Um domingo para #SerMagis na Paróquia Santíssima Trindade

em

Uau! O último domingo (29/4) entra para a história da Paróquia Santíssima Trindade e de toda sua gente, pois desde o amanhecer até as últimas horas da noite, fieis, lideranças e comunidades puderam compartilhar da alegria e ousadia, próprias das juventudes, que nos moldes de Inácio, buscam cada vez mais o encontro com Cristo Jesus.

Mais de 120 participantes do Fórum Magis Sudeste desembarcaram aqui para um dia de imersão em nossa Catequese Narrativa e na Experiência de Loyola de nosso Ano Inaciano, além de envolver-se na missão junto às famílias e na confraternização pela inauguração do mais novo integrante do Programa Magis Brasil: o Espaço MAGIS Trindade.

Enquanto lê a matéria, ouça a homilia (inspiradora, provocadora) do padre Jonas.

Ainda bem cedo, a equipe paroquial do programa Magis deu à comunidade Nossa Senhora da Paz, a cara de quem está disposta a acolher e bem receber jovens de diferentes estados, a saber do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e muitos de Minas Gerais. Para acolhê-los, o padre Roberto Albuquerque, vigário da Paróquia Santíssima Trindade, madrugou.

“É com grande alegria que recebemos esse grupo de jovens do Fórum Magis Regional, a comunidade paroquial se preparou com grande carinho para receber todo esse pessoal”, disse Roberto ao destacar que os terão bonitas experiências com a Catequese Narrativa, a visita e almoço com as famílias e a imersão na Experiência Loyola, do nosso Ano Inaciano. 

Catequese Narrativa

Introduzida na paróquia pelos jesuítas, em especial, pelo padre Alexandre, enquanto ainda estava em seu período de formação, a Catequese Narrativa é um bem que contribui para o processo de evangelização de crianças, adolescentes e jovens. Na manhã de domingo, os jovens do encontro Magis conheceram essa metodologia catequética e participaram das oficinas por ela oportunizada: teatro, dança, música, poesia, artes plásticas e multimídia. 

IMG_8816

Ao final das oficinas, os jovens receberam um roteiro de oração (para a semana) que complementa a experiência do dia e foram orientados que o que produziram com a ajuda dos catequistas seria apresentado para a comunidade paroquial na confraternização pela inauguração do Espaço MAGIS Trindade, no Centro Cultural Calazans.

Uma visita às famílias

Não tem coisa melhor que a comida mineira, né? Tem sim, comer a comida mineira junto às famílias de nossas comunidades de fé. E assim, cerca de 40 famílias de toda Paróquia receberam os jovens do encontro para partilhar muito mais que o almoço, pois a conexão que temos em função da espiritualidade inaciana, nos faz partilhar a vida, as lutas, as alegrias, os desafios e todo o bem em viver o encontro pessoal e comunitário com o Cristo. 

Em seu perfil no Facebook, Rosária Oliveira falou da alegria em receber os jovens Mateus, do RJ, e Gabriel, do ES. “Tudo só foi alegria, poder partilhar nossos dias, a caminhada de fé, nossos sonhos e esperanças. Amei conhecê-los”, disse ao agradecer pela oportunidade de receber pessoas tão simples, humildes e alegres.

“Sinto-me muito grata por este dia na presença e pela partilha com os jovens do programa Magis Brasil”, garantiu Maria de Lourdes Clemente, da comunidade Nossa Senhora da Penha, que ao lado da vizinha, Isabela Santos, buscou os quatro jovens para o almoço em suas casas. Dona Lurdinha disse estar maravilhada com os jovens e a partilha deles, ainda ensinou ao Lucas (jesuíta em formação) a como deixar o brócolis bem verdinho.

Já no Bom Jesus, a metodologia foi diferente, a comunidade optou por reunir agentes e fieis para acolhê-los na igreja e lá almoçar todos juntos. Foram recepcionados pelo grupo de jovens da comunidade e lá permaneceram até as 14 horas, quando começaram a se deslocar para o Centro Calazans, onde aconteceria a Experiência Loyola. 

