São José: uma vida que nos encoraja ao anúncio do Reino de Deus

Com alegria e devoção algumas dezenas de pessoas estiveram reunidas, nesse domingo (18/3), no alto do bairro Nova Esperança, para celebrar São José, pai adotivo de Jesus, esposo de Maria, patrono da Igreja e das Famílias. A solenidade em memória do padroeiro marca a abertura do ciclo festivo nas comunidades de fé da Paróquia Santíssima Trindade. Também ontem, o ícone da Trindade Santa chegou, em procissão, à igreja. 

IMG_8536

Em sua homilia, padre Edison de Lima, SJ destacou a personalidade de José, o Justo, aquele que está ajustado à vontade do Pai, considerando o modelo de vida apresentado por ele, como um exemplo encorajador para a missão de todo batizado e batizada. 

“Abrir as festas com este modelo familiar é ajudar a cada pessoa a tomar consciência de que somos a família que formamos a Igreja e que temos como missão a promoção do Reino de Deus, para que, com fé e esperança, ele se faça aqui entre nós”, explica padre Edison. 

São José é um pai extraordinariamente bom e em seu silêncio lutou contra o poder de Herodes, garantindo a fuga da Sagrada Família para o Egito e a segurança necessária para o crescimento do Menino Jesus. 

Veja mais fotos em nosso flickr! Clique aqui. 

Ao celebrá-lo, a Igreja aponta para a necessidade de que mãos, vontade e força humana  estejam sempre dispostas para o trabalho a favor do Reino, mas não se esquecendo de que as coisas se fazem pelo poder amoroso e misericordioso de Deus. 

O clima festivo permaneceu após a benção final com as barraquinhas. Os fieis puderam degustar as saborosas quitandas preparadas pela equipe de cozinha da comunidade São José, este ano, paramentados com as novas camisas da pastoral. Quem lá estava curtiu um clima bem amistoso, de pleno encontro familiar, sob as bênçãos de São José. 

A FESTA

A Festa de São José ecoou o modelo mais habitual na Paróquia, tendo a Solenidade do padroeiro como auge de um caminho festivo que contou com o Tríduo Preparatório, celebrações da Misericórdia e da Luz, além da novidade paroquial incrementada pelo encontro em “Pamplona”, proporcionada na programação do Ano Inaciano. 

Com bonita participação das comunidades irmãs, o tríduo foi um tempo de escuta e de oração com a pessoa de São José, pai extraordinariamente bom, inspirador de confiança, animador da esperança e criador de serenidade. 

IMG_8531

Ao final deste caminho preparatório, no último sábado (17/3), a comunidade se reuniu na celebração da Luz que tem como propósito a contemplação de Jesus Cristo como centro iluminador de nossa fé, para o qual todos os exemplos de santidade se voltam. 

Atual coordenador da comunidade, Marcelo Duarte destacou a alegria em contar com a presença das comunidades irmãs neste caminho festivo. “Foi um tempo de graça, pelo qual só podemos agradecer a Deus. Aos irmãos e irmas de toda a paróquia a certeza de que o coração de todos nós está agradecido pela presença e participação”, disse. 

 

ÍCONE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

A comunidade São José também comemorou a chegada do Ícone da Santíssima Trindade à sua igreja. Depois de permanecer por uma semana na comunidade São José de Anchieta, também no Nova Esperança, o ícone foi conduzido, em procissão, na tarde desse domingo (18/3), junto à imagem do padroeiro São José. 

40904980091_0b748d82d3_k

Agora, a peça sagrada permanecerá na comunidade São José, o melhor lugar na Paróquia para rezar, como afirmaram impactados pela bonita paisagem vista a partir da igreja, os jovens Luciano Maik, da comunidade Sagrada Família, e Izabella Borges, da comunidade Bom Jesus.

Os moradores da região terão, até 31 de março, para celebrar e viver o Mistério da Trindade a partir da contemplação do Ícone que apresenta a Santíssima Trindade da Misericórdia, fundamento e núcleo da nossa experiência cristã. No dia 1º de abril, às 9h, o Ícone será entregue para a comunidade Nossa Senhora da Guia. 

 

ANO INACIANO

Para celebrar os 20 anos da Paróquia, uma ação que valoriza a  Espiritualidade Inaciana foi pensada, no decorrer dos últimos meses, por uma equipe composta por sacerdotes, estudantes jesuítas, integrantes da CVX-BH, além dos leigos da Equipe de Espiritualidade e com a presença dos jovens que representam o programa Magis. 

IMG_8351

Finalmente, em 11 de março, o primeiro dos nove encontros do Ano Inaciano foi realizado. A Comunidade São José foi protagonista na experiência de Pamplona, localidade em que Santo Inácio, bravamente lutou e foi ferido, nas pernas, por uma Bala de Canhão. Em 20 de maio de 1521, começava para Inácio, um caminho de entrega ao Senhor da Vida. 

E, nesta Festa Comunitária, a Paróquia Santíssima Trindade deu para si este presente, que ao contemplar a vida e exemplo de Inácio e de José, busca estar cada vez mais disponível para a construção do Reino de Deus, no seguimento de Jesus Cristo. 

O próximo encontro do Ano Inaciano será na comunidade Nossa Senhora da Guia, previso para o dia 29 de abril, das 14 às 18 horas, concluindo-se com a missa do dia. Lá, iremos viver a experiência de Loyola, na qual Inácio experimentou a convalescênça e a conversão.

 

Veja mais fotos do encontro do Ano Inaciano em nosso flickr! Clique aqui 

Faça parte da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santíssima Trindade! Contribuíram para essa cobertura fotográfica e texto: Clayton Henrique e Marcelo Barbosa. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s