Paróquia comemora 20 anos e abre tempo de diálogo para superação da violência

em

A Paróquia Santíssima Trindade esteve reunida, na tarde desse domingo (18/2), para celebrar o 1º Domingo da Quaresma e abrir oficialmente o tempo de diálogo pautado pelo tema da Campanha da Fraternidade, este ano, focado na Superação da Violência com o desejo de que seja possível recordar que “vós sois todos irmãos” (Mateus 23,8).

A celebração na Creche Senhora da Paz reuniu centenas de fieis e marcou a abertura das comemorações pelos 20 anos da Paróquia, com o envio do ícone da Trindade Santa, que nos próximos meses irá percorrer todas as comunidades até chegar à igreja de Nossa Senhora da Penha, em 27 de maio, para a Festa da Santíssima Trindade.

Ao chegar, os fieis eram imersos no universo das 12 violências tipificadas no Texto Base da CF-2018. Com cartazes e representações, catequistas e jovens fizeram com que essas violências fossem reconhecidas. Forte adaptação fez à comunidade da Guia com as cenas relacionadas ao Tráfico de Pessoas e a Violência Doméstica.

Já a turma do Anchieta ajudou a perceber o mal feito pelo Narcotráfico. As violências religiosa e no trânsito foram abordadas pela comunidade Bom Jesus. A comunidade da Penha representou a violência policial e a provocada pela falta de acesso à informação.

Forte também foi a entrada dos cartazes elaborados pela catequese, na qual destacou-se os dados acerca da violência contra as crianças e à juventude, além da violência racial, apresentados pela comunidade Nossa Senhora da Paz.

“Ao som de ‘Eu só peço a Deus’, vimos um fila de gente impactada pelas diferentes violências, nascidas da injustiça e da indiferença humana. Daí a importância de nos fazermos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai de amor e misericórdia”, destaca a catequista Glaucilene Martins.

Art Jovem

O grupo de jovens da Penha, o Art Jovem complementou a intervenção sobre o impacto das violências na vida de todas as pessoas. Uma peça bem estruturada e que lembrou dos casos de violência doméstica, também comum e presente à nossa realidade.

IMG_7643

Bonita celebração, homilia inspiradora

Com uma dinâmica simples, bonita e atenta ao que pede a Liturgia, a missa do 1º Domingo da Quaresma teve dois momentos destacados: o envio do ícone da Santíssima Trindade e a homilia conduzida pelo padre Elton Vitoriano, SJ.

Elton destacou, na primeira parte da homilia, a alegria de estar junto para começar este tempo de diálogo com a temática proposta pela Campanha da fraternidade que é um tema tão próximo da realidade das mais de 60 mil que vivem na região da paróquia, que comemora também seus 20 anos de instalação.

“Celebrar 20 anos da paróquia, caminhadas e histórias diferentes que foram se compondo. Acho bonito isso, pois quando ando pelas ruas, vou às comunidades e converso com as pessoas, vejo a narrativa do início e os desafios vencidos até aquele dia 15 de fevereiro de 19985, quando começou a Paróquia Santíssima Trindade”, disse.

Uma curiosidade revelada pelo padre Elton e que torna essa data para ele ainda mais especial, pois foi aquela celebração de instalação da paróquia, presidida por Dom David Dias Pimentel, a primeira vez que ele pisou em terras luzienses e em nossa região.

 

Ao olhar o tema da CF-2018: “Fraternidade e Superação da Violência”, padre Elton chama atenção à uma palavra: SUPERAÇÃO. “Essa deve ser a atitude do Cristão, não ficar na violência, assumir a atitude de Jesus, que é de superação. Ele enfrenta essa realidade com cautela, mas com esperança de que isso possa ser transformado, superado”.

Elton afirma que o contrário da violência é a fraternidade, e para superar os diversos tipos de violência e todo medo que ela nos faz ter, é preciso assumir o caminho da fraternidade, pois assim sentiremos irmãos uns dos outros, com afeto, para poder tocar o outro, e discernimento para bem saber como agir e o que falar.

