Paróquia dará início ao Ano Inaciano com encontro na “Batalha de Pamplona”

Ano inaciano-01Inácio colocou-se a serviço de Juan Velázquez de Cuéllar, ministro do Tesouro Real durante o reinado de Fernando de Aragão. Aos cuidados de seu protetor, recebeu esmerada formação, aprimorou sua cultura e tornou-se exímio cavaleiro, mostrando inclinação pelas aventuras militares. E, como descreveu em sua autobiografia, até os 26 anos de idade, “tinha sido um homem entregue às vaidades do mundo”.

Essa história começou a mudar de rumo em 1517, quando Juan Velázquez caiu em desgraça e Inácio passou a servir ao duque de Nájera e vice-rei de Navarra, Antônio Manrique, participando de vários combates militares.

Em 20 de maio de 1521, ao tentar, sem sucesso, proteger Pamplona (capital de Navarra) dos invasores franceses, Inácio foi ferido por uma bala de canhão que, além de partir sua perna direita, deixou lesões na esquerda. O grave ferimento foi fundamental para a mudança radical que aconteceria em sua vida.

Batalha de Pamplona ocorreu em 20 de maio de 1521, durante a Guerra Italiana de 1521-1526, envolvendo o rei Francisco I de França e seu adversário Carlos I de Espanha, com quem disputava desde a candidatura de ambos para Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, eleição vencida pelo segundo.

cropped-post-facebook-dia-de-santo-inacio-2015-03.jpg

O Ano Inaciano

O Ano Inaciano quer celebrar três marcos na vida da Paróquia Santíssima Trindade: os 20 anos da constituição da Paróquia, os 35 anos de presença jesuíta nessa região e um novo vigor na vivência da cultura e da espiritualidade inaciana. Iniciar este tempo de encontro, partilha e celebração é pra gente um momento de transformação.

Inácio de Loyola viveu experiências marcantes em cada uma das cidades nas quais se fez peregrino. De Pamplona à Roma, em Manresa ou em Paris, seja Jerusalém ou Montserrat, essas localidades irão ganhar vida na vida da Paróquia Santíssima Trindade.

O primeiro destino, neste itinerário inaciano, terá lugar na comunidade São José, onde os participantes terão a oportunidade de visitar Pamplona, da fundamental experiência da “Bala de Canhão”, do início da transformação na vida de Santo Inácio.

“A quem quiser encontrar o propósito da própria vida,
para diante de Deus, mais amar e mais servir”

O encontro

Estruturado por uma comissão de estudantes jesuítas, integrantes da Paróquia Santíssima Trindade e da Comunidade de Vida Crista (CVX-BH), o primeiro encontro do Ano Inaciano será realizado neste domingo, dia 11 de março, a partir das 14 horas, na comunidade São José, localizada à Rua dos Inconfidentes, 56 – Bairro Nova Esperança.

Os participantes que já se inscreveram, ou não (estes devem se inscrever aqui ou no dia do encontro), irão viver três situações: o contexto (a história do que aconteceu com Inácio naquela localidade), a experiência (à luz dessa história, o que acontece com Inácio? E comigo?) e a reflexão (com esse caminho, o que penso e transformo em mim?).

Para essa primeira parada de um itinerário composto por nove localidades, teremos a contribuição dos integrantes da comunidade São José, no contexto, e do padre Kleber Chevi, SJ, para conosco partilhar a experiência de Inácio em Pamplona. O encontro será completo com a participação na Missa das 18 horas da comunidade do Nova Esperança.

Participe com a gente! Inscreva-se, ainda dá tempo. 

 

Serviço: Ano Inaciano > Encontro Pamplona
Quando: 11 de março de 2018, 14 às 19 horas
Onde: Comunidade São José
Rua dos Inconfidentes, 56 – Bairro Nova Esperança 
Missa: às 18 horas. 

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s