Santo Inácio em Montserrat: comunidade Sagrada Família dá vida à experiência

em

Formador dos jesuítas que estão em Belo Horizonte a cursar Teologia, padre Miguel Martins SJ conduziu, de um modo muito agradável, o terceiro encontro do Ano Inaciano da Paróquia Santíssima Trindade. A experiência de Montserrat foi feita, na tarde do último domingo (6/5), na comunidade Sagrada Família, situada no bairro Três Corações, na divisa de Santa Luzia com Vespasiano.

_MG_0244

Ao compartilhar, com cerca de 50 pessoas presentes, o caminho do peregrino até Montserrat, padre Miguel destacou que Inácio estava prontamente decidido a deixar-se conduzir por Deus. “Ele começou o caminho com um de seus irmãos e dois empregados da família, levando como bagagem, apenas um Livro das Horas da Virgem, um estojo de escrita e um caderno”, disse.

Em sua autobiografia (35), Inácio recorda que “algumas pessoas se ofereciam para o acompanharem, mas ele quis ir sozinho, porque toda a sua ideia era ter só a Deus por refúgio”, assim, deixou seu irmão e logo dispersou seus empregados, rompendo definitivamente com seu passado nobre.

Essa ruptura, foi seguida por diferentes gestos de quem a Deus se oferecia por completo. “Na véspera da festa de Nossa Senhora de Março (de 24 para 25 de março), o peregrino entrega suas armas e se investe das armas de Cristo e está decidido a seguir para Jerusalém, sozinho e a pé.

E continuou o seu caminho para Montserrat, pensando, como sempre costumava fazer, nas façanhas que iria fazer por amor de Deus… E assim resolveu velar armas toda a noite, sem se sentar nem deitar, mas ora de pé ora de joelhos, diante do altar de Nossa Senhora de Montserrat, onde determinara deixar as suas vestes e vestir-se as armas de Cristo… fez confissão geral por escrito, e a confissão demorou três dias… e mandou pendurar a espada e o punhal no altar de Nossa Senhora.

Em sua abordagem, padre Miguel destacou que Inácio sobe à Montserrat, uma montanha na Catalunha (Espanha), um santuário assim como o de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, para confessar e oferecer sua vida, no entanto, ele sobe ao monte, para despojar-se e assim descer pronto para viver uma vida toda ela dedicada ao Cristo. “Inácio, peregrino, era louco por Cristo”, recorda.

Voltando-se aos participantes, padre Miguel questionou, assim como Inácio se questionava, quais seriam as coisas, as ideias, pessoas e ou lugares que cada um precisaria desapegar para viver em liberdade a entrega ao projeto de Deus. O que de mais concreto deveriam fazer para viver de modo mais profundo e verdadeiro o desejo de ser fiel a Deus?

Caminhada no Três Corações

Iluminados pelo exemplo de Inácio que peregrinou ao Santuário de Montserrat, os participantes deram início a uma jornada, ‘sozinhos’ e ‘a pé’, pelas ruas próximas à comunidade Sagrada Família.

O fizeram tendo a companhia dos textos bíblicos de Efésios (6,10-20) “reverti-vos da armadura de Deus”, Filipenses (2,1-11) “tenham todos os mesmos sentimentos do Cristo” e do Salmo 1, que é um convite a caminhar na fidelidade a Deus.

Antes de partir, alguns partilharam da mesma Bíblia, outros acessaram o texto em seus aplicativos nos Smartfones e outros compartilhavam os caminhos que os levariam para este tempo de oração pessoal. Ao regressar, ofereceram sua oração no altar preparado dentro da capela provisória da Sagrada Família.

Missa 

A Comunidade Sagrada Família deu início, recentemente, ao levantar das colunas que em breve dará lugar ao templo católico do bairro Três Corações. Entre essas colunas, sob uma lona, numa verdadeira tenda de oração, os fiéis participaram da missa do 6º Domingo do Tempo Pascal.

“Nesta eucaristia, nos oferecemos ao Senhor, escutando sua Palavra e comendo de seu corpo, para que ele nos ajude a construir essa Igreja que é feita de todos nós, para melhor Lhe servir e também ao próximo”, disse padre Vincent Lasceve SJ, jesuíta francês que está no Brasil para conhecer as práticas pastorais e comunitárias de vivência e partilha bíblica.

ANO INACIANO

O Ano Inaciano é uma iniciativa que busca celebrar o bem que foi e que é a Espiritualidade Inaciana para as comunidades de fé, além de recordar os 35 anos de presença jesuíta na região dos bairros Cristina e Palmital, em Santa Luzia, e os 20 anos da instalação da Paróquia Santíssima Trindade. 

A cada mês, os encontros acontecem para narrar o que Inácio viveu em cada localidade por onde passou. As comunidades assumem este lugar, para contextualizar os passos dados ele. Um jesuíta ou inacianos são convidados para ajudar os participantes a bem viver a experiência daquela localidade. 

“Já passamos por três localidades, agora daremos início à segunda etapa do Ano Inaciano, na qual, a reflexão ganhará maior destaque e as formas de vivência da Espiritualidade Inaciana serão apresentadas mais claramente aos participantes”, explica Marcelo Barbosa, da comissão de organização do Ano Inaciano. 

Em função da Torcida de Deus, evento que reúne grande número de fieis da Arquidiocese de Belo Horizonte, a experiência de Manresa, quarto encontro do Ano Inaciano, foi adiada para o dia  24 de junho, domingo, às 14h30, na Comunidade São José de Anchieta, no bairro Nova Esperança. 

“Estou impressionado com essa iniciativa, fiquei consolado e feliz com o convite para vir falar dessa etapa do caminho de Inácio e acho que essa experiência vai ajudar às pessoas a aprofundar na espiritualidade inaciana”, realça padre Miguel Martins ao falar sobre a proposta do Ano Inaciano da Paróquia Santíssima Trindade.

Miguel recorda que as pessoas que se dispõem a viver este caminho estão saboreando uma belíssima experiência da Espiritualidade Inaciana, essa que nos ajuda a ter um olhar mais fino e profundo sobre a realidade, a ter uma experiência de Deus que nos conduz a olhar o mundo com desejo de transformá-lo. 

Para ver mais fotos, acesse nosso Flickr! Clique aqui! 

 

 

 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s