Paróquia institui 23 novos Acólitos e expande ministério para mais três comunidades

Após um tempo de formação, vivido em aproximadamente quatro meses, jovens das comunidades Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Guia e Santo Inácio estão, agora, aptos para o serviço ao altar em suas comunidades e também em ocasiões festivas e solenes da Paróquia Santíssima Trindade. 

A conclusão dessa formação foi celebrada com um grande encontro paroquial, na noite do último domingo (5/3), na missa das 18 horas, na igreja Santo Inácio. Ali reunidos, pais, padrinhos, jovens e lideranças comunitárias e pastorais, testemunharam a instituição de 23 novos acólitos e a elevação de duas à função de cerimoniárias. 

IMG_8041 (2).jpg

Em sua homilia, padre Donizetti Venâncio destacou a importância da investidura de número tão expressivo de jovens e reafirmou que a ampliação da Pastoral dos Acólitos, inicialmente presente apenas na comunidade Santo Inácio, é uma oportunidade para perceber o jovem não como futuro, mas como o presente vivo e transformador da Igreja.

“Você faz a diferença na sociedade? Sim ou não? Em seu curso, em seu trabalho, ou agora no altar, façam a diferença como católicos conscientes de sua fé e, enquanto cristãos, em qualquer lugar que for ou estiver façam a diferença”, disse Donizetti. 

O pároco da Santíssima Trindade ainda convocou os novos acólitos a envolver-se com a vida pastoral de suas comunidades de origem, seja nos grupos de jovens ou nas etapas da catequese, e também na vida das pastorais sociais e nas ações paroquiais. 

Da comunidade da Paz, o neo-acólito Ângelo Márcio fala da alegria e ansiedade para dar início ao serviço pastoral, previso para o mês de Abril, após as adequações do ministério do acolitato com as pastorais da liturgia e ministros, coordenadores de comunidades e o pároco.

“O coração está a mil, pois a formação foi um tempo bonito de reunir as comunidades, de nos ajudar uns aos outros. Aprendi sobre as vestimentas litúrgicas, o altar e, claro, sobre o rito litúrgico”, afirmou Ângelo, que terá a companhia para o serviço pastoral, na igreja da Paz, de outros cinco jovens acólitos.

Já para a comunidade da Guia, os jovens Beatriz Barbosa e Paulo Henrique darão início, apenas os dois, ao acolitato. Estão empolgados para dar testemunho e assim convidar mais jovens para o ministério.

“Através da gente, Deus buscará mais jovens para atuar junto à pastoral dos Acólitos, pois como bem sabemos: a messe é grande e poucos são os operários”, afirma Beatriz. Ela ainda destacou que, nas comunidades, a atuação dos acólitos deve acontecer para além do meio juvenil, mas comprometido com as necessidades pastorais de cada lugar. 

Também os neo-acólitos Wesley Fernandes, da Paz, e Roger Patrick, da Penha, destacaram a alegria em servir com amor e carinho ao altar. Ambos também falaram da bonita atuação do Fabrício na preparação e condução da formação para os novos acólitos e cerimoniários da paróquia.  

Ao todo, 15 novos acólitos estarão à disposição das comunidades, sendo 6 para a igreja de Nossa Senhora da Paz, 7 para a Nossa Senhora da Penha e outros 2 para a comunidade Nossa Senhora da Guia. A saber: 

Acólitos da comunidade Nossa Senhora da Paz

  • Ângelo Márcio
  • Cíntia Vieira
  • Daniele Kathllyn
  • Diana Stephanie
  • Thayná Maria
  • Wesley Fernandes

IMG_8056 (2)

Acólitos da comunidade Nossa Senhora da Penha

  • Eduarda Cardoso
  • Fernando Luiz
  • Glayza Pereira
  • Jéssica Cristina
  • Jhonny Marques
  • Roger Patrick
  • Taylor Ladeia

IMG_8050 (2)

Acólitos da comunidade Nossa Senhora da Guia

  • Beatriz Barbosa
  • Paulo Henrique

IMG_8054 (2)

Comunidade Santo Inácio

Como bem recordou o padre Donizetti, a pastoral dos acólitos teve início na Comunidade Santo Inácio. Os 10 primeiros acólitos foram instituídos, em 2015, na Festa do padroeiro da comunidade, após um tempo de formação com o, hoje, sacerdote polonês Bartolomeu, SJ. 

