Foto da Festa da Paróquia, no São José, é campeã de concurso fotográfico da Arquidiocese

 

Fotografia produzida na Festa da Santíssima Trindade, em 2013, na comunidade São José, no alto do bairro Nova Esperança, é a imagem vencedora do Concurso Fotográfico “No Coração das Vilas e Favelas” da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Produzida pelo Marcelo Barbosa, coordenador da Pastoral da Comunicação, a fotografia, segundo ele, é a “completude da solenidade da Santíssima Trindade, no melhor lugar para apreciar Santa Luzia e Belo Horizonte”.

“A foto revela comunhão de todo o Povo de Deus, representado pela assembleia reunida, com o clero, as casas dos bairros Palmital e Nova Esperança, do distrito de São Benedito e ao fundo a capital mineira. Sinto-me realizado ao contemplar essa cena”, completa.

Com a proposta de envolver fotógrafos – profissionais e amadores – a iniciativa do Vicariato para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas da Arquidiocese BH reuniu mais de 140 registros sobre o cotidiano das vilas e favelas da capital e da região metropolitana.

“Muito obrigado a todos vocês que aguentaram meus pedidos e acreditaram que era possível rezar ao contemplar tal cena. Como disse antes, essa imagem é completude de uma fé viva e que se renova a cada dia no encontro com cada um de vocês! Mais uma vez, obrigado!” Marcelo Barbosa

Premiação e Exposição

O Vicariato para a Ação Missionária vai presentear a capital mineira, Belo Horizonte, neste seu 120º aniversário, com a abertura da exposição itinerante “No Coração das Vilas e Favelas”. Na ocasião, os fotógrafos dos três registros mais votados serão premiados.

A abertura da exposição será às 19h desta terça-feira (12), com Missa celebrada pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira e premiação dos autores das três melhores imagens. O primeiro lugar a receber a exposição itinerante é o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, localizado na Vila Estrela, em Belo Horizonte.

A quem deseja participar da abertura da Exposição, o endereço do Muquifu é Rua Santo Antônio do Monte, 708, Bairro Santo Antônio/Vila Estrela/Aglomerado Santa Lúcia. “Será uma alegria compartilhar com todos os integrantes da Paróquia Santíssima Trindade esse momento”, convidou Marcelo.

O primeiro lugar, além de equipamentos fotográficos, ganhou uma visita ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que inclui hospedagem. O passeio ao Santuário também são os prêmios de quem conquistou o segundo e o terceiro lugares.

Iniciativa pioneira

Com o concurso, ação inédita, a Arquidiocese de Belo Horizonte mostra que as vilas e favelas são também ambientes de muitas iniciativas bonitas, com pessoas que vivem a fraternidade, a fé e partilham momentos de alegria.

Para se ter ideia, no ambiente aonde a foto foi feita, além das atividades pastorais da comunidade, atualmente acontecem oficinas de informática, violão e esportes dentro do projeto São José, mantido pelo Fundo Social da Paróquia Santíssima Trindade.

“Espero que a Arquidiocese de BH mantenha viva essa iniciativa, que faz a gente abrir os olhos para tanta vida partilhada, tanta vida bonita em nossos lugares de habitação e de manifestação da fé que professamos”, conclui o responsável pelo registro vencedor.

Entre 140 fotografias, 12 foram selecionadas pela comissão julgadora e disponibilizadas para votação popular, via site. Conheça as três fotos mais votadas.

2
1º lugar – Marcelo Barbosa 
Local da foto: Vila Nova Esperança – Bairro Nova Esperança – Santa Luzia
3-1024x680
2º lugar – Leandro Couri
Local da foto: Vila Boa Vista – Boa Vista – Belo Horizonte

 

2-1-1024x768
3º lugar – Raian Felipe Vieira da Costa 
Local da foto: Conjunto Jardim Filadelfia – Jardim Filadelfia – Belo Horizonte

Fonte: Texto com informações da notícia publicada no site da Arquidiocese de BH. 
http://arquidiocesebh.org.br/noticias/bh-120-anos-arquidiocese-premia-melhores-fotos-das-vilas-e-favelas/

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s