Do colégio Loyola para o Castelo de Loyola

Com ajuda de jovens da comunidade Nossa Senhora da Guia, a Paróquia Santíssima Trindade deu início à segunda experiência do Ano Inaciano, com o Encontro de Loyola. Os participantes do Encontro Magis se juntaram a outros mais que participam dessa jornada paroquial que busca rezar a vida, conversão e missão de Inácio. 

Dividido em três momentos: contexto, experiência e reflexão, o encontro narrou o retorno de Inácio para Loyola, após ter sido ele ferido nas duas pernas durante a Batalha de Pamplona. Nesta localidade, em seu tempo de convalescença, Inácio dá início a um bonito movimento de conversão, que passa pelo conhecer a si mesmo e ao discernimento por uma vida que tenha o Cristo (e seus seguidores) como exemplo.

IMG_8871

O jesuíta Carlos compartilhou com jovens e o público paroquial o que Inácio experimentou em seu período de recuperação no quarto do Castelo de Loyola. Já Alex Palmer, também jesuíta, conduziu um tempo de oração e o bonito momento da partilha dessa oração.

Missa e Inauguração do Espaço MAGIS Trindade

Com a presença do secretário nacional de juventude e vocações da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), padre Jonas Caprini, a Paróquia Santíssima Trindade se viu ainda mais conectada ao Programa Magis Brasil, pois na celebração eucarística do 5º Domingo da Páscoa, na igreja Nossa Senhora da Guia, mais de 200 jovens e muitos fieis de toda a paróquia puderam acompanhar a inauguração do Espaço MAGIS Trindade. 

“É com alegria que estamos vivendo este domingo, dia do Senhor, nesta paróquia confiada à Companhia de Jesus, para ajudar a todos a viver a fé e a colocar-se a serviço do reino. Junto aos jovens da região Sudeste, celebramos a constituição do Espaço MAGIS Trindade, que se conecta a videira, que é toda a missão da Companhia de Jesus, para o serviço, ao acompanhamento e na formação das juventudes”, destacou o padre Jonas.

IMG_8884

Ao acolher a equipe que hoje constitui o Espaço MAGIS Trindade, padre Jonas afirmou “essa semente que hoje se oficializa  como Espaço Magis possa dar muitos frutos, como diz o Evangelho deste domingo, e que o ramo sempre esteja ligado, anexado, permanecido em Deus, em Jesus, que é a verdadeira videira”, concluiu. 

Coordenadora da área de juventudes da Paróquia, Michelle Martins afirma que agora é tempo dar continuidade a um processo de construção, com as juventudes, comunidades, parceiros e a Rede Inaciana.

“Estamos muito felizes e gratificados! Uma mistura de sentimentos, da realização com o desafio, afinal, é apenas o começo dos trabalhos. Aproveito para agradecer a todos que, direta e indiretamente, trabalharam e nos apoiaram, não só no dia de ontem, mas durante todo a caminhada até aqui. Continuamos contando com o apoio de todos”, disse. 

Já o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre Donizetti Venâncio, fala da alegria em acolher tantos jovens e oficializar, de forma mais concreta, a presença deste espírito Magis que chegou à rede de comunidades ainda em 2013, com o grande evento de preparação à Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

“A semente está lançada e ela tem tudo para germinar e dar os seus frutos, frutos de conversão, permanência e fidelidade, como nos recorda o Evangelho de hoje. A Paróquia conta com essa juventude Magis para ser exemplo e referência para outros jovens que também estão em busca de um caminho”, disse Donizetti.

Aos jovens que estão à frente do Espaço MAGIS Trindade, Donizetti orientou, “que possam ajudar a outros jovens a fazer esta caminhada, uma caminhada que vá de encontro à grande caminhada da Paróquia Santíssima Trindade, a serviço da fé e da justiça”.

Terminada a missa, jovens e paroquianos voltaram ao Centro Calazans para a partilha das oficinas da catequese narrativa e também para uma confraternização pela inauguração do Espaço MAGIS Trindade. 

Clique aqui para ver mais fotos em nosso Flickr. 
Acompanhe também as publicações nas páginas oficiais do Programa Magis Brasil e do Espaço Magis Trindade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s