Desde então, os jovens servem ao altar na comunidade e também passaram a atuar nas grandes celebrações paroquiais, com a festa da Santíssima Trindade, no sacramento do Crisma, nas aberturas da Campanha da Fraternidade e quando solicitados.

Como a vida é movimento, alguns desses jovens estão encaminhados em outros trabalhos pastorais e dedicados a outras faces de seus projetos de vida. Assim, a formação também atingiu mais 7 jovens da comunidade Santo Inácio, entre os quais, a Laura Luíza, que ressalta a formação como um tempo complexo, mas prazeroso. 

“Para quem está apenas começando é realmente complexo, mas garanto que conseguimos absorver muita informação e queremos contar com o apoio das comunidades para que o nosso agir pastoral seja cada vez mais correto e disponível para ajudar as pessoas a bem participar das celebrações da eucaristia”, concluiu. 

Novos acólitos da comunidade Santo Inácio

  • André Xavier
  • Bruno Henrique
  • Guilherme Kelmy
  • Laura Luiza
  • Otávio Henrique
  • Rayane Rodrigues
  • Sarah Chaves 
  • Tiago Ítalo

IMG_8048 (2)

Cerimoniárias

Da comunidade Santo Inácio saem as duas novas cerimoniárias da Paróquia Santíssima Trindade, Camila Andiara e Maria Clara. Função desenvolvida até então pelo jovem Fabrício, que no próximo domingo, dia 11 de março, será enviado à sua experiência vocacional junto à Ordem dos Carmelitas. 

É função das cerimoniárias fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem, para isso deve trabalhar em íntima colaboração com o sacerdote celebrante e as demais pessoas que tem por função coordenar as diferentes partes da celebração, em nossa paróquia a equipe de canto, os ministros da eucaristia e a pastoral da Acolhida. 

Ao termino da celebração, o responsável pela formação dos neo-acólitos, Fabrício recordou que os jovens estão aptos para o serviço ao altar, na preparação dos dons e também para auxiliar o sacerdote nos demais serviços da liturgia.

“No auxílio com o missal e microfone e em outros momentos da celebração, sempre como apoio e suporte ao padre, ao diácono e às pessoas que desempenharão uma ação litúrgica, como leitores e salmitas. Também nas missas solenes e festivas, responsáveis pelo incenso, naveta, turibulo, e nas procissões portando a cruz processional e também as velas”, disse.

O Acólito

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.

Para ser um acólito em nossa rede de comunidades é necessário seguir alguns requisitos, os quais destacamos: ter 15 anos ou mais; ter recebido a primeira eucaristia; ser crismado ou estar na catequese do crisma e; ter desejo de servir, boa vontade e responsabilidade. Além disso, precisa participar de um tempo próprio de formação.

IMG_8097.jpg

Veja mais fotos em nosso Flickr! Clique aqui!

Colaborou com o registro fotográfico na celebração, a catequista e integrante da comunidade Nossa Senhora da Penha, Sayonara Santos. 

1 comentário Adicione o seu

  1. Hilda Maria de Lima Pacheco disse:

    Esse momento é de glória e de Deus presente na vida dos nossos jovens. Que lindo fico emocionada com esses meninos e meninas que assumem essa responsabilidade com nossa igreja.Que vcs continuem com essa força toda
    Parabéns a todos e ao Fabrício que se empenhou para que esse momento acontecesse.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s