Estejamos unidos à Igreja e aos jesuítas do Chile na Ordenação Diaconal de Carlos Vidal, SJ

Estamos a 30 dias da ordenação diaconal do jesuíta chileno, Carlos Vidal. Nos últimos três anos, ele dedicou sua experiência pastoral, missionária e acadêmica em nossa Paróquia Santíssima Trindade, no trabalho com jovens e também na Área Social. 

Atentos à importância dessa celebração em sua vida, convidamos os fieis e amigos, que com ele trabalharam, a unir-se em preces com a Igreja e os jesuítas do Chile  neste tempo que antecede a celebração. Confira o convite da celebração e, na sequência, o texto escrito pelo Carlos Vidal como resumo de sua experiência pastoral em nossa rede de comunidades.

invitación

Agradecimento de coração aberto

Carlos Javier Vidal Guerrero SJ.

Gostaria de descrever inúmeras coisas para dar conta de tudo o que eu deveria de expressar no final destes anos partilhados, e ainda que pudesse desenvolver-me extensamente, apenas conseguiria mais ou menos captar uma pequena parte de todo o que nestes dois anos apreendi e recebi de graça na paróquia Santíssima Trindade. Talvez, esta colheita de tanto bem recebido seja o alicerce do que gostaria de chamar um gesto de gratidão. Trata-se de cair na conta que, afinal, o que por justiça corresponde expressar, é um grande agradecimento às comunidades que se fizeram presentes como o rosto vivo de Deus.  

Primeiramente graças aos jovens, por um primeiro ano 2016 vivido com vocês. Certamente, aproximar-me como estrangeiro no meio de vocês, foi um convite a me deixar tocar por esse Cristo que acompanha de pé na vida da sua juventude. Os jovens foram um chamado para colocar os pés no chão enquanto desenvolviam-se os meus estudos de teologia. Pois, sem essa presença constante do bairro na caminhada espiritual do meu coração, certamente que não teria sido possível contemplar e apreender as múltiplas áreas compreendidas pela teologia. Muito obrigado pelas tardes capinando com a brigada dos Anjos no Bom Jesus antes do ensinamento da semana Santa, ou pela trilha animada de amigos no Senhor junto com o pessoal da juventude da Penha, ou, enfim, pela energia colocada pelos jovens da Paz para tentar colocar-se dentro da vida de Santo Inácio de Loyola numa oficina inaciana. 

Em segundo lugar, vale a pena também agradecer ao conjunto das Pastorais sociais, estas, sempre foram um testemunho profético e salientador para pôr as mãos na massa, tentando sempre contribuir com aquilo que possuo e me é próprio, organizar, acompanhar e amar aquilo que eu faço. A entrega generosa da pastoral da pessoa Idosa, a organização fiel e solidária dos Vicentinos, a perseverança e misericórdia da pastoral carcerária, e a maravilhosa preocupação da pastoral da criança pelos direitos e cuidados dos menores. Todas estas pastorais, são pessoas que me animaram e alimentaram para mais colocar as mãos na massa do trabalho pelo Reino de Deus. 

E finalmente, gostaria de agradecer porque a paróquia Santíssima Trindade, no seu conjunto, colocou no altar das celebrações da palavra um horizonte amplo. Aqui, as situações tanto da juventude como das pastorais sociais e de todas as comunidades, me colocaram na posição de quem enxerga uma promessa que já está realizando-se no meio dos mais pobres. Obrigado por esta grande esperança que vocês têm semeado no meu coração: em Deus tudo podemos ao comungar com nossos atos, palavras, e pensamentos em favor da construção do seu Reinado aqui na terra.

Muito obrigado e até sempre. Contarei com todas suas orações quando seja a minha ordenação, pois, na imposição das mãos é feita pelo bispo, mas, a unção é do mesmo Espírito Santo com que todos vocês me conduziram.

Valeu por tanto bem recebido nestes anos.

20915176_1696225407086855_5458145574282167418_n

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s