Nossa Senhora de Guadalupe, rogai pelos jesuítas que se despedem da Paróquia

em

Não teria dia melhor para apresentar aos jesuítas que por aqui passaram nosso eterno agradecimento. Neste 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, pedimos aos céus bênçãos, saúde e paz aos amigos no Senhor que nos últimos anos dedicaram sua vida e missão em nossa Paróquia Santíssima Trindade.

Albino Gonçalves, Carlos Vidal, Edgar Magallanes, Fernando Tiscareño, Marcio Danilo e Rui Muakandala, a vocês nosso agradecimento por todo o bem que à nossa gente o fizeram.

Para quem aqui fica, confira o que esses nobres jesuítas compartilharam com a gente antes de regressar aos seus países e para as suas novas ações missionárias e pastorais. Ainda na celebração da ordenação diaconal, em 3 de dezembro, o mexicano Fernando destacou os ensinamentos deste povo para cada um dos seus companheiros.

“Nesses três últimos anos caminhamos junto com vocês, ao longo desse período em nossa experiência de fazer Teologia, tenham certeza, aprendemos a viver a Teologia com vocês. A todos, nosso muito obrigado”. TISCA

Ele fez esse agradecimento às nove comunidades, que reunidas com seus familiares, amigos, companheiros, seminaristas e religiosas celebraram a ordenação de cinco jesuítas, entre os quais, três que aqui atuaram.

Aos companheiros jesuítas, padre Donizetti Tadeu Venâncio, SJ, pároco da Santíssima Trindade agradeceu todo o bem que fizeram a esta parcela do povo de Deus reunida nas periferias de Santa Luzia.

“Agradeço, em nome da Paróquia, a dedicação, a partilha e a presença no dia a dia de nossas comunidades, trazendo da parte de vocês experiência, conhecimento e engajamento nas diversas áreas da Paróquia, sem deixar de lado ou ignorar qualquer pastoral,  mesmo aquelas mais exigentes, como é o caso da Pastoral Carcerária. Desejo a todos, que ao retornar aos seus países de origem, possam continuar testemunhando Jesus Cristo, especialmente nos pobres e excluídos da nossa sociedade.” (Donizetti, SJ)


20155993_1904260236254654_9141844976458808214_n

MARCIO DANILO, SJ, brasileiro
Atuou na comunidade Nossa Senhora da Guia e com as juventudes.

Foi um tempo de aprendizado e alegria, de encontro, crescimento e no qual pude vivenciar como jesuíta essa experiencia de Deus junto ao povo. Agora sou destinado à cursar Filosofia na República Dominicana e espero, muito em breve, voltar à essa paróquia maravilhosa.


10389194_866386603404077_4840431064545241532_n

CARLOS VIDAL, SJ, chileno
Atuou com juventudes, na pastoral Carcerária e na Área Social da Paróquia

Convivi um ano com os jovens e depois com as pastorais sociais e, principalmente, tendo a oportunidade de estar aqui me formando, aprendendo e fazendo-me jesuíta. A gente vive muita coisa antes, mas é aqui, no bairro, na rua, na igreja local que a gente vai se fazendo um homem para os outros. Levo tudo isso no meu coração! Volto para o Chile, onde irei contribuir com a pastoral juvenil da província jesuíta, além de colaborar com duas paróquias no centro de Santiago. 


sj-edgar-magallanes

EDGAR MAGALLANES, SJ, venezuelano
Atuou com espiritualidade e com a Área de Catequese da Paróquia

Agradeço à Paróquia Santíssima Trindade pelos diversos momentos de partilha, o calor da gente, a espiritualidade e o fervor de todo o povo. Acho que esse amor nos mantem juntos. Mesmo que não dê para pular a ruptura de nossa partida do Brasil, esse amor continua. Volto para Caracas, capital da Venezuela, onde irei trabalhar com juventude. 


22308749_10159399664625015_6346152483820091245_n

FERNANDO TISCAREÑO, SJ, mexicano
Atuou com a Pastoral do Batismo e Articulação
Paroquial

Levo a convicção que ficou no meu coração desde o primeiro dia em que aqui cheguei: o compromisso com o Reino de Deus que o povo dessa paróquia tem. Levo-me isso, mas sempre acompanhado do amor, do carinho, da amizade e de todos os moradores dos diversos bairros em que a paróquia está presente. Volto para o México para fazer trabalho pastoral em uma paróquia, sem ainda saber qual. 


23755411_10156013349815513_2311622578857751159_n

ALBINO GONÇALVES, SJ, timorense
Atuou com o movimento do Encontro de Casais com Cristo

A Paróquia Santíssima Trindade ensinou-me sobre a inclusão dos leigos. Todos nós devemos apreender sobre essa face bonita da Igreja. Enquanto religioso, no contexto do meu país em que os leigos estão afastados da igreja, pude ter ensinamento de como caminhar junto a eles, em unidade para construir a paróquia que não tem um abismo na estrutura hierárquica entre presbíteros e leigos, todos trabalham juntos em prol da  vida cristã e da Igreja. Volto para o Timor-Leste, onde serei o tesoureiro da Província.


21432880_10155627195536069_4096572864637811747_n

RUI MUAKANDALA, SJ, timorense
Atuou com as pastorais da Criança e da Pessoa Idosa

“Muito obrigado!”


A vocês, amigos, agradecemos os três anos de vida e missão e pela plena dedicação às nossas pastorais e movimentos, às nossas comunidades e ao nosso povo. Que Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, seja sempre a luz no caminhar de vocês. E, por favor, rezem sempre pela nossa gente, que daqui de Santa Luzia, estarão sempre a rezar por vocês.

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, nos mantenha sempre unidos e fieis ao Cristo, Jesus.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s