis Trindade, promove, na noite do próximo sábado (19/5), o Lucernário “Somos Todos Irmãos: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Em comunhão com a 20ª Festa da Paróquia Santíssima Trindade, a atividade terá início às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Penha.

VELAS PARA A FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Inicialmente celebrado pela Catequese de Crisma, o Lucernário agora é uma atividade de todas as etapas de catequese da Paróquia. Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem tomar parte neste encontro que celebra a vinda do Espírito Santo, o Pentecostes, sobre os discípulos e que os impulsionam para a missão de testemunhar o Evangelho a toda gente. 

Já instalado, o Espaço Magis Trindade também estará presente nesta celebração. Grupos de jovens e as juventudes das comunidades são convidadas a tomar lugar no Cenáculo, e fazer memória, junto com Maria e os discípulos, de que é o Espírito Santo que faz nascer a Igreja, na qual Ele, o Espírito, estará presente em todos os tempos. 

Também no sábado, dia 19/5, às 23h, a Renovação Carismática Católica (RCC) da Forania de Santa Luzia dará início à tradicional Vigília de Pentecostes na Igreja Nossa Senhora da Paz, no Cristina B. Aos fieis é feito o convite para que participem com alegria e devoção deste momento solene. 

Envio para as missões

Os participantes, ao final do Lucernário, receberão a bênção de envio para a experiência da Missão Paroquial, a ser realizada nas comunidades da Paróquia Santíssima Trindade, no dia seguinte, domingo (20/5). Jovens, adolescentes e crianças são convidados a acompanhar lideranças comunitárias e pastorais nas visitas às famílias.

A quem for para a missão, a dinâmica do dia será a seguinte: 1. Eucaristia (conforme escala de missas abaixo); 2. café da manhã partilhado; 3. orientações e divisão das equipes de missão; 4. visitas às famílias até às 11h15. 5. retorno às comunidades e 6. partilha da experiência missionária. 

Missa de envio

Sobre o Pentecostes

O bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul (RS), Dom Aloísio Dilli recorda um dos textos mais belos sobre a ação do Espírito Santo, escrito pelo patriarca oriental Atenágoras. O texto deixa claro que, a Igreja, sem o Espírito Santo, seria uma simples associação. 

Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos. Mas no Espírito Santo o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o Cristo ressuscitado se faz presente, o evangelho se faz força do Reino, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade se transforma em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, a ação humana se diviniza”. (Atenágoras)

O Espírito Santo ensina a falar e a viver a linguagem da unidade, do amor e da vida. Boas festas de Pentecostes, com a presença do Espírito Santo em nossa vida, nossas famílias e nossas comunidades! Participe das missas no Domingo. Atenção aos horários. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s