Ao final de sua homilia fez um convite às pequenas atitudes e gestos de fraternidade, que ajudam a superar as pequenas violências encontradas pelo caminho e a fortalecer cada pessoa diante das maiores e mais difíceis.

“Assim, estaremos também mais corajosos, com a certeza de que é esse o caminho para lutar em vistas de um bem maior, mais social, que nos ajuda como irmãos a melhorar nossa Igreja, a família, o bairro, a cidade e o nosso mundo. Por isso, a mensagem da CF-2018 nos leva a pensar muito”, disse.

A superação da violência acontece quando somos mais fraternos na vida, no dia-a-dia, com palavras, gestos e ações que revelam as atitudes de Jesus. “Somos transformados pela presença de Deus, que nos ajuda a olhar o mundo com os olhos da fé, da esperança e da caridade”, finalizou padre Elton.

Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique aqui!

O ofertório nessa celebração destacou o trabalho da Área Social Paroquial. Integrantes das pastorais da Criança, Carcerária, Pessoa Idosa e Vicentinos, além da Fundação Fé e Alegria foram apresentados à comunidade reunida para expressar um caminho de fraternidade por meio do cuidado com o próximo.

Roda de Conversa sobre a CF-2018 

Ao final da missa, o vigário paroquial, Padre Roberto Albuquerque, SJ fez o convite a todos os presentes (e a você que nos lê) para uma roda de conversas que vai dialogar sobre Bíblia e Campanha da Fraternidade. Será no próximo domingo, 25 de fevereiro, às 15 horas, na igreja Nossa Senhora da Penha.

Participe! Será uma importante atividade de aprofundamento na temática da CF-2018 e também para o diálogo com a Palavra de Deus e suas pistas para a promoção de uma cultura de paz e à superação da violência.

Ícone da Santíssima Trindade 

Para comemorar os 20 anos da instalação da paróquia, todos os fieis são chamados a contemplar, celebrar e viver o Mistério da Trindade Santa. Assim, como em 2017, é convite ao peregrinar de comunidade em comunidade com o ícone e, com ele, rezar a fé em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

IMG_7627

Ao final da eucaristia desse domingo, padre Donizetti Venâncio convidou o coordenador da comunidade Nossa Senhora da Paz, Eduardo de Paula para receber o ícone que ficará na igreja por duas semanas e a ele pediu que motivasse pastorais, movimentos e todo fiel a ter um momento de devoção com o mistério da Santíssima Trindade Misericordiosa.

O ícone então irá percorrer as comunidades, conforme o calendário descrito abaixo até chegar, no dia 27 de maio, à comunidade Nossa Senhora da Penha, local da Festa da Santíssima Trindade neste ano de 2018.

Confira as datas do itinerário com o Ícone da Santíssima Trindade:

  • 18/02, às 16h00, Nossa Senhora da Paz
  • 03/03, às 18h00, São José de Anchieta
  • 18/03, às 18h00, São José
  • 01/04, às 09h00, Nossa Senhora da Guia
  • 07/04, às 18h30, Sagrada Família
  • 21/04, às 19h00, Santo Alberto Hurtado
  • 29/04, às 09h00, Bom Jesus
  • 13/05, às 09h00, Santo Inácio
  •  27/05, às 16h00, Nossa Senhora da Penha.

IMG_7814

Faça parte dessa comemoração

A Pastoral da Comunicação tem um convite a todo paroquiano! É um convite para que ajude-nos à construir um mosaico histórico da Paróquia Santíssima Trindade. Envie para o e-mail parsantri@gmail.com um relato de sua experiência em nossas comunidades e pastorais. O que queremos? Que você RECORDE um fato interessante que possa ser testemunho da história de nossa caminhada de comunidade de comunidades.

Esses relatos podem ser enviados até o dia 15 de abril de 2018. Não seja maior que uma lauda, ou seja, a frente de uma folha.

1 comentário Adicione o seu